O Que Eu Devo Estudar Para Aprender a Investir?

A maioria das pessoas que perdem dinheiro na bolsa de valores não sabem investir.

Elas apenas vêem na TV gente que ganhou muito dinheiro com ações e decidem comprar algumas apenas porque todos estão fazendo a mesma coisa.

Aí elas aceitam os conselhos do corretor (que só está atrás das comissões) e acabam perdendo dinheiro. Tudo porque elas não sabem como investir.

E como para ganhar dinheiro na bolsa não basta apenas comprar ações aleatórias e torcer para que tudo dê certo, é preciso estudar sobre o assunto.

Mas estudar o que exatamente?

Educação Financeira

Não tem como existir riqueza verdadeira sem um bom planejamento financeiro.

Não adianta querer investir na bolsa para ficar rico se você não consegue controlar suas próprias despesas e continua jogando dinheiro fora com bobagens.

Portanto, antes de pensar na bolsa de valores e em investimentos, estude educação financeira.

Eu sugiro os livros do Gustavo Cerbasi e do Robert T. Kiyosaki (apesar deles serem praticamente todos iguais). Outros muito bons são: “O Milionário Mora ao Lado” e “O Homem Mais Rico da Babilônia”.

Leia esses livros e aí sim, você provavelmente terá o mind-set necessário para começar a pensar em investir na bolsa de valores sem usar seu dinheiro como um mané.

Análise Fundamentalista

Agora que você tem o bom senso financeiro, existem basicamente dois tipos de approachs na bolsa de valores, o técnico e o fundamentalista.

O fundamentalista consiste no investidor analisar as empresas de um ponto de vista empresarial e decidir assim, se as ações valem a pena serem compradas ou não.

O investidor desse tipo analisa dados empresariais, do setor, confere dividendos e várias outras coisas. Ele é basicamente um homem de negócios investindo no negócio de uma outra pessoa. Um empreendedor passivo por assim dizer.

A maioria dos investidores utilizam a análise fundamentalista para investir. Se você se interessa por essa metodologia, não deixe de ler “O Investidor Inteligente” do Benjamin Graham (professor do bilionário investidor americano Warren Buffett).

Análise Técnica

Essa é para quem quer ser um trader, não importa se for diário, semanal ou mensal. A análise que esses especuladores fazem é a técnica.

Se você quiser analisar apenas os preços e o volume de uma ação e não quer saber se a empresa é boa ou não, essa metodologia é indicada para você.

Existe também a análise gráfica (que é praticamente a mesma coisa) mas que consiste em analisar padrões nos gráficos de preços das ações. Quem usa essa análise encontra desenhos escondidos e descobre os melhores momentos para comprar ou vender uma ação baseando-se nesse padrões.

Ou seja, é mais uma arte do que uma ciência.

Livros que eu recomendo: “Memórias de um Operador da Bolsa” (melhor livro sobre especulação de todos os tempos) e qualquer um sobre análise técnica ou gráfica, já que todos eles são iguais.

Então é isso leitor, estude finanças pessoais e quando tiver preparado, escolha entre estudar a análise fundamentalista, a técnica ou a gráfica. Se puder, estude tudo e depois escolha a que você gostou mais.

Bons investimentos!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários O Que Eu Devo Estudar Para Aprender a Investir?

Os comentários estão fechados.