Na análise técnica existem diversos tipos de gráficos, e alguns desses gráficos apresentam padrões interessantes.

E um dos conjuntos mais interessantes de padrões gráficos são os padrões de velas japonesas, os famosos candlesticks.

Muitos traders e investidores usam candlesticks para investir, alguns nem notam os padrões, apenas gostam de como eles aparecem na tela.

Mas não importa se você gosta dos candles ou não, a pergunta que fica é: será que eles valem a pena ou são uma perda de tempo?

A verdade é que eles valem a pena porque são úteis para um tipo específico de trader e bonitinhos para todos, inclusive investidores de longo prazo.

Explico.

Os padrões de candlesticks estão presentes em todos os gráficos de candlesticks, mas você pode ignorá-los se quiser. Na verdade, se você não estudá-los, nem perceberá que eles estão presentes.

Por isso que investidores de longo prazo, position traders, swing traders e day traders podem utilizar os gráficos de candlesticks apenas porque ele apresentam os preços das ações e outros ativos de uma maneira mais organizada e “bonitinha” do que os típicos gráficos estranhos dos home brokers mais velhos.

Se você for um investidor iniciante que já opera no home broker, existe uma grande possibilidade de que ao abrir um gráfico de uma ação qualquer, que esse gráfico esteja em formato de candlesticks.

Agora, só para saber a diferença, mude (se o programa do home broker permitir) para qualquer outro tipo de gráfico e note a diferença drástica.

Enquanto os candles apresentam informações sobre os preços de uma maneira fácil de se entender, outros gráficos, como o de barras, complicam as coisas de maneira desnecessária e feia.

Então é isso, se você quer estudar padrões candlesticks com nomes estranhos, vá em frente.

Mas se você acha tudo isso bobagem e é apenas um investidor que usa a análise fundamentalista e só pensa no longo prazo, use os gráficos de candlesticks também.

Candles facilitam tudo e são uma mão na roda para aqueles investidores e traders que gostam ou precisam absorver muitas informações em pouco tempo de forma fácil e descomplicada.

Com isto posto, seja para a análise de padrões exóticos ou para a exibição de preços de ativos, eu recomendo os gráficos de candlesticks. 🙂



Conquiste a Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo R$200 Por Mês
(e-Book 100% Grátis!)

Você vai descobrir...

  • Quanto dinheiro você está deixando na mesa ao insistir em investimentos empurrados pelo seu gerente..

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Quais são os verdadeiros riscos de ignorar aplicações mais arrojadas e ser excessivamente conservador

  • Como deixar o medo de lado e começar a investir na bolsa de valores aos pouquinhos, sem stress.


  1. Silvio 31 de julho de 2012 at 22:32

    Estou empolgado. Quero aprender cada vez mais. Estou gostando de tudo que voce esclarece.

  2. Silvio 31 de julho de 2012 at 22:41

    Estou tão enteressado aprender, que já até comprei seu E-BOOK. Gostaria de receber uma resposta sobre STOP MOVEL conforme a ação sobe, ele sobe automático, mas se ela cair e atingir stop movel o que acontece?

    1. Hugo Teixeira 3 de agosto de 2012 at 2:40

      Se cair e atingir o stop móvel, tudo é vendido automaticamente.

      O stop móvel para compras apenas sobe e nunca desce.

      Na verdade todo stop loss para compras apenas sobe e nunca desce. 😉

      Abraço,

      Hugo

  3. Ramon 8 de agosto de 2015 at 19:04

    Faltou esclarecer uma coisa: você acha que operar padrões de candlesticks realmente funciona? Pela pouquíssima experiência que tenho, os padrões mais fortes geralmente funcionam

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *