A análise gráfica da qual eu me refiro é aquela onde são utilizados várias ferramentas visuais.

Os investidores que utilizam a análise gráfica gostam de padrões gráficos com vários nomes estranhos.

Um exemplo é o “ombro cabeça ombro” ou o padrão de candlesticks “três montanhas”.

Existem também ferramentas polêmicas como as linhas de fibonacci.

Tudo isso parece ser interessante, mas será que essas coisas realmente servem para alguma coisa?

A resposta é, para variar, depende.

Para um trader ter sucesso na bolsa de valores, a única coisa que ele precisa é de uma vantagem, um “edge”.

Ou seja, se ele apenas acha que uma ação tem uma maior probabilidade de se valorizar em vez de se desvalorizar, contanto que ele gaste muito pouco dinheiro em cada trade, no final ele se sairá bem.

Padrões gráficos são inúteis na maioria das vezes. Só que eles são formados sempre por suportes e resistências. E acredite em mim, não tem nada que funcione melhor do que suportes e resistências.

Portanto, sem querer, muitos padrões gráficos acabam funcionando também.

Os candlesticks por outro lado também funcionam e fazem o trabalho muito bem. Como eles te dão uma vantagem, são considerados reais e válidos.

Agora ferramentas como as linhas de fibonacci… na minha opinião elas não servem para nada. Se funcionam para você, parabéns. Mas não tem como não argumentar que o conceito por trás delas é ilógico.

Se quiser aprender mais sobre ela, procure no Google. Já aviso porém que será uma perda de tempo.

Mas como eu disse, tanto faz se elas funcionam ou não porque se você utilizar qualquer coisa em conjunto com as linhas, qualquer coisa mesmo que te dê uma dica muito mínima se um papel vai subir ou não, já é o suficiente.

E isso acontece o tempo todo. Muitos usam duas ou três ferramentas ao mesmo tempo e apenas duas funcionam, mas como é preciso de muito pouco para ter uma vantagem, contanto que uma ferramenta da análise gráfica funcione, no final as coisas darão certo.

Isto é, se você não investir exageradamente em cada trade.

Para terminar, a análise gráfica funciona sim, às vezes pode ser apenas sem querer como no caso dos suportes e resistências ou com funcionamento real como no caso dos candlesticks.

Então se quiser utilizá-la para investir, não tenha medo, use apenas uma ou duas ferramentas ou mesmo tempo e vá em frente. 🙂

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *