O Que São os Gaps e Porque Você Precisa Ter Cuidado Com Eles

Antes de explicar o que é um gap na análise técnica, irei falar sobre ranges.

O que é um range? Ranges protegem a Terra dos monstros espaciais, go go, power ranges, nã nã nã nãnã. O termo é uma espécie de diminutivo do inglês “price range”, que pode ser traduzido para o português como: “Faixa de Preço”.

Ou seja, quando eu digo range de 30-33 reais eu me refiro à faixa de preço que vai de 30 até 33 reais, ou 15-20, ou 76.40-304857.25 e por aí vai, prefiro falar range pois é mais fácil do que ficar escrevendo ou falando fai-xa-de-pre-ço.

Mas o que é um gap?

É quando existe um range vazio entre dois outros ranges, por exemplo quando os preços estão passeando de 30 até 35 reais e do nada se teletransportam para um range de 38 à 40 reais por exemplo.

Para melhor compreensão irei contar uma historinha…

Como a Trader Creuza Quase Perdeu Tudo Em Um Gap

“Creuza, prazer!”

Era uma vez um travesti chamadoa Creuza.

Um dia, vendo um gráfico do papel BLGA5, Creuza fez uma breve análise. Notou um ponto de entrada super atraente e decidiu tentar um swing-trade, entrou compradoa em 25 reais, colocou o stop-loss em 24.50 e esperou, BLGA5 subiu até 25.35, elea deixou o stop aonde estava e for passear, no dia seguinte, uma sexta-feira, o papel subiu um pouquinho, desceu um pouquinho, e acabou ficando na mesma.

No fim de semana Creuza foi passear na praia com seus amigos, Zulleydi e Arriscleidisson. Ficaram se embebedando o tempo todo com várias garrafas de Johnny Walker Blue Label e voltaram para suas vidas normais no Domingo à noite.

Na manhã seguinte Creuza liga o netbook e vê que suas BLGA5 foram estopadas em 12.50, apesar do stop ainda estar ajustado para 24.50. De forma controlada, decide ver o que aconteceu, como o trade já foi pro saco, não tem problema olhar as notícias.

Logo elea descobre que a Etiópia declarou guerra aos Estados Unidos domingo de noite devido às altas taxas alfandegárias aplicadas de madrugada aos importados Etíopes, como algodão doce e caviar. Isso fez com que, por algum motivo, a Bluga Indústrias ILimitadas S.A. (BLGA5) declarasse falência.

Foi uma falência bastante dramática…

É claro que todos acionistas da Bluga ficaram desesperados e várias ordens de venda foram enviadas à Bovespa antes da abertura, como ninguém teve interesse em comprar BLGA5 a partir daquele momento, as poucas ordens de compra seriam insuficientes para atender os desesperados sem que o preço despencasse, que é o que acabou acontecendo.

Na abertura, segunda de manhã, o primeiro negócio foi feito em 20 reais, o que já é abaixo do stop colocado pela Creuza, de 24.50. Portanto o stop foi ativado mas infelizmente as únicas ofertas de compra estavam abaixo de 13 reais porque ninguém queria saber mais da pobre BLGA5. Assim sendo, o stop se livrou automaticamente dos papéis por 12.50, porque não existiam ofertas de compra acima disso e quando você quer sair, VOCÊ QUER SAIR.

Quando Creuza acordou de manhã e foi olhar seu trade, constatou o prejuízo e notou também que agora a BLGA5 estava em 2 reais, ou seja, dos males o menor.

O Que São os Gaps (+Exemplos)

Gap é um range (faixa de preço) onde não existe negociação, quer um exemplo? Olhe as linhas coloridas do gráfico abaixo:

gaps-usim5

Repare no risco verde, ele representa um belo gap de alta. Agora olhe o vermelho e dê uma olhada na data, percebeu? Dia 6 de outubro de 2008, o histórico dia do DUPLO circuit breaker da Bovespinha!!

Surgiu um gapão nesse dia na ação USIM5 (Usiminas) e em quase todo o resto do mercado, notem também o candle martelo que se forma nesse mesmo dia, uma grande parcela dos responsáveis por esse candle foram os vendidos cobrindo suas posições, como Jesse Livermore já dizia:

Eu não saio quando eu quero, e sim quando eu posso.

É claro que o papel continuou caindo então quem comprou antes desse dia teve um enorme prejuízo, ainda mais se ficaram desesperados e venderam no fundo, lembro que a CSNA3 (Companhia Siderúrgica Nacional) chegou a ficar com 30% negativos…

Mas nem tudo é catástrofe!

Existe também o outro lado, esses mesmos gaps podem ser bons, ainda olhando o gráfico da USIM5, se você estivesse vendido à descoberto dois dias antes (quando rompeu o suporte do dia anterior ao gap do risco verde), o gap vermelho teria sido muito benéfico. Assim como se você estivesse vendido um dia antes do risco verde você estaria f*dido. Tudo depende de que lado você está.

Outro exemplo de gap:

gaps-bnca3

Olha o tamanho dessa porra!!

No dia 20 de Novembro o Banco do Brasil (BBAS3) anunciou a compra do Banco Nossa Caixa (BNCA3) e no dia seguinte o papel da Nossa Caixa foguetou!

Tudo bem que não dá pra adivinhar algo assim e que comprar um papel por causa de uma notícia sem ter confirmação é gamblear, mas vamos imaginar que por algum motivo técnico e racional qualquer você estivesse comprado. O lucro de um dia para o outro seria ótimo e o gap, uma ótima surpresa.

Mas estando vendido (vai que você encanou com os dois candles pretos dos dias anteriores ou sei lá mais o quê), o gap seria tão gostoso quanto comer um tomate e perceber que tem uma colônia daquelas minhoquinhas no meio, blergh.

Gaps São Uma Verdadeira Faca de Dois Gumes

Gaps podem ser bons ou ruins, podem ser inofensivos ou catastróficos.

Eles definitivamente são facas de dois gumes, não podem ser eliminados e então a única coisa que você pode fazer se não gostar deles é se conformar ou procurar papéis menos voláteis e mais tranquilinhos. Apesar de que fazendo isso você não terá garantia nenhuma de ficar livre de eventuais catástrofes de proporções financeiramente nucleares ou de milagres bíblicos.

Mas não precisa ficar com medo dos gaps, apesar de alguns deles serem assustadoras, eles também são raros, o que eu quero dizer é que os gaps provavelmente não irão de destruir nem te deixar rico da noite pro dia (pelo menos não usando uma boa estratégia de position trading).

De qualquer forma não custa tomar os cuidados básicos óbvios, como não abusar violentamente da margem ou ter uma posição enormemente absurda e irracional e, é claro, sempre ter seu stop lá pra te proteger, como protegeu a Creuza, que foi stopadoa em 12.50, mas sem o stop-loss teria problemas, provavelmente acordaria para ver suas BLGA5 por 2 reais cada. Isso sim seria duro de aguentar…

E você leitor? Já perdeu ou ganhou dinheiro inesperadamente com gaps? Conte como foi!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários O Que São os Gaps e Porque Você Precisa Ter Cuidado Com Eles

  1. Jefferson

    Suas dicas são muito bacanas Hugo, comecei a investir em ações faz uns 3 meses graças as suas dicas e sempre que posso, dou uma lida em um artigo seu mais antigo, mesclando com um novo. Todos os artigos continuam muito atuais, estou vendo alguns gaps nos meus papéis ultimamente (mais de alta até agora =)) e esse post me deixou mais tranquilo. Parabéns pelo trabalho!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *