Corretagem Fixa ou Variável: Qual é Melhor?

Quando você abre uma conta em uma corretora da bolsa valores, muitas vezes você não tem escolha.

Ou a corretora oferece corretagens fixas ou variáveis.

Mas algumas corretoras ainda deixam que o cliente escolha se prefere pagar por uma corretagem fixa ou uma corretagem variável.

E então, qual escolher? Qual é melhor?

Em poucas palavras, a corretagem fixa é melhor.

O problema é que a variável segue a tabela cheia da Bovespa e, para qualquer pessoa que queira investir mais do que 200 reais por mês, esse tipo de corretagem acaba ficando cara demais.

Algumas corretoras oferecem também corretagem variável com desconto, como por exemplo, metade (50%) da tabela cheia da Bovespa.

Nesse caso, para aqueles investidores que não podem aplicar mais do que 400 reais por mês, a variável pode se tornar uma alternativa viável.

Só que preste atenção, eu estou falando de investidores, ou seja, daqueles que apenas compram algumas ações por mês e não vendem nada. Ele apenas investem nas ações, apenas isso.

Porém, a história fica pior quando o investidor compra e vende várias ações várias vezes por mês. Primeiro porque quem pode fazer tantas operações, já tem mais dinheiro e quem tem dinheiro em boa quantidade é penalizado pelas corretagens variável.

Se um investidor pode pagar 5 reais fixo para comprar alguma coisa, é muito melhor do que ficar com a corretagem variável que custaria com certeza mais do que 5 reais.

Logo, a decisão fica sendo baseada apenas em qual é mais barata para você.

Quem investe muito pouco dinheiro mesmo, vai preferir a corretagem variável no começo do começo. E quem investe com um pouco mais do que quase nada, gastará bem menos com corretagens fixas.

Além disso, como quanto mais dinheiro você tiver, mais você precisará gastar, sugiro que você fique longe das variáveis porque elas simplesmente valerão a pena por muito pouco tempo mesmo.

Ah, é tem outra. Além dessas taxas, existe a de custódia. E muitas corretoras deixam a custódia de graça para o investidor caso ele opere com corretagem fixa.

O segredo é pesquisar as corretoras e fazer uma projeção dos gastos.

Porém, na maioria das vezes você perceberá que taxas fixas serão mais legais com os seus investimentos.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


4 Comentários Corretagem Fixa ou Variável: Qual é Melhor?

  1. Edmar

    Hugo você tem sugestões das melhores corretoras de Taxas Fixas poderei investir por volta de R$400,00 por mês mas primeiro estou estudando e acho essa parte das corretoras muito importante.

    Responder
  2. williampacheco

    Mas tu tem que ver por outro lado Hugo que, algumas corretoras oferecem vantagens, mais aplicativos e até mais suporte para quem opera com variavel, diferenciando de quem opera com fixa.

    Responder
  3. Tiago Felix

    Poderia me informar mais corretoras que operam só com corretagens variáveis? O Bradesco é uma. Conhece outras?

    Este tipo de corretagem é interessante pra mim pois quero montar uma carteira com mais ou menos vinte tipos de ações. Cada tipo contendo entre 200 a 2000 ações. E eu quero negociar frações dessas ações todos os dias. Por exemplo: comprei 1500 ações da empresa A. No dia 1 negocio 30 ações, no dia 2 negocio 5, 10, 50 ações, não importa, e por aí vai.
    Digamos que eu queira negociar vinte tipos de ações (papeis; empresas diferentes) num só dia. Se a corretagem fixa for, por exemplo, $5,00 por ordem eu pagarei $100,00 (20 ordens x $5,00). Agora, se a corretagem for variável, por exemplo, no caso do Bradesco que cobra um percentual de 0,25% por ordem com valor de até $50.000,00 (acima disso o percentual cai; melhor), se cada uma das vinte ordens que eu negociar valer $200,00, então a corretagem vai ser $0,50 por ordem, totalizando $10,00 de corretagem variável nas vinte ordens [0,25% x $200,00 x 20 ordens (essas ordens podem representar uma ação ou mais de uma ação)].
    A questão é: quanto mais ordens executadas em um mesmo dia, o melhor é a corretagem variável. Posso negociar 100 papéis que totalizam uma movimentação de $100.000,00. Isso vai dar uma corretagem variável de $200,00 pelo Bradesco (taxa de 0,20%). Se eu negociasse esses mesmos 100 papeis a uma corretagem fixa de $5,00 cada ordem, daria $500,00.
    Quanto menos ordens em um mesmo dia, a corretagem fixa é melhor.Posso mandar uma ordem de $100.000,00 e só pagar $5,00 de corretagem.
    Então, o tipo de corretagem depende do tipo de investidor que você ou eu sou (mais ativo ou mais quieto)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *