Relatório Senhor Mercado: Setembro de 2011

(porque o outono começa em setembro… né?)

Depois de vários milênios fora do ar ou não, chega a hora do Senhor Mercado voltar a falar bobagens lógicas, idiotas e racionais para todos os traders bem sucedidos ou perdedores dos mercados do Brasil e do resto do mundo.

Nessa primeira edição do relatório Senhor Mercado (que poderá ou não ser apagada para ser transformada num podcast), falarei extensivamente (mentira) sobre 3 assuntos extremamente importantes para mi… vocês.

Esses assuntos são:

  • A destruição das grandes nações ocidentais devido à burrice financeira de seus líderes,
  • O lançamento do meu e-book para n00bs no blog satélite que criei no ano passado e
  • Os podcasts que começarei a gravar num futuro não muito distante.

E começarei é claro… pelo começo:

O Maior de Todos os Vírus

"Credores... uhhhhhhhhhhhhh!"

Nesses últimos e próximos anos veremos a completa destruição do fenomenal poder econômico / militar / intelectual das grandes nações do mundo. Leia-se: “ricas” e ocidentais.

Essas nações ocidentais estão doentes, foram infectadas por um vírus que eu chamarei de Retarded Dutch Dise… “maldição do cartão de crédito descontrolado”.

Essa maldição funciona de uma maneira muito simples: ela extrai 90% do seu QI e faz com que você gaste mais dinheiro do que tem! Ou seja, se você tem apenas 50 bilhões para gastar, por algum motivo sua vontade será a de gastar 60 bilhões, que te dará vontade de gastar 70 bilhões e por aí vai.

O pior de tudo é que assim como os juros compostos, os sintomas só pioram com o tempo.

E é claro, gente burra normal pode se infectar com esse vírus também mas obviamente, estou aqui me referindo apenas aos países inúteis do mundo, como por exemplo:

  • Portugal
  • Irlanda
  • Itália
  • Grécia
  • Spain (sagaz o que eu fiz, uh? colocar os piigs na ordem, hein? prêmio nobel de economia pra mim… já que hoje em dia qualquer retardado consegue um, eu mereço um também! :D)

Enfim, o mais infectado deles todos, o país que além de sofrer a forma mais severa da doença da gastança, ainda é viciado em imprimir dinheiro…

Os Estados Desunidos da América do Norte!

"O quê? Uh? Ok... Gente, as vozes da minha cabeça dizem que... precisamos de QE3 e QE4!"

Agora, eu não vou dizer que esses países já eram e estão condenados à pobreza…

Também não vou nem comentar que os EUA estão numa situação pior do que a da Grécia…

Ou que a Alemanha e a França vão logo logo ficar de saco cheio de ajudar países bananas que não sabem controlar os seus gastos e por isso, ou vão dropar esses países ou vão se dropar da UE…

E como as coisas que eu não vou dizer poderiam facilmente entupir mais de 300 bilhões de páginas, não vou me estender… mesmo porque este é apenas um post “tira poeira”.

Mas eu vou dizer o seguinte:

Se você gosta de videogames, filmes, quadrinhos e outras formas nerds de escapismo porque elas são mais divertidas do que a vida real, saiba que com a crise atual (que realmente começou em 2007), a ficção dificilmente vai bater a vida real em diversão.

Ou seja: já que você provavelmente não gosta de operar vendido, faça um favor a si mesmo e pelo menos vá estudar um pouco de economia para se entreter e é claro, aprender. Até porque quando tudo explodir, os n00bs se queimarão fatalmente, mesmo se forem brasileiros ou chineses.

Ah sim, e comece lendo meu post super simples de se entender sobre a crise em meu blog satélite para investidores super iniciantes.

O tal post se chama…

O Mundo e as Bolsas Vão Mesmo Explodir Em 2011?

E por falar em blog satélite, talvez você esteja pensando: “Uh? Mas o que será que o Hugo andou fazendo nesses últimos meses?”

O Que o Hugo Andou Fazendo Nesses Últimos Meses

Eu estava lutando: "Liberdade Para a Lííííííbiaaaaaa!!!"

Nahhh… mentira… mas eu fiz um blog satélite!

😀

Ele tem o nome muito original de Como Investir na Bolsa de Valores e como eu já disse, ele é para iniciantes muito iniciantes MESMO.

O seu propósito é realmente de servir como um satélite. Sabe como é, como uma Islude da nossa Prontera (eu peço misericórdia por esta piada…)

Mas enfim, para recheá-lo (e evitar uma porrada de e-mails do tipo: “Oi, me ensina a investir” ou “Vale a pena comprar a BOST4? Porque um cara no fórum Traders de 100% ao Dia disse que sim!”) também lancei um e-book com um outro título bastante original: Como Investir na Bolsa de Valores Com Pouco Dinheiro.

Ele fala sobre como investir em fundos de ações, mútuos e hedge (apesar de que mal toco nos hedges…), ETF’s e é claro, ações. Passo pelo básico da análise técnica, com entradas, stops, um pouco da fundamentalista, falando do Método Can Slim, psicologia da bolsa, position sizing, relatórios, sugestões complementares e mais um monte de coisas em 140 páginas.

Infelizmente, como o próprio nome já indica, ele é para super iniciantes mesmo, ou seja, pouco útil (e não excessivamente idiota) para quem já está acostumado com o estilo do Senhor Mercado.

Porém, desde já eu agradeço muito aqueles leitores que puderem linká-lo em seus blogs. 🙂

Ok.

Mas agora vou parar de falar de astronomia (satélites, lembra?) pois você deve estar pensando: “Tá, mas o que que eu ganho com isso tudo?”

E a resposta é…

Biscoooooooooooooito…

Chocolaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaate!

A resposta é: podcasts!

Sim, é exatamente aquilo mesmo. Um cara (no caso, eu) fica falando e falando e falando sem parar… e aí acaba. É basicamente esse o plano.

Mas como eu pretendo fazer isso? É o seguinte:

Há alguns meses atrás eu tive a genial ideia de meter a mão no bolso e comprar o seguinte aparelho-que-parece-um-dildo-para-robôs-mas-na-verdade-é-um-microfone:

Ok, eu menti, é realmente um dildo para robôs...

Sim, e é com este dispositivo feito no maior país exportador de tranqueiras eletrônicas do mundo, os Estados Uni… ops, erros meu… esses só exportam inflação… eu quis dizer China! Enfim, é com esse treco que farei os futuros podcasts do Senhor Mercado!

Então não deixem de… continuar cadastrado no feed do site… para ouví-los quando eles estiverem prontos… o que vai levar um tempo, já que minha voz ainda está em fase de treinamento e desafeiação.

Sagaz? Então sagaz.

THE FIM do post.

Quem não comentar ganhará um green card obrigatório pros EUA :S



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


20 Comentários Relatório Senhor Mercado: Setembro de 2011

  1. joao marcos

    O filho pródigo voltou!!! Agora a pergunta: o site ficará vivo? Qual deles (o blog ou o srmercado)?

    E outra coisa: toda vez que acesso o srmercado, o navegador identifica tentativas de trojans, está tudo bem por aí?

    É isso. Fiz um marketing lascado do seu site entre os meus conhecidos, que têm interesse em operar.

    Até mais, Hugo!!

    Responder
  2. Hugo

    Obrigado galera.

    E sim, esse site fica vivo. O outro também, mas como disse, é para super iniciantes então não conta.

    Btw, João. Você falou de trojan?? O que exatamente aparece? Que navegador você usa?

    Responder
  3. visotakyju

    então, eu hospedei a foto aqui:
    http://imageshack.us/photo/my-images/840/trojano.png/

    toda hora que eu clico em alguma página do SM, acontece isso. Uso Chrome, FF e Avast.

    Ah, como eu comento usando o gravatar? Já tenho conta lá…

    … e sobre o SM, então agora vc vai deixá-lo mais para traders (ou candidatos a traders, no meu caso) mais experientes? (a.k.a. que ja leram todo o site rsrs)

    abraço,
    joao.

    Responder
  4. velaepavio

    Hugo,

    De volta com seu jeito engracado e irreverente.

    Conseguiu explicar em um post o que estou tentando a uma serie, mas logico fazendo a galera rir.

    Parabens e no aguardo de mais conteudo

    BTW. Estava pensando em fazer uns pod cast no meu blog e gostaria de uma entrevista com vc.

    Topas?

    Valeu

    Vela

    Responder
  5. Hugo

    Ok, o site está limpinho agora, se aparecer alguma coisa de warning ou trojan sei lá, favor me avisarem. Aparentemente estavam usando sites como o meu para anunciar spam no final da página. :S

    João:

    Vejo que o Gravatar já funcionou. 🙂

    O SM terá o mesmo conteúdo só que um pouco mais voltado a economia e outros mercados como o de commodities. Não que isso seja super útil para ganhar dinheiro, mas sim porque é divertido.

    Também vou partir do pre-suposto que quem lê o blog já leu todos os posts e sabe o que está fazendo. Ou seja, continuará não sendo um conteúdo para iniciantes super iniciantes, já que para isso existe meu blog satélite.

    Janilson:

    Thx 😀
    É bom estar de volta também.

    Vela:

    Opa, com certeza. Assim que eu conseguir parar de soar como uma galinha fanha no microfone Blue Yeti, vou fazer altas coisas com ele, inclusive entrevistas, vídeos e etc.

    BTW, eu desativei o fórum e nem lembrei que ele te dava tráfego, foi malz :S
    Mas ele já tá de volta.

    ——

    Galera, eu vou trocar o tema do blog e apagar uma porrada de coisas, inclusive alguns posts e comentários. A intenção é ter um design minimalista, eficiente e bem elegante. Tipo um Volvo.

    Aceito sugestões.

    Responder
  6. visotakyju

    Excelente, Hugo!!
    Poderia sugerir alguns assuntos? Bom, começando, eles povoaram minha mente durante o “gap” do SM. Os principais:

    1) Aprofundamento em money management (position sizing). Um começo poderia ser a comparação e implementação dos métodos Fixed Ratio e Fixed Fraction (livro do Ryan Jones). Outra fonte seria o livro do Van Tharp sobre isso, Definitive Guide …

    2) Sistemas trend-followers atuais. Eu fiquei maravilhado com a história dos Turtles, mas tudo indica que o sistema deles perdeu rendimento durante os anos 90. Uma fonte teórica é o livro do Michael Covel: Trendfollowing.

    3) Outros mercados, principalmente estrangeiros: FOREX e Comoditties. Sobre o FX tem até uns posts aqui, mas nada não-trivial.

    É disso que eu me lembro. Eles estão organizados em ordem de importância. Espero ter ajudado.

    té.

    Responder
  7. Ricardo

    Aeeee, não estou mais orfão, auhauhauhahahuhau

    Parabens pela volta, e pela iniciativa do podcast, minhas idas diarias a academia prometem ficar mais divertidas, =D

    E Sim, acho que novo formato que voce esta bolando é bacana, se entendi seria algo parecido com o programa money talks do Alexassandro Tomasi do Infomoney. A meu ver, a forma mais eficaz de passar conhecimentos aos outros, é vinculando uma emoção ao mesmo, e que melhor forma senão o humor, como diria um amigo meu, mata dois coelhos com uma caixa d’agua só. auhauhauhahua

    Grande abraço Hugo e parabens pelo trabalho.

    Responder
  8. velaepavio

    Fala Hugo,

    SObre a dutch disease sao paises que vendem recursos naturais e depletam o parque industrial. Coisa que acontece na Australia. O dia que o Mining boom acabar vai gerar um mega desemprego estrutural aqui. Pois a industria de minerios eh bem ciclica. Tipo os caras fecharam muitas fabricas e os caras estao indo trabalhar na minas.

    Nos EUA foi uma versao diferente da doenca que a galera saiu das fabricas e foram trabalhar em bancos, corretoras de imoveis e na contrucao de casas e ai quando deu a crise o desemprego ficou estrutural.

    Bom legal que esta disposto a discutir mais sobre economia e sobre commodities que eh uma das minhas paixoes.

    Valeu

    No aguardo de mais posts.
    Vou ver se dou um pulo no Forum..

    Responder
    1. Hugo

      João:

      1 – Verdade, falta profundidade nisso.
      2 – Tanto faz se perdeu nos anos 90 porque agora tá ótimo, em 2007, 2008 e 2009 bombou. BTW, esse livro do Covel é horrível, muita enrolação. Mas saquei a sugestão.
      3 – Com certeza. Mas pretendo tocá-los de um ponto de vista mais econômico, mesmo porque o básico é fácil de se aprender.

      Ricardo:

      Eu não conheço esse show mas vou procurar.

      A graça do podcast é mais para eu poder falar 3 bilhões de coisas em vez de escrever 3 bilhões de páginas. Além disso ficar lendo o tempo todo cansa todo mundo 😛

      O problema é a gripe e a voz horrível, mas é por pouco tempo.

      Vela:

      Não entendo a economia da Austrália mas sempre tem alguém precisando de minérios, se não é a China, será o Brasil (aliás, já tá na hora), e mais pro futuro, a África toda. Além disso, exportar minérios ainda é muito melhor do que exportar inflação. Mas novamente, você que está aí sabe mais. 😉

      Os EUA estão pulando de bolha em bolha. Primeiro foi a das ponto com, deu merda, o que fazer? Criar outra bolha, joga o juros para baixo e estimula o setor de real estate. E agora é a vez da bolha dos títulos do tesouro, que não é nem por subir demais, mas por se manter tanto tempo no mesmo lugar sem motivo lógico.

      —-

      Abraço,

      Hugo

      Responder
    1. Hugo

      O FX é muito mais importante do que parece.

      Quero falar como você pode ganhar 100% na bolsa mas se o real perder 50%, o seu lucro é 0 e coisas do tipo.

      Falar de especulação em si falta pouco, além disso só enrolação, o que eu não quero fazer.

      Responder
  9. Diego Souza

    Ae parabens pelo blog, me divirto aprendendo heheh!
    Gostaria de esclarecer uma duvida, eu estou começando, é sobre outros tipos de trade, como não tenho tempo, tenho me aplicado no swing trade, porém é bem dificil achar material dedicado a isto, livros e tudo que eu acho sobre analise tecnica é dedicado ao day trade, você hugo, ou alguem poderia me informar um bom material para eu me apoiar e aprender sobre?
    Se for possivel me ajduar ficaria mto grato!
    Valeu!

    Responder
    1. Hugo

      Diego: O problema é que prazos de trade variam de pessoa para pessoa. Tirando o day trade que sempre começa e termina no mesmo dia, swings e positions tem duração subjetiva. Eu nunca li nenhum livro específico para cada tipo de trade mesmo porque os livros de AT que eu li cobriram todas as bases que na prática, são parecidas, só mudam a escala temporal dos gráficos.

      Arion: Opa, sugestões são sempre bem vindas. 🙂

      Aerson: Bazinga pra você também. XD

      Responder
  10. Arion

    É bom ver o site de volta à ativa (mesmo que seja só para bater a poeira e varrer as teias de aranha).

    Um livro que eu estou terminando de ler e que estou curtindo muito é o “Crash – Uma Breve História da Economia”, do Alexandre Versignassi. É muito bem narrado, e o estilo me lembra os posts aqui do Senhor Mercado. O conteúdo, porém, não é trivial. A leitura é gostosa e eu recomendo!

    Quem quiser ler um trechinho, tem no site Gizmodo (foi onde eu ouvi falar do livro): http://www.gizmodo.com.br/conteudo/crash-como-darwin-explica-o-colapso-nas-bolsas/

    E quem gostou e quiser comprar, eis o link do Buscapé para os menores preços:
    http://compare.buscape.com.br/prod_unico?idu=1858044259&ordem=prec

    Disclaimer: Arion não ganhou nada para fazer jabá. O livro é bom mesmo.

    Responder
  11. Diego Souza

    hugo: então, é porque a diferença do daytrade é operar fora do pregão, e contar com o inicio do mesmo, sem ter o “feeling” de como será, ou esta sendo o dia (não sei se isso tem algum valor significativo para mudar a forma de operar) eu andei pesquisando e vi alguns livros sobre swing trade por ai, só que todos em ingles,.. da uma preguicinha, e tambem não sei se comepnsaria, como você disse provavelmente estudar AT cobrirá minhas necessidades, acho que se não fosse assim, ja teriam traduzido! hehehe, muito obrigado pelo esclarecimento valeu!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *