Quando eu comecei a pensar em investir na bolsa de valores, todas as pessoas diziam exatamente a mesma coisa:
“É perigoso investir na bolsa de valores e por isso, você deve operar com segurança.”
Depois seguiam com o conselho:
“Então invista tudo ou na Petrobras ou na Vale e nada mais.”
Talvez até faça sentido, afinal a Petrobras e a Vale são as duas maiores, mais populares e de maior liquidez ações da Bovespa, a bolsa brasileira.
Mas investir todo o seu dinheiro nelas com certeza não é uma boa idéia e é conseqüentemente, não vale a pena.
Os problemas principais são 3:
Primeiro que comprar ações de apenas duas empresas é arriscado. Diversificar um pouco é sempre bom, mas duas ações é pouco demais.
Se algo acontecer, metade do seu capital será afetado. E isso é demais.
O ideal seria investir pelo menos em 4 ou 5 ações. Mais do que isso aí é exagero por parte do investidor. A não ser é claro, que ele tenha muito dinheiro, o que provavelmente não é o seu caso.
O segundo problema é que existem muitas outras ações fantásticas de empresas melhores ainda por aí. Estou falando de empresas pequenas com crescimento forte.
Se uma empresa pequena (small cap) cresce mais proporcionalmente no começo do que uma Petrobras ou Vale da vida (as duas são blue chips), o retornos das empresas pequenas tende a ser maior.
Logo, investir só nas duas ações mais populares da Bovespa pode não ser a idéia mais rentável para o investidor.
E por último, não sei se você percebeu mas a Petrobras trabalha com petróleo e derivados. E a Vale? Trabalha principalmente com minério de ferro.
O que esses dois tipos de produtos tem a ver um com o outro? Os dois são commodities, os seja, mercadorias “genéricas”.
Tudo bem que eles não são relacionados mas ao comprar ações na bolsa, o investidor deve procurar ter ações de setores totalmente diferentes. E isso inclui não investir 100% do dinheiro em ações de empresas que trabalham com commodities de forma tão ampla como é o caso da Vale e da Petrobras.
Então, esqueça a idéia de comprar só essas duas ações.
Procure ter umas 4 ou 5 ações na sua carteira e, de preferência, de setores totalmente diferentes. Se quiser ter 5 ações, pode jogar Vale e Petrobras aí, mas por favor varie no tipo de negócio e setor das outras empresas.
Nunca fique só nas commodities ou só nas elétricas, construtoras e etc. Diversifique ações e diversifique setores.
Bons investimentos!
Gostei e me interessei sobre acoes, moro no japao nao tenho nenhuma nossao sobre bolsa de valores, tenho 25 anos ,nao tenho noção sobre o assunto gostaria de apreender mais , se puder me ajudar eu agradeço…. Muito obrigado
Oi Diego,
Caso não tenha se inscrito na historinha, faça isso. Ela te dá uma boa noção do que fazer. Todo o procedimento foi feito pensando no Brasil mas você pode usá-lo no Japão com pouquíssimas adaptações óbvias. Exemplo: “por isso investir em small caps é legal” para “por isso investir em small caps até mesmo no Japão é legal”. 😉
Abraço,
Hugo
Hugo me encantei sobre o assunto, so me diz como faço pra poder adquirir esse e-book, pois estou no japao posso fazer o pagamento via deposito bancario? Obrigado mais uma vez nai vejo a hora de me afundar no ebook sempre quiz aprender sobre a bolsa abracos
Oi Diego,
Eu não sei se o sistema brasileiro de pagamentos funciona com o sistema japonês, porém eu sei que dá para usar cartão de crédito de qualquer lugar por esse link aqui: http://www.hotmart.net.br/produto/H22388H/Como-Investir-na-Bolsa-de-Valores-Com-Pouco-Dinheiro/—-
Caso você tenha conta no Brasil ou algo assim dá para usar o sistema comum do “adicionar ao carrinho” nesse link aqui: http://www.comoinvestirnabolsadevalores.com/com-pouco-dinheiro/
Qualquer dúvida, só perguntar. 🙂
Abraço,
Hugo