Como disse anteriormente, o stop móvel serve para proteger os ganhos do investidor assim como o dinheiro original no caso de perdas.
Falei do stop móvel automático, aquele que você simplesmente programa no home broker e depois esquece que ele existe, afinal, ele cuidará do investimento para você.
Mas além do stop móvel automático, existe o manual.
Muitas pessoas não gostam do automático porque a idéia de subir o stop conforme a ação vai se valorizando é arbitrária. É complicado escolher um valor sem ver como a ação irá se comportar.
Por isso alguns investidores preferem apenas ajustar os seus stops conforme o necessário.
A parte chata é que você precisa ficar em cima da ação ou ativo operado, o tempo todo.
E a parte legal é que o investidor acaba tendo um controle maior sobre o seu stop, o que pode gerar lucros maiores no futuro e impedir stopadas prematuras.
Mas então, dos dois jeitos, seja o manual ou o automático, o stop móvel é muito importante.
Se as pessoas utilizassem ferramentas como stop móveis para proteger seus lucros, eles seriam expulsos automaticamente dos investimentos e trades bem sucedidos logo no topo, quando a tendência de alta começa a enfraquecer.
Os investidores que saem dessa forma, acabam saindo no topo. Eles ficam com a maior parte do dinheiro ganho no trade.
E os que simplesmente deixam o stop onde ele ficou desde o começo, ficam assistindo os seus lucros desaparecem. Depois de um tempo eles são estopados.
E imagina, você compra por 50 e coloca o stop no 45 e espera. A ação vai até 135 e o stop continua no 45. E aí tudo dá errado e a ação cai… e você é stopado!
Se tivesse movido o stop, teria sido stopado por volta de 115 mais ou menos e teria ficado com o grosso do investimento, que é o que realmente importa.
Então sim, usar o stop móvel não apenas vale a pena mais como é imprecindível. Basta saber como utilizá-lo e dar uma folga para que o stop não fique perto demais dos preços atuais.
Obrigado pela dica.
Mas tenho uma dúvida que não está clara
Quando ajusto o stop loss para assegurar melhor ganho eu pago alguma taxa ??? Porque vejo pessoas movendo muito os stops várias vezes numa operação. Isso gera custo???