Qual é Melhor: Análise Gráfica ou Técnica?

Sim, é verdade que a análise técnica e a análise gráfica são muito parecidas.

Em seus fundamentos elas são iguais, mas na superfície as coisas são totalmente diferentes.

Enquanto a análise técnica oferece ao investidor uma maneira mais matemática de comprar e vender ações, a análise gráfica permite que o investidor perceba padrões escondidos nos gráficos e que possa aprender esses padrões para que ele possa comprar os ativos certos nos momentos certos.

Mas e aí? Qual desses “approachs” é o melhor, o técnico ou o gráfico?

Essa resposta, ao contrário da do post anterior, permite opiniões pessoais sobre o assunto.

E na minha opinião, assim como na de muitos traders e investidores de sucesso por aí é, a análise gráfica muitas vezes simplesmente não faz sentido algum.

Como eu já expliquei, muitos desses padrões gráficos são puramente aleatórios e quando funcionam, estão baseados em suportes e resistências.

Tente olhar para um gráfico com padrões e você perceberá que não existem padrões sem esses pontos importantes de suporte e resistência, logo, os padrões em si são inúteis porque não são eles a parte importante.

Além disso nem a análise técnica e nem a gráfica servem para um investidor ganhar dinheiro na bolsa por si só. O segredo está em investir pouco dinheiro em cada trade ou investimento para o caso de as coisas não funcionarem.

Se funcionar, ótimo. Se não funcionar, você ainda terá dinheiro para continuar operando.

Logo, um trader gráfico pode ter muito sucesso achando que é porque ele entende os gráficos mas no final ele apenas está vendo os suportes e resistências de uma maneira mais inútil e complicada.

O suporte é super importante, a resistência é extremamente importante. O resto é alucinação desnecessária. Também conhecida como “achar pêlo em ovo”.

Mas o trader fica com a impressão que isso tudo funciona porque ele faz a parte importante e a parte inútil juntas.

Fique livre para discordar, mas na minha opinião a análise gráfica é uma bobagem sem tamanho.

Apenas tenha em mente que os pontos de suporte e de resistência são fundamentais e que investir pouco de cada vez é o segredo. É isso que é importante, o resto é inútil.

Portanto, a análise técnica é melhor. Simplesmente porque ela é menos fantasiosa e mais lógica.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


6 Comentários Qual é Melhor: Análise Gráfica ou Técnica?

  1. Eudson

    Me parece que tanto a analise gráfica quanto a analise técnica formas de se adivinhar as tendencias do mercado, coisa preocupante já que adivinhações costumam se baseiar e ideias vinda do além. A analise técnica, embora utilize números para dar respostas, ela parte de, na minha opnião, formulas voadas quero dizer formulas que vieram do nada. Gostaria de saber o pq de formula tal e tal, mas não encontro e isso me preocupa. Acho que, o que funciona mesmo como técnica para especular é o seguinte: comprar sempre ações de alta liquidez, e trabalhar com stop de perda ex: Comprei um papel e defino, caso o valor do papel caia, o risco “maximo” que quero correr por ex: o papel custa 35,20 e eu quero vende-lo caso caia, em 35,18. Caso ocorra o contrário, no caso do papel subir eu só ajusto o stop pra acompanhar o valor. Pronto 😉 . Eu admito que sou completamente noob no mercado de ações, mas não vejo como a AT ou a AG como ferramentas verdadeiramente uteis. No caso, essa estrategia que coloquei aee, é mais ou menos o que vi no teu blog a diferença é q não se utiliza nada pra ver qual papel se comprar e quando comprar tal papel ou mesmo vender. Em suma é isso. Obrigado.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Eudson, a análise técnica é 100% ridícula, inútil e não passa de adivinhação nas mãos de no mínimo 80% dos traders porque eles não sabem usá-la e não sabem como ela realmente funciona.

      A análise técnica só funciona quando é aplicada a ativos financeiros de um ponto de vista puramente estatístico (backtests). E nas estatísticas não tem nada de adivinhação, pelo menos não aquela típica dos iniciantes. É uma adivinhação mais científica e que erra muito menos. 😛

      Pegar um indicador e jogar nos gráficos não adianta mesmo, quanto a isso não existem dúvidas.

      Abraço,

      Hugo

      Responder
    1. Hugo Teixeira

      Verdade… mas pô, operar forex nos fundamentos com as 300 bilhões de variáveis que existem deve ser uma atividade terrível.

      Ainda fico com tudo técnico, bem mais fácil e quantificável. 🙂

      Responder
    1. Hugo Teixeira

      É praticamente impossível aprender as duas separadamente, tanto que as pessoas misturam os termos o tempo todo. Logo, ao usar pura AT, você vai acabar vendo padrões gráficos comuns nos gráficos de candlesticks mesmo porque esse tipo é o melhor.

      Em outras palavras, você combina sem tentar ou querer de forma que fica no seu inconsciente.

      Nunca me atrapalhou…

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *