Já falei de vários tipos de investimentos financeiros. Alguns bons, outros nem tanto e até aqueles que ficam no meio termo.

Mas de todos eles, com certeza um dos quais eu mais gosto e recomendo são os ETF’s.

E como muitas pessoas ainda não os conhecem direito ou investem em coisas piores, mais perigosas ou quase inúteis (poupança), escrevi esse post para informá-los.

Nele, explicarei que os ETF’s são investimentos muito bons por motivos como…

3 – Baixas Taxas De Administração

Quem não investe diretamente em ações tem duas alternativas: ou aplica num fundo de ações normal ou num fundo ETF.

O problema é que os fundos normais possuem taxas de administração ridículas. Alguns dos gestores tem a cara de pau de cobrarem até mais de 4% ao ano, uma quantia que com o passar dos anos, fica enorme.

Tudo bem que outros fundos mais “benevolentes” podem cobrar menos, como 2,5% ou 2%, mas esses são a minoria.

Por outro lado, o ETF mais caro e robusto que já encontrei cobrava apenas 0,69% ao ano de taxa de administração.

De 4% para 0,69%? Hmmm… pois é, já deu para entender.

2 – Você Mesmo Compra Suas Cotas

Como os ETF’s são literalmente fundos operados na própria bolsa de valores, você utiliza o sistema home broker para comprar ou vender as suas cotas.

Ou seja, negocia tudo como um típico investidor de ações.

Além disso, com ETF’s é possível ter um acesso mais rápido aos preços das cotas e em vários lugares diferentes, sem precisar conferir as informações no site da gestora do fundo e apenas nele.

E é claro, você tem a segurança de poder comprar ou vender o que quiser, quando bem entender, contanto que os mercados estejam abertos.

Sua liberdade e autonomia agradecem.

1 – É Possível Investir De Pouco Em Pouco

Apesar de nem todos poderem gastar pelo menos 300 reais por mês em 10 cotas de um ETF (o lote mínimo de cotas é de 10), ainda assim eles são mais acessíveis do que muitos fundos normais por aí.

É claro que os fundos de 200 reais também podem ser muito bons se você souber como escolher um. Mas os melhores dos melhores costumam exigir aportes inicias maiores, muitos chegam a passar de 50 mil reais, a serem investidos de uma vez!

Só que com um ETF você tem resultados melhores do que muitos fundos comuns, mesmo desses que cobram metade de um rim por mês. Logo, com eles é possível investir com quantias mais “normais”.

Portanto, se você não gosta de pagar altas taxas de administração, quer fazer suas próprias compras e pode investir de 300 à 800 reais por mês, não deixe de conferir os ETF’s.

Eu o fiz e não me arrependo. 😎

8 Comments

  1. Róger 2 de janeiro de 2013at18:23

    Vi em outro artigo sobre investimento em fundos e tal, e vi q eles geram juros compostos!!

    No caso de ETF´s, funciona do mesmo jeito?? Se eu deixar lá eles vão dar juros sobre juros??

    abraço

    Reply
    1. Hugo Teixeira 16 de janeiro de 2013at12:29

      Sim, os ETF’s geram juros compostos sim, mesmo porque as cotações são atualizadas diariamente. 😉

      Reply
  2. lucas 19 de setembro de 2013at13:36

    Atualmente tendo em vista a economia do pais, é confiavel e oportuno investir em etf? como o small11?

    Reply
    1. Hugo Teixeira 8 de janeiro de 2014at0:00

      Small caps, sejam etfs ou ações, continuam sendo na renda variável, a opção mais rentável e segura. O problema é que agora está tudo lateral, pode piorar, pode não piorar, se os vermelhinhos continuarem fazendo o que eles estão fazendo (aumentar impostos, inventar gastos, fazer protecionismo etc.) com certeza vai piorar. Espero que o povo acorde antes que seja tarde. Acho que isso não vai acontecer, logo, eu não sei responder. :/

      Reply
  3. André Godois 27 de abril de 2014at14:17

    Hugo, tenho 2000,00 investir e estava pensando em investir nas ETF’s enquanto estudo para investir em ações (como você diz na primeira série de emails). É o mais correto ou existe alguma outra aplicação para essa quantia?

    Abraço!

    Reply
    1. Hugo Teixeira 9 de maio de 2014at16:21

      Se você pretende investir mais com o passar dos meses, então os ETF’s são interessantes sim, mas se for investir 2k e parar, aí pode compensar mais ir para fundos de ações comuns para evitar as taxas de corretagem e custódia. 😉

      Reply
      1. Igor 23 de dezembro de 2015at13:42

        Olá Hugo! Seguindo a linha…

        Qual o valor mínimo inicial que passa a ser vantajoso investir em ETF? Acha que 20k já compensa, com aportes mensais de 800-1000 reais? E se fora penas 20k estacionados, sem aportes? Ainda assim compensa? Se me permite, mais uma pergunta… vi no gráfico que o preço atual do SMAL11 está em um momento de baixa comparado aos anos anteriores..acha que é um bom momento para comprar?

        Abraços!

        Reply
  4. LEOBINO BARROSO DE ARAUJO 14 de junho de 2016at23:37

    Hugo, comprei seu livro de como investir pouco dinheiro e muito me interessei pelos ETF’s. Estou a um passo de comprá-los, mas quando olho o histórico de rentabilidades fico em dúvida. O PIBB 11 por exemplo nos últimos 5 anos tem rentabilidade de -14,17%. O que estou entendendo errado das rentabilidades?

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *