+8 Conselhos de Warren Buffett Sobre Investimentos

Depois das primeiras 8 dicas sobre investimentos do sexy e dinâmico bilionário Warren Buffett, apresento aqui a segunda parte que contém, como o título desprovido totalmente de originalidade sugere, mais 8 dicas, ou conselhos, tanto faz, do magnata da Berkshire Hathaway, ok, vamos começar:

1 – Você deve aprender não apenas só com a sua experiência, mas com a dos outros também sempre que for possível. Essa é uma das que eu mais gosto, só que em vez do jeito do Buffett, prefiro assim:”É muito bom aprender com os próprios erros, mas é muito melhor aprender com o erro dos outros”. Porque? Simples, o estudo dos erros dos outros faz com que sua jornada para se tornar um investidor/especulador de sucesso seja consideravelmente menos dolorosa. Imagine as merdas que o Buffett teria feito no começo se ele não tivesse sido aluno do Benjamin Graham? E aqueles caras da série Market Wizards? Eles quase não tiveram fontes de informação e precisaram aprender da forma difícil. Sorte nossa, que não precisamos sentir a pimenta em nossos olhos para descobrimos que ela arde.

2 – Uma péssima característica humana é a de tornar difícil o que é fácil. Exato, e até já falei sobre isso no post Boa especulação é complicada que, apesar de se tratar de trading, seus conceitos básicos se aplicam aos investimentos à longo prazo. O problema descrito é o de as pessoas estarem acostumadas a enrolar e complicar tudo, talvez porque elas acham que quanto mais difícil for, melhor elas irão se sentir se tudo der certo, não tenho certeza. De qualquer forma, o “axioma” é o mesmo: KISS, Keep it simple, stupid!

Sempre arrumadinho e perfumadinho 😀

3 – A diversificação é uma proteção contra a ignorância, faz pouquíssimo sentido para quem sabe o que está fazendo. Também já falei sobre isso no post, Coloque todos os seus ovos numa cesta só. A idéia de diversificar, ou seja, comprar uma porrada de ações para “se proteger” e “diminuir o risco” é uma atitude besta porque basicamente prende sua carteira de investimentos ao status quo, algumas ações sobem, outras descem, no final, provavelmente não terá dado em nada, você estará preso ao índice iBovespa. Por outro lado, colocar todo seu dinheiro em um único investimento também é uma idéia estúpida pois faz com que o risco seja alto demais. Portanto, mantenha um equilíbrio.

4 – Você só precisa ter pouquíssimos acertos, contanto que não cometa muitos erros. Muitos já diziam: “A forma de se vencer na bolsa de valores é perder o menor dinheiro possível quando se está errado”, e é exatamente isso. Ao manter-se no jogo pelos períodos difíceis, perdendo apenas 1% ou 2% de seu capital por operação, você estará firme e forte para quando as oportunidades para se fazer 3%, 6% ou mais, surgirem. A mesma coisa vale para investimentos no longo prazo, uma boa jogada pode compensar várias ruins.

5 – Uma ação não sabe que você a possui. Ou seja, ela está pouco se f*dendo para o que você pensa dela. Se você não tem dinheiro, está desempregado, sua esposa te deixou, seus filhos te odeiam, você está com câncer, aids, qualquer vírus zumbi e passou dia e noite por 3 meses se preparando para iniciar um investimento ou trade e ele não funcionou… azar o seu, a ação não está nem aí, ela não “pensa”, ela é só um papel. Nicholas Darvas, no começo, tratava algumas ações como “bichinhos de estimação”, tipo gatos ou cachorros, e ele mais perdia dinheiro com essas ações. Resumo da ópera: não se envolva emocionalmente com nenhum tipo de investimento! Se ele não funcionar, chute-o!

Não me chuta pela-mor-de-deuuuuusss!!!!!!!!!

6 – O que sobe não tem que necessariamente cair. Objetos em movimentos tendem a se manter em movimentos. Ações em movimento também tendem a se manter em movimento. Está subindo? Provavelmente continuará subindo, está caindo? A mesma coisa, melhor apostar que continuará caindo. É uma idéia estatisticamente lógica! Na especulação e nos investimentos vale o mesmo princípio. Se uma operação estiver dando certo, continue com ela. Só venda-a quando não estiver valendo mais a pena. Não reme contra a maré!

7 – O que aprendemos com a história é que as pessoas não aprendem com a história. Economia forte, gente gastando dinheiro com bobagens cada vez mais, bancos emprestando adoidados, tudo vai bem até que a situação explode. Acontece o tempo todo, os mesmos ciclos econômicos, aconteceu em 1907, 1929, 1987, 2008 e provavelmente muitas outras vezes antes disso. Pessoas esquecem o passado e cometem eternamente os mesmos erros, azar delas. Nessas situações “difíceis”, traders tem maravilhosas oportunidades para vender à descoberto e investidores podem fazer a festa comprando ações com preços vergonhosamente ridículos. Basta não ser muito burro, estude lambanças antigas e aprenda a tirar proveito das novas quando elas surgirem.

8 – Eu seria um mendigo na rua com uma caneca de lata se os mercados fossem eficientes. Aquela velha história que professores universitários de economia bestas e frustrados continuam contando para seus pobres alunos. Os mercados NÃO são eficientes. As ações, opções, ou qualquer outra coisa, são estupidamente precificadas o TEMPO TODO. E preço é diferente de valor, discordar desta afirmação é assinar o atestado de sua própria ignorância. Os mercados realmente NÃO são eficientes, portanto, como dito no item anterior, aprenda a tirar proveito de suas hilárias ineficiências.

O que será que pesa mais? Oxigênio ou vácuo? Hmmm...

Essas dicas também foram tiradas do simpático e barato livro de 10 pilas, “O Tao de Warren Buffett”, escrito por Mary Buffett e David Clark.

Concorda? Discorda do “Oráculo de Omaha”? Comente!

Depois das primeiras 8 dicas sobre investimentos do sexy e dinâmico bilionário Warren Buffett, apresento aqui a segunda parte que contém, como o título desprovido totalmente de originalidade sugere, mais 8 dicas, ou conselhos, tanto faz, do magnata da Berkshire Hathaway, ok, vamos começar:


Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *