É Seguro Investir no Tesouro Direto?

Se existe um investimento popular, que definitivamente caiu no gosto do povo e que rende muito mais do que a poupança, esse investimento é o Tesouro Direto.

A grande variedade de títulos de renda fixa do tesouro nacional atrai a atenção de muitas pessoas.

Mas existe um problema, a maioria delas estavam acostumadas com as cadernetas de poupança.

E por isso surge uma dúvida, será que o tesouro direto é mais seguro do que a poupança? Será que é seguro de um modo geral?

Isso depende do ponto de vista.

Vamos considerar as ações da bolsa de valores antes de tudo. Os preços das ações mudam todos os dias, algumas sobem e outras descem. Ou seja, as pessoas ficam com medo do sobe e desce e consideram que é perigoso investir em ações, o que é relativamente verdadeiro.

Agora vamos pegar as poupanças.

Elas não rendem praticamente nada mas possuem uma boa liquidez, além disso são extremamente seguras, certo? Não exatamente…

Apesar de hoje existirem várias leis e decretos que impedem que agências externas peguem o dinheiro do investidor da poupança, não podemos esquecer o que aconteceu com elas no governo Collor, quando todo o dinheiro desapareceu e muitos até hoje não mais o viram.

Logo podemos concluir que a segurança da poupança não é assim tão garantida.

Agora o ponto principal, o tesouro direto. Ele é um título público do governo. Eles servem para financiar os projetos do governo. Ou seja, o governo pega o seu dinheiro emprestado, investe num monte de coisas e depois te devolve um juros bem alto. E aí está o perigo, ele realmente devolve um juros bem alto.

Portanto, para responder a pergunta se é seguro investir no tesouro direto, você precisa decidir se você acredita que o governo honrará sua dívida com o povo (e os bancos) em forma dos títulos do tesouro direto.

Se a dívida pública interna crescer ainda mais, o governo pode ter problemas em pagar os seus investidores. Caso nada acontece, o tesouro direto continuará sendo uma alternativa muito segura de investimento (apesar de não tanto quanto as poupanças).

Por isso apenas pense antes de investir: “Será que eu confio no tesouro nacional e na economia brasileira?”, “Será que as coisas continuarão como estão hoje?”

Caso as duas respostas sejam positivas, vá em frente e invista no tesouro direto. Pessoalmente eu não teria medo, porém como o dinheiro é seu, a palavra final é sua. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


9 Comentários É Seguro Investir no Tesouro Direto?

  1. Daniel

    Brasil rumo a quebradeira depois da copa e olimpiadas, (ex de atenas – grecia).
    Brasil esta sendo mau administrado e com um monte de investimento sem futuro, fora a corrupção que é um absurdo.

    Responder
  2. tiago

    Quando olhamos no longo prazo (10/20 anos), concordo que existe um risco de o governo fazer besteiras. Mas, se o brasil quebrar, qual investimento que vai render algo? imóveis? bolsa? poupança?

    Se contempla, seriamente, um cenário de quebradeira é melhor tirar o dinheiro do brasil. ou guardar no colchão (sendo comido pela inflação..).

    No cenário mais provável, o título do tesouro permanece como o investimento mais seguro…

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      O Brasil está longe de quebrar, muito longe. Ele com certeza passará por dificuldades mas quebrar? Nem o Mantega consegue essa proeza.

      Além disso, todos os países a beira do precipício dão sinais claros de que a coisa está feia. Logo, você sempre vai perceber a tempo e poderá mandar seu capital para outro lugar. Só quebra quem é tapado e não presta atenção em nada. 😛

      Responder
    1. Hugo Teixeira

      Estou confiante de que ela vai perder em outubro e as coisas voltarão ao seu devido lugar com o passar do tempo.

      Atualmente, porém, prefiro só ficar de olho porque além do mercado estar um lixo, quase não tem sinal de compra para entrar em posições de longo prazo (position trading).

      Responder
      1. Jean

        Entendo. Mas quando você fala em “não tem sinal de compra”, isso significa que você pensa que o mercado não está suficientemente bom, nesse momento, para se investir no Tesouro Direto? Você continua operando como um swing trader?
        PS: estou apenas começando a estudar sobre esse mundo, mas já julguei apropriado ler todos os seus artigos e comprar todos os seus livros. Parabéns pelo trabalho.

        Responder
        1. Hugo Teixeira

          Não, não.

          O efeito que eu disse se refere ao mercado de ações, que é o principal prejudicado pelas políticas erradas do governo e o humor do mercado internacional com o país.

          O tesouro direto só entrará em risco quando o país estiver assim por vários anos, não tiver mais reservas em dólar, a inflação subir, políticos populistas continuarem sem pensar no futuro etc. Não vejo risco agora no TD.

          Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *