Muito antes de começar a pensar em especulação, sistemas de trading ou análise técnica, eu tinha um outro objetivo, muito comum, o de aprender a investir em ações da bolsa de valores.

Para isso comecei a estudar livros sobre investimentos, li tudo que pude. Depois de chegar naquele ponto quando todos os livros parecem se repetir, parei de estudar análise fundamentalista.

Mas antes de mergulhar de vez na especulação, decidi olhar novamente tudo o que tinha lido e separei alguns dos melhores livros.

E um deles, que realmente me prendeu a atenção, foi O Jeito Warren Buffett de Investir do Robert G. Hagstrom.

Historinhas, Mais Historinhas e Seguradoras!

Vai dizer que você não esperava outra mega pose super sexy?

Depois do índice e da introdução, o autor apresenta uma breve biografia do Warren Buffett. Diz onde ele nasceu, como e quando começou a investir e coisas do tipo. Algo assim é de se esperar, mas Hagstrom não ficou só nisso, ele também escreve várias mini-historinhas sobre como os parceiros e aliados do Buffett começaram a investir, ou seja, o cara descreve toda a gangue! Benjamin Graham, Philip Fisher, John Burr Williams e o mais famoso deles, Charles Munger, todos receberam um pouco de atenção.

Então é a vez de falar da Berkshire Hathaway, empresa do Buffett, comprada por ele, e não fundada, como muitos acham. Descobrimos também o método principal de levantamento de capital da empresa. Basicamente o que Buffett e seus parceiros faziam era o seguinte: eles compravam seguradoras e usavam o dinheiro para investir. Uma idéia ótima: as pessoas tem medo de tudo e então se “protegem” comprando seguros, quando nada acontece (…), as seguradoras lucram bastante, seus donos pegam o dinheiro, investem bem, e ganham ainda mais!

Aprendendo a Investir!

Montanha sobeeee!

Conteúdo principal! Hora de aprendermos a investir como o Warren Buffett! Hagstrom nos explica como escolher uma boa empresa para comprar ações através de vários critérios, ou setups. Esses critérios são divididos em 4 partes maiores, a do negócio, a administrativa, a financeira e a do valor, ou seja, se a idéia chave da empresa é boa, se as pessoas que cuidam dela são honestas, inteligentes e trabalhadoras, se as finanças dessa empresa vão bem e por último, se suas ações estão com um preço bom.

Depois de “como escolher ações”, temos outros ótimos capítulos, um dedicado à investimentos de renda fixa, outro sobre como administrar uma carteira de ações e um muito interessante sobre a psicologia do mercado, onde Hagstrom descreve a visão que Warren Buffet tem do “Senhor Mercado” (sim, eu tirei o nome do site daí :D). O livro termina com algumas dicas muito boas, como essa: “É muito melhor comprar uma empresa maravilhosa por um preço justo do que uma ótima empresa por um preço baixo”.

Vale a pena?

Yes! Is nice!

Sim, este livro vale a pena sem dúvida alguma. Como ele é dedicado mais para iniciantes, quem ler não terá nenhuma dificuldade em entender o que está sendo explicado, é uma leitura muito fácil e tranquila. Outro fator que seria impossível deixar de fora é: O Jeito Warren Buffett de Investir é o livro mais cheio de exemplos que eu já li, poderia até definí-lo como: “livro de exemplos sobre investimentos”. Em nenhum capítulo explicativo, o autor escreve alguma coisa e deixa por isso mesmo, não, ele explica e entope de exemplos de investimentos do Buffett, como por exemplo, Coca-Cola, Gillette, GEICO e outras.

A verdade é que você não aprenderá a investir lendo apenas esta obra, apesar de ser um ótimo material, ainda é pouco. Meu conselho para quem quiser realmente aprender a escolher ações é simples: leia também O Investidor Inteligente do Benjamin Graham pela sua base teórica. O Jeito Warren Buffett de Investir não é técnico, ele serve mais como um guia, uma fonte de exemplos. E como um erro grave dos livros técnicos é que eles dão poucos exemplos ou exemplos estúpidos (como 90% dos de análise técnica), este aqui se destaca, pois ele ilustra a “arte” de se investir de uma forma muito clara.

Conclusão

Eu não sei ler mas fingirei para o bem da foto!

Se você for um iniciante que deseja aprender a investir na bolsa de valores, não deixe de ler este livro. Ele é fácil de entender pois apresenta uma leitura bem light, muito interessante, divertida, enche tudo com muitos exemplos e no final ainda fala sobre alguns dos “axiomas” dos investimentos. Quem já estuda análise fundamentalista pode gostar também, já que nem sempre é fácil de visualizar o que os autores dos livros mais complicados estão querendo nos dizer. E quando isso acontece, nada melhor do que vários bons exemplos para esclarecer as coisas não é? Por isso considero O Jeito Warren Buffett de Investir como uma leitura altamente recomendada!

Onde Comprar

1 Comment

  1. Marlon Okay 10 de março de 2017at4:07

    Obrigado amigo, eu estava mesmo procurando alguém que tivesse lido este livro e feito uma análise precisa, pois eu gosto de leitura simples, e agora eu sei que esse livro é assim. Parabéns pela sua análise descontraída e direta.

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *