Análise de “Trade Your Way To Financial Freedom” de Van K. Tharp

Escrito pelo famoso trading coach Van K. Tharp (entrevistado no primeiro Market Wizards, de Jack Schwager) e lançado originalmente em 1998 pela editora McGraw-Hill. Trade Your Way To Financial Freedom não é nada do que o título sugere, nada.

Esse livro deveria ter um nome parecido com: “The Trader’s Guide to Trading Systems Development” ou algo do tipo, pois esse é exatamente o assunto do livro todo, planejamento e construção de sistemas de trading.

E é isso, não tem quase nada de análise técnica, muito pouco de análise fundamentalista e só alguma coisa sobre psicologia do trading.

Logo, vocês devem estar achando que eu direi que o livro é ruim ou péssimo. Não, muito pelo contrário. Trade Your Way… é um dos melhores, mais úteis, mais práticos, mais divertidos (e em algumas partes, chatos) livros que eu já li. Acabei com ele em duas tardes, explico agora nessa análise o porquê.

Planejamento, planejamento!

cat-math

Logo no início, Van Tharp fala sobre o que é necessário para alguém ser um bom trader, ok. Depois fala sobre algumas crenças que temos que nos impedem de criarmos e seguirmos bons sistemas de trading, ok novamente. Até aí, nada de especial, mas então as coisas começam a ficar interessantes. No próximo capítulo, Van Tharp explica a importância da auto-análise, com ela podemos descobrir muitos pontos fracos nossos e dos nossos sistemas e, sabendo da existência desses problemas, damos o primeiro passo para podermos começar a corrigí-los. Essa auto-análise é apresentada na forma de várias questões, você as responde e aí pode se guiar a partir de suas próprias respostas. Por exemplo, se você não tiver uma resposta decente para uma pergunta sobre stops, saberá que este é um ponto a ser trabalhado. Ele usa como exemplo pro questionário, as respostas do trader Tom Basso, que foi um dos entrevistados no The New Market Wizards (sim, eu já percebi o padrão, vou analisar os 3, logo, logo).

Depois da auto-análise, o autor fornece um mini-guia de introdução aos pontos chave do trading a serem trabalhados nos próximos capítulos, esse pontos são:

  • Setups
  • Entradas
  • Stops como meio de proteger o capital
  • Realizando lucros
  • Fatores: custo e oportunidade
  • Position Sizing

Aí é a vez dele falar sobre formas de trading, como trend-following, análise fundamentalista, análise sazonal, arbitragem e etc. O capítulo 6 é dedicado à expectativa dos sistemas de trading. Daí em diante, Van Tharp se dedica a cada ponto chave em separado. Em cada capítulo ele pega um desses pontos, o analisa com uma boa profundidade e para terminar, faz um mini-review para organizarmos melhor as idéias. Em alguns desses capítulos ele também dá exemplos das formas que vários especuladores e investidores famosos escolheram para trabalhar os pontos chave de seus sistemas. Ou seja, quando ele fala sobre saídas por exemplo, existirão vários exemplos dos tipos de saídas usadas pelo Warren Buffett, William Gallacher, Ken Roberts e vários outros, com o objetivo de facilitar o entendimento.

A qualidade dos capítulos dedicados à esses pontos chave do trading é enorme, você fica tendo insight atrás de insight, e além de ser extremamente educativo, é super divertido, afinal, você está aprendendo algo realmente útil.

Dois Extremos

No caso a água seria a parte legal, a não ser que você não saiba nada :/

No caso a água seria a parte legal, se você souber nadar…

Eu tinha dito que apesar desse livro ser muito divertido, em algumas partes ele é muito chato. Por exemplo, se você já sabe que sua praia é a análise técnica e trend-following, você provavelmente não terá interesse em análise fundamentalista ou em qualquer outra coisa, logo o quinto capítulo pode se tornar maçante muito rapidamente. Outro capítulo que eu não gostei e sinceramente achei desnecessário foi o segundo, nesse, Van Tharp fala sobre crenças, mas muito superficialmente e de uma forma muito confusa. Tem uma hora em que ele começa a falar que nós temos a crença de que os gráficos representam os preços reais mas quando tem alguma coisa errada com as cotações, essa crença pode nos atrapalhar. Ok, mas isso é óbvio e ele não foi a lugar algum com essa idéia.

Não gostei nada do segundo e do quinto capítulos. Outra coisa foram os exemplos. Eu não me importo o suficiente com AF, já li vários livros muito bons sobre o assunto e vi que não era a minha praia. Existe muita coisa sobre fundamentalistas nesse livro. Eu não gosto mas tudo bem, não sou obrigado a ler. Só que o problema é que ele arrasta um pouco demais esses exemplos, e isso deixa a leitura muito, muito chata. E da mesma forma que eu quase caio no sono com o material de AF, um fundamentalista também não vai querer saber de resistências e suportes, logo, ele também ficará entediado com esses exemplos.

É claro, preciso considerar que o livro é aparentemente direcionado à iniciantes, caso contrário ele não explicaria coisas tão simples como as diferenças entre AF e AT. Porém ele complica tanto essas explicações que eu acredito que muitos iniciantes iriam boiar demais, ou você acha uma boa idéia tentar explicar coisas como arbitragem e análise sazonal para alguém que quase não sabe nada? Provavelmente não. O excesso de informações poderá confundí-lo de uma forma desencorajadora, o que é uma pena.

Conclusão

Trade Your Way Into Financial Freedom

Título estúpido para um bom conteúdo…

Trade Your Way To Financial Freedom é bom, é realmente muito bom mesmo, tanto que eu levei apenas duas tardes para terminá-lo. Infelizmente em algumas partes ele é meio enrolado e chato. Em alguns momento você está interessado e entretido e em outras você mal consegue manter a atenção. Se o segundo capítulo fosse melhorado, o quinto, assim como os exemplo, diminuídos consideravelmente, esse seria um dos melhores livros sobre trading já escrito, mas devido à sua forma meio desorganizada e alguns detalhes negativos, posso classificá-lo apenas como “muito bom”.

As idéias apresentadas por Van Tharp são muito importantes e merecem muita atenção, principalmente para os iniciantes que, se conseguirem entender as partes mais enroladas sem ficarem confusos demais, encontrarão nesse livro um ótimo guia para o trading, o que é sinceramente, muito melhor e mais importante do que qualquer livro de análise técnica genérico que tem por aí.

Para terminar, aviso que você pode encontrar a segunda edição do Trade Your Way To Financial Freedom no lugar de sempre, Amazon.com. Decidindo comprá-lo ou não, saiba que demora em média 1 mês para chegar, portanto aproveite e já peça vários livros de uma vez (ou compre a versão em Kindle e leia na App do seu browser) e, enquanto eles não chegarem, leia outros artigos desse site. Muito do que é explicado nesse e em vários outros livros, já foi resumido aqui no SenhorMercado. Então você já tem o que fazer. Portanto, bons estudos! E boa espera também… 😛

Leu o livro do Van Tharp? O que achou? Opine você também!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


1 Comentário Análise de “Trade Your Way To Financial Freedom” de Van K. Tharp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *