Porque Você PRECISA de Uma Amostra GIGANTE Em Um Backtest

Imagine que um simples sistema baseado no cruzamento de médias móveis exponenciais apresenta 60% de trades vencedores com lucro médio de 100x reais e 40% de trades perdedores com perda média de 100x reais também.

Obviamente não precisamos fazer nenhum cálculo para perceber que, levando em conta uma grande amostragem, esse sistema será lucrativo.

Porém, o que é uma grande amostra e qual é o motivo dela ser tão importante para a expectativa de um sistema de trading? Porque um sistema com uma amostra pequena não serve para nada? E porque muitos traders não tem paciência em esperar que essa expectativa se realize?

Todas essas perguntas vitais serão respondidas nesse post.

Para começar, aqui vai uma historinha…

O Sistema de Trading e o Operador de Nome Peculiar

Jeffersericárdiso desenvolveu um sistema de trading cujas entradas são baseadas em divergências no oscilador MACD, fez alguns testes e ficou satisfeito com os resultados.

Porém, na hora de utilizar esse sistema na bolsa de valores de verdade, as coisas não foram muito bem. No primeiro trade, ele perdeu dinheiro, no segundo, também. Na terceira operação, ganhou quase nada e então, pelos próximos 5 trades foi stopado sem piedade. Desistiu pois não aguentava mais.

Ok, então qual foi o problema? Ter desistido? Ou será que o sistema dele não era bom para começar?

Para descobrir, precisamos antes, saber quais são os resultados prováveis que o sistema de Jeffersericárdiso promete. Olhando rapidamente os seus testes, percebemos que 30% dos trades vencedores apresentam um lucro médio de 1200 reais e 70% dos trades perdedores apresentam uma perda média de 400 reais.

Agora, para calcular a expectativa desse sistema de trading, basta jogarmos os valores na fórmula E = (PV*VM) – (PP*PM). Para resumir, E = 80 reais.

Tá, mas e daí?

O que significa isso?

Simples, esse resultado indica que esse sistema, apesar de ter 70% de trades perdedores, consegue fazer nos 30% de vencedores, dinheiro o suficiente para cobrir os prejuízos e ainda permitir lucros. Logo, considerando que vários trades tenham sido feitos, o lucro médio por cada um será de 80 reais. Só que muitos operadores não entendem isso e esperam o lucro de 80 reais em TODAS as operações.

Eles não sabem como funciona a distribuição dos trades…

Como Funciona a Distribuição Dos Trades

Imagem totalmente não relacionada…

Considere que o infeliz do trader de nome esquisito tenha testado seu sistema com apenas 10 trades. Ele tirou sua “expectativa positiva” a partir dessa quantidade ridícula de operações. O primeiro trade do teste foi um vencedor, o segundo foi um perdedor, o terceiro também e por aí vai.

O resultado foi esse: “V,P,P,P,V,P,P,P,V,P”.

Agora, é certo acreditar que com esses poucos trades ele poderá descobrir realmente o que esperar do sistema? Não, pois a amostragem é pequena demais!

Se você fizer o backtest de um sistema desses com 1000 trades, é provável que encontre losing-streaks gigantes, mais do que 7 seguidos. Por outro lado, poderá encontrar uma grande sequência de trades vencedores. Essas sequências de perdedores ou vencedores são “diluídas” pelo considerável tamanho da amostra das operações. Tudo acaba ficando na média. Por isso dá para calcular a expectativa da forma correta. Uma amostra grande ajuda a aproximar o sistema da realidade.

Agora, se você for uma anta como o Jeffersericárdiso, que testou seu sistema em apenas 10 trades e foi operar com dinheiro real, seus resultados NÃO seguirão a “expectativa”. Não dá para considerar uma expectativa como confiável se ela foi feita com poucos trades! Isso seria burrice!

Tente jogar cara ou coroa mil vezes.

Uma hora você conseguirá 10 caras seguidas.

Logo, se jogar a moeda 10 vezes e tirar 10 caras, não significa que você só vai tirar caras e sim, que você não jogou o suficiente para saber que no final serão 50% caras e 50% coroas! Esse valor é de 50% apenas porque é esta a expectativa de uma moeda comum não-viciada!

Num sistema de trading o procedimento é igual, continue jogando que uma hora os resultados se aproximarão daqueles dos testes.

Então basta “ter esperança”, continuar jogando sem parar, que no final, tudo dará certo?

Soa estranho, eu sei, mas SIM!

Sistemas de trading funcionam assim!

Se ele tem uma expectativa positiva, é de se esperar que, em uma grande quantidade de trades, sejam gerados lucros! Logo, basta repetir os mesmos procedimentos o tempo todo que eventualmente o dinheiro aparecerá (apesar de ser difícil esperar).

Agora, se “a definição de loucura é fazer sempre as mesmas coisas esperando resultados diferentes”, para se executar corretamente um sistema de trading você “precisa estar louco”. Tente fazer cada operação de uma forma diferente e eu posso te garantir que seus resultados NUNCA se aproximarão daqueles sugeridos pelos testes e no final, você se sentirá como um idiota.

Só que os traders manés, ao verem que seus sistemas “não estão funcionando”, tentam outras coisas, outros sistemas, indicadores, osciladores, padrões de análise gráfica e por aí vai!

Eles não testam seus sistemas com uma amostra decente, descobrem que não sabem o que esperar e aí, não conseguem segui-los. E para seguir um sistema, você precisa no mínimo, saber que ele funciona. Porém se ele foi mal feito e por isso, você não confia nele, será difícil segui-lo nos momentos difíceis. E mesmo se conseguir, acabará perdendo dinheiro.

Por isso, antes de tentar se disciplinar como um monge budista, desenvolva um sistema decente! Já que de nada adianta repetir corretamente os mesmos procedimentos em todos os trades se o seu sistema te levará, estatísticamente à ruina. Siga à risca um sistema porco e mal feito que no final você será apenas um perdedor disciplinado.

Ahh, e como testar um sistema? E se ele PARAR de funcionar?

Esses assuntos ficam para outros posts…



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


3 Comentários Porque Você PRECISA de Uma Amostra GIGANTE Em Um Backtest

  1. Gaspar

    Muito interessante esse tema, e a forma como você escreve deixa o tema mais digerível.

    Que tal colocar um fórum? Não um desses de “Analise petr4 pra mim”, mas um mais voltado a discussão sistemas e setups?

    Bem, continue escrevendo, estou aprendendo bastante (e rindo também)

    Abraço

    1. Hugo

      Hey! Até pensei em abrir um fórum (na verdade eu até instalei o software), porém como o tráfego aqui ainda é meio baixo, acredito que a quantidade de postagens seria baixa também. Prefiro aumentar primeiro o número de leitores e depois, talvez, abrir um fórum. Mais para não ficar quase abandonado desde o começo, por exemplo.

      Flw 😀

Os comentários estão fechados.