Análise de “Aprenda A Operar no Mercado de Ações” de Alexander Elder

Depois do sucesso de “Como se tornar um operador de sucesso” (Trading for a Living), o famoso psiquiatra e trader Dr. Alexander Elder chega com uma nova obra e, promentendo “Um Guia Completo para o Trading”, nos apresenta “Aprenda A Operar no Mercado de Ações” (Come Into my Trading Room).

Mas será que esse livro tão recomendado em fórums de todo o mundo é tão bom mesmo? Sim e não, veja nessa análise o porquê.

Lançado nos EUA em 2002 e publicado no Brasil em 2006 pela editora Campus, as mais de 300 páginas do livro do Dr. Elder cobrem vários pontos do trading que vão desde o básico, com diferenças entre análise técnica e fundamentalista, ou o que são ações, opções, slippage, comissões, passando também por ferramentes como MACD, Médias Movéis, Canais, Índice de Força, Stops e chegando à mais importante parte do livro, apesar de breve, a que fala sobre [intlink id=”603″ type=”category”]psicologia do trading[/intlink] e de money-management.

M&Ms

O Dr. Elder constantemente faz referências aos 3 Ms, que são, Mind, Method e Money, que tratam respectivamente da parte psicológica, do sistema de trading e do money-management. Agora uma breve descrição de cada um deles:

Mind: É essa a parte mais interessante do livro, apesar de ser um pouco curta, os conhecimentos do autor são passados de formas rápidas, simples e diretas sobre a mente de um trader, ele comenta alguns erros de principiantes além de oferecer uma comparação muito boa de traders perdedores com os Alcoólicos Anônimos.

Money: O sistema de money-management é um dos mais simples e práticos utilizados hoje em dia, basicamente é dito para o leitor para nunca colocar em risco mais do que 2% de capital numa única operação e parar de operar quando as perdas passarem de 6% em um mês, também oferece um sistema de escolha de operações usando o Stop SafeZone, que eu pessoalmente não gosto, mas pode ser muito útil para você. Mesmo se seguirmos apenas a idéia de nunca arriscar mais do que 2%, ou até menos, já estaremos aproveitando muito bem essa parte do livro.

Yeasssssssh! É nóis na fita!

Method: aqui o autor explica seu sistema pessoal de trading, o Triple Screen, no qual são usados 3 monitores, cada um com escalas temporais diferentes e todos com aplicações de indicadores, osciladores e seu Stop SafeZone, mas, apesar de existirem informações sobre gráficos (nada de candles), suportes e resistências, elas são mais breves do que poderiam ser, além disso não me agradou o jeito no qual o autor apresenta seu sistema pois às vezes a linguagem utilizada é pouco clara, podendo fazer com que alguns iniciantes se sintam perdidos e confusos.

Um Guia “Completo” para o Trading

Acredito que há um grande problema em Aprenda a Operar no Mercado de Ações, é a forma a qual ele nos é apresentado, de acordo com a lógica, um guia completo nos faz pensar que se trata de realmente um manual com explicações de muitas ferramentas e técnicas, com as quais o leitor possa escolher as que ele mais se identifica e criar o seu próprio sistema de trading, porém a quantidade delas nesse livro é tão baixa que deixa o leitor praticamente sem escolha a não ser fazer o que o Dr. Elder faz, se casar com 5 ou 6 indicadores/osciladores, ok, se não quiser citar mais padrões gráficos, candles ou até fibonacci, tudo bem, é um direito dele que talvez ache que tudo isso seja de pouca importância, o que também não tem problema algum, o que complica é esse subtítulo, “Um Guia Completo para o Trading” na capa, porque ele oferece muito pouco, mesmo se formos considerar o livro como um de Análise Técnica “Moderna”, ainda assim ele deveria ter pelo menos mais uns 5 indicadores e osciladores para podermos chamá-lo de completo. Faria mais sentido colocar o título de: “Aprenda a Operar Hoje com o Trade System do Dr. Elder”.

É claro que não duvido da eficácia dos métodos do autor, eu simplesmente não gosto desse estilo de trading e acredito que não é a melhor, nem mais abrangente e principalmente, mais simples, forma de trading que existe, principalmente nesse época de enorme volatilidade, que anula a eficácia de várias dessas ferramentas, e outra, colocar esse sistema para iniciantes? É difícil imaginar um trader novo tendo sucesso hoje começando a operar usando ferramentas como essas, não que não seja possível, mas definitivamente a chance de turbulência será muito maior.

Só isso? E desculpa, poderia repetir?

Nesse livro existem vários pontos positivos mas os negativos tiram grande parte da diversão, e um dos grandes problemas dele (além de se dizer completo), é que o autor as vezes explica as coisas de uma forma mais complicada do que poderia ser, não que não sejam explicações eficientes mas fazem com que a leitura seja mais lenta e cansativa, fazendo com que os momentos em que você a interrompe para voltar ao começo de uma explicação sejam comuns. Além disso tive a impressão de que alguns capítulos estão meio soltos, como se fossem uma coleção de artigos esprimidos em formato de livro, tal situação sinceramente não prejudica a leitura mas faz com que nos perguntemos se tal conteúdo não deveria estar no começo, no final…

…ou se nem deveria fazer parte da obra. Como esta foto, que não tem nada a ver com a história
No final temos também o que é considerado o ponto principal do livro, um tópico onde o autor explica algumas de suas operações, inclusive algumas que deram errado, apesar de ser meio confuso as vezes já que alguns gráficos ficam em páginas alternadas causando um efeito de: “Que coisa é essa aqui, ahh, não, tava na outra página”. Infelizmente o capítulo é pequeno também, dá uma sensação de “só isso?” quando acaba, e apesar de ser interessante, é curto demais.

Conclusão

De modo geral eu não sou um grande fã de Aprenda a Operar no Mercado de Ações, acredito que por se tratar de um livro para principiantes ele deveria ser mais direto e simples, acho que iniciantes poderão ter dificuldades em entender alguns conceitos técnicos do autor, além disso como se trata do mercado americano existem alguns pontos que não servem para nós, é por essa e por outras que acredito que outros livros mais claros e diretos podem servir melhor como iniciação ao mundo do trading, recomendaria a obra apenas para traders que realmente gostam mais do estilo indicadores/osciladores e querem aprender mais sobre isso ou para outros traders que querem ampliar seus horizontes, para esses públicos o livro do Dr. Elder se torna uma compra válida e intessante, caso contrário melhor procurar algo mais simples e abrangente.

Pontos Positivos

  • Bons conceitos de Mind e Money;
  • Tópico com exemplos de operações.

Pontos Negativos

  • Conteúdo levemente disperso ao longo do livro;
  • Parte do Method pode confundir iniciantes;
  • Não é um “Guia Completo para o Trading” como diz na capa.


Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


5 Comentários Análise de “Aprenda A Operar no Mercado de Ações” de Alexander Elder

  1. Ricardo Sousa

    Realmente concordo com seus pontos, e definitivamente esse livro não é para um iniciante totalmente zerado no assunto.
    Outra coisa que achei também, não sei se voce concorda,o método Triple Screen é apresentado de uma forma mt resumida e não deixa claro um sinal de entrada. Até que ele fala a saída bem definida (quando tocar na borda no canal, por exemplo). A entrada, no caso de operar comprado, pede para olhar a tendência primaria, que deve ser de alta. Então procurar por um sinal de baixa na tendência intermediária com alguma divergência no HMACD ou Elder-ray. Isso, porém so define uma área, não exatamente um momento certo. Posso estar enganado, já que sou ainda iniciante no mundo do trade, mas essa foi a impressão que tive.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Então, a impressão que eu tive é que ele joga um monte de táticas mas nenhuma estratégia, nenhum sistema. Logo, se torna impossível aplicar as lições aos mercados de forma eficiente porque ele deixa “tudo voando”, uma pena.

      Os outros livros dele não são diferentes também… não curto o jeito do cara explicar. :S

      Responder
      1. Luiz Paulo Conceição da Silva

        Boa noite!!! eu sou carioca e faço faculdade de economia na ufrj,comecei a acompanhar o seu blog(desde o ínicio) e gostaria de umas indicações de livros(pra pegar um base pra poder investir futuramente). e gostaria de saber se vc oferece cursos(presenciais ou à distância?

        Responder
  2. Amauri José Junqueira

    Li estes comentários somente depois que li a segunda vez o Livro do Dr. Elder. Concordo com o ponto sobre o triple screen e com relação ao comentário de que não é um guia completo e que um principiante ficaria um pouco “perdido” ´só lendo este livro, porque realmente não é um livro completo, porém a apresentação de alguns indicadores e de como são utilizados ajudou-me muito. Ele não fala de candles, talvez porque ele não precisa utilizá-los. Ele não fala de Fibonacci, também porque no sistema dele ele não utiliza. E ele fala sim de alguns set ups, porém não de forma que ele “sempre vai dar certo”. Aqui está a grande vantagem do livro: você pode escolher quais indicadores você utilizará, que são aqueles que você vai escolher e vai testar (exaustivamente), combinados ou não. E comecei a fazer os meus back tests depois de ler os dois livros principais do Dr. Alexander, mas antes havia feito um curso introdutório de análise técnica, com imersão total em um fim de semana. A combinação de candles, fibonacci e outras técnicas com as demonstradas no livro devem ser testadas ao longo dos anos. E é uma ilusão que alguém leia um (ou até dez livros) e consiga operar bem no mercado. E set ups ás vezes funcionam e ás vezes não (na maioria das vezes), e devem ser alterados conforme as condições do mercado e das condições emocionais de quem está operando.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *