O Mundo e as Bolsas Vão Mesmo Explodir Em 2011?

Aqui no Como Investir na Bolsa de Valores .com eu procuro manter o nível do conteúdo adequado aos iniciantes.

Por isso que eu nunca complico os posts e apresento os conceitos de forma que todos consigam entendê-los facilmente.

Mas com o mundo e as bolsas explodindo, chega a hora de falar sobre algumas coisas um pouquinho mais complicadas e informar aqueles que ainda não sabem… o que diabos está acontecendo no mundo!

Sendo assim, a partir dessa semana começarei a falar (só um pouquinho de vez em nunca) sobre economia para que vocês entendam melhor os acontecimentos e possam tirar proveito deles na bolsa.

E começarei essa nova categoria falando da morte financeira dos EUA.

Como Quebrar Uma Moeda…

A notícia é simples: Os EUA estão quebrados, endividados e f*didos.

Essa não é nenhuma novidade já que a destruição do sistema financeiro americano vem ocorrendo faz muitos anos, mas só agora que as pessoas estão começando a se tocar disso.

O país quase não produz nada e consome e gasta feito um adolescente de 13 anos com o cartão de crédito dos pais.

Não entendeu?

Os americanos deixaram de produzir coisas para comprá-las em países com mão de obra mais barata, como a China. Mas os manés não tem dinheiro para comprar as coisas da China e por isso… pegam dinheiro emprestado de outros países… como a China.

Para isso os americanos lançam títulos da dívida pública (como o nosso Tesouro Direto) e as pessoas os compram, com a promessa de ganharem algum dinheiro no futuro com os juros.

Mas tem dois problemas: o juros dos títulos americanos é baixo (inexistente se comparado ao nosso) e pior, como eles não tem como pagar esses juros (e nem a dívida original), eles imprimem dinheiro.

Sim, eu estou falando sério, eles imprimem mais dinheiro.

O resultado é a diluição do valor do dólar, o que causa a sua desvalorização perante outras moedas e consequentemente, aumenta a inflação dos preços para o povo americano…

…Que já está alta no mundo todo devido à falta de alimentos.

…E Derrubar Um Império

Agora começa a parte divertida.

Essa situação com a dívida americana está jogando o mundo numa nova crise.

Só que antigamente, quando o mundo entrava em crise, os investidores saiam correndo para comprar títulos da dívida pública americana pois eles eram considerados como os mais seguros do mundo.

Mas na última sexta feira a agência de rating S&P rebaixou a nota desses títulos de AAA para AA+. Na teoria a diferença é pequena, mas na prática, é colossal…

Para entender melhor, imagine que a economia americana é um castelo e o “pequeno” rebaixamento da nota representa a primeira rachadura na fachada desse castelo.

Não se engane, ele já estava todo destruído por dentro, mas novamente, só agora que as pessoas estão se dando conta disso.

O jeito de reconstruir esse castelo é reduzir os gastos com saúde, ajudas aos perdedores (sejam pessoas, bancos ou outras empresas), para com as guerras por esporte e finalmente voltar a produzir coisas!

Minha sugestão seria dar preferência ao setor agrícola, já que com um dólar sem valor e altos preços de comida, os americanos morrerão de fome… mas nunca de escorbuto hahahaha.  😆

Mas voltando…

Caso Washington resolva a situação (o que não acredito que vá acontecer pois as medidas assustadoras destruiriam a reputação do Obama que não seria reeleito em 2012), aí sim as coisas voltarão ao normal muito lentamente…

Mas caso a tendência continue… os EUA vão quebrar de vez e o mundo passará por alguns anos de adaptação.

Com o dólar destruído, as negociações comerciais entre países serão feitas em uma moeda mais estável como o Euro, o Franco Suíço, o Renminbi Chinês ou até uma nova moeda.

Tudo bem que você pode dizer: “Mas a Europa também está quebrada! O Euro é perigoso!”

E isso é verdade, a zona do Euro está realmente uma… zona, mas pelo menos os governos estão tentando fazer alguma coisa… como considerar mandar os endividados inúteis deles para a PQP.

Se vai funcionar ou não é uma outra história…

Os Touros Emergentes

Agora, o que tudo isso significa para nós? Simples.

Com o mundo explodindo os países emergentes serão ainda mais cobiçados nos próximos anos. A tendência é que o volume de investimento estrangeiro se multiplique exponencialmente em mercados como o nosso.

Portanto, quando a poeira baixar, os títulos brasileiros (e indianos, russos, chineses e etc.) serão comprados com mais voracidade, o mercado de ações subirá de forma assustadora e a qualidade de vida do brasileiro continuará melhorando.

Isso tudo pode levar algum tempo e por isso, não é uma coisa para o curto prazo, talvez nem para o médio.

Até lá muita coisa poderá acontecer: bolsas vão despencar para se recuperarem totalmente no dia seguinte, notícias boas serão ignoradas, notícias ruins serão exageradas.

Em uma semana os mercados estarão dormindo para na seguinte, subirem em mais de 10%. Serão momentos de confusão e instabilidade até que tudo esteja resolvido e definido.

Mas quando esse momento chegar, ganhar dinheiro investindo no Brasil ficará ainda mais fácil do que é hoje.

E é por isso que a minha opinião (e conselho) sobre tudo isso é:

O mundo passará por uma mudança severa nos próximos anos mas quando a poeira baixar, as oportunidades estarão espalhadas no chão para aqueles que souberem identificá-las.

Ou seja, se você estiver começando a investir na bolsa agora, preocupe-se mais em aprender a escolher as ações e a juntar o máximo de dinheiro que for possível para comprá-las pouco antes dos preços subirem vertiginosamente.

A palavra chave é: preparação.

Ao aprender agora, será muito fácil no futuro ganhar mais do que os 100% que eu fiz com a BBAS3 (sem contar as outras ações) em 2009 logo depois da crise de 2008, quando todos os bananas ignorantes estavam com medinho da bolsa justo em seu melhor momento.

Para terminar esse post, digo novamente que: estude muito, preste muita atenção aos mercados e quando chegar a hora, é só fazer a festa e correr para o abraço…  😎



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


3 Comentários O Mundo e as Bolsas Vão Mesmo Explodir Em 2011?

    1. Hugo Teixeira

      Não não, eu não odeio os EUA ou a Europa. O que eu odeio é gente burra sem bom senso que se mete em buracos e depois fica de mimimi para sair porque cavou demais. Ou seja, é só coincidência mesmo, eu falaria o mesmo se o problema fosse na Rússia ou na África do Sul. 😉

      Responder
      1. Rodrigo

        EU TAMBEM ESTAVA COM A MESMA IMPRESSAO DO ERIC..ENTAO VOCE NAO SUPORTA NENHUM POUCO NOSSO ”MARAVILHOSO” GOVERNO. CHAMAR DE BURRO É OFENDER O ANIMAL … KKKK

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *