A Análise Fundamentalista Funciona Mesmo?

A análise fundamentalista é uma das mais antigas maneiras de se investir na bolsa de valores.

Nela, os investidores analisam fatores como o crescimento da empresa, o estado de saúde do setor na qual ela participa, se ela paga dividendos em dia e etc.

Esse tipo de análise é utilizado por muitos investidores pelo mundo todo pois ela com certeza é uma das melhores formas de se descobrir quais ações comprar.

Até bilionários como o Warren Buffett usam a análise fundamentalista.

Portanto, não existe a mínima, repito, não existe a MÍNIMA dúvida de que a AF funciona mesmo.

Mas então, porque tantos teimam em contradizer essa idéia e falar que a AF não funciona?

Simples.

Esses investidores dizem isso porque eles não sabem investir ou então, mais comum, não tem paciência.

Quem não tem paciência acaba ficando sem saber que a AF é para o longo prazo. Na verdade a maioria dos investimentos são para o longo prazo.

E isso significa que muitos não funcionam bem no curto prazo e se comportam de maneira estranha até no médio prazo.

Então pense, o investidor compra uma ação e por uma semana ela perde 8% de seu valor. Esse investidor fica com raiva da análise fundamentalista porque ela “não funciona”.

Mas o problema real é que ele simplesmente a utilizou da maneira errada. Não adianta nada você estudar uma ação da bolsa, fazer sua lição de casa, coletar dados para chegar à conclusão de que é uma boa idéia investir nela se você está disposta a segurar essas ações por apenas uma semana.

Uma semana não é tempo o suficiente para que a análise fundamentalista mostre o seu efeito. A maioria dos investimentos não funcionam assim.

Da mesma maneira que Roma não foi construída em 1 dia, um bom investimento não mostrará resultados bons em 1 semana, muito menos em poucos dias.

Portanto a AF funciona sim, ponto. Esse fato é indiscutível.

Se ela não funcionou para você, ou algo foi feito de errado ou você não foi paciente o bastante.

Então apenas estude mais ainda, veja o que você fez ou deixou de fazer, seja paciente no próximo investimento ou apenas esqueça tudo e vá estudar análise técnica ou gráfica para se tornar um trader e não um investidor.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


4 Comentários A Análise Fundamentalista Funciona Mesmo?

  1. Jean

    Eu penso em usar AF e At juntas… estudar a empresa com AF e depois usar AT p/ fazer a compra na baixa por exemplo (para complementar a AF), estou certo? Então não posso ser um investidor e um trader ao mesmo tempo?

    Voce pode me indicar livros práticos que tratam sobre AF e AT para iniciantes? Já li algo sobre AF.

    Algo na minha mente diz que AF é o que reina… porém AT também deve ser muito importante!

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      O que você pode fazer é usar a AF para selecionar ações e usar a AT para comprá-las e vendê-las na hora certa. A AF preparia o terreno e te daria uma vantagem enquanto a AT faria o trabalho pesado. Se trata da ATF ou análise tecno fundamentlista.

      AT reina.

      AF reina.

      Nenhuma é melhor do que a outra, são como bananas e maçãs.

      Se a ideia é estudar as duas coisas eu recomendo conhecer o sistema can slim, o qual eu ensinei no e-book com pouco dinheiro em detalhes. Mas no meu blog antigo, o senhormercado tem um artigo que resume tudo. Você o encontra aqui: https://www.senhormercado.com.br/investindo-na-bolsa-utilizando-o-metodo-can-slim/

      Abraço,

      Hugo

      Responder
  2. Igor

    Olá Hugo, já li duas vezes o livro do O’neil : How to make money in stocks, porém me pareceu difícil empregar a técnica Can Slim aqui no Brasil pela dificuldade de encontrar as informações necessárias. Porém, ao procurar algo do can slim em português, seu blog foi o único lugar onde encontrei. Você disse que no seu primeiro ebook ensina como enpregar essa técnica detalhadamente? Lá você explica como encontrar as informações necessárias?
    Grato
    Igor

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Sim, explico. Mas devido a falta de informações disponíveis em algumas letras, mesmo com o guia você não terá como seguir o CAN SLIM no Brasil perfeitamente. Simplesmente não tem jeito, algumas leis brasileiras tornam impossíveis o uso do sistema à risca, como aquela da proporção de acionistas que são instituições.

      Eu só falo do CAN SLIM no e-book para as pessoas se familiarizarem um pouco com a análise fundamentalista e antes mesmo de começar a falar dele, já aviso: “É muito mais fácil e seus lucros serão semelhantes se você operar apenas ações small caps ao invés de usar o CAN SLIM”.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *