7 Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Pensar em Viver da Bolsa

Essa você já ouviu:

“Se eu soubesse ontem o que eu sei hoje, a minha vida teria sido muito mais simples e fácil!”

Não vou viajar e dizer que não passa de senso comum porque é mesmo, apesar de que muitas vezes ele nos deixa na mão e nos…

😳

Faz amor conosco sem “permissão”, digamos.

E isso vale pra tudo.

Um trader experiente com todo o seu conhecimento teria também tido uma vida mais simples no início da sua carreira se tivesse recebido algumas dicas de antemão.

É aí que eu entro.

Nesse post vou te dar algumas dicas e avisos que podem fazer com que o seu futuro na bolsa seja mais previsível ou então nem exista (pro seu próprio bem)…

Enfim, sem mais enrolações…

1 – Pode ser muito difícil e frustrante no começo… também pode ser fácil e animador… e infelizmente não depende 100% de você…

7-bolsa-a

Eu comecei a operar em 2008 bem quando o Lehman Brothers e afins estavam indo para o saco, ou seja, a bolsa estava uma festa. Subia 10% em um dia, caía 15% no outro, dava circuit breaks e era tudo dorgas iariar.

Na época eu tinha uma estratégia porca de operar contra à tendência, não tinha feito backtests nem nada, apenas li algumas coisas em livros de análise técnica e fui à luta.

Meu resultado?

Perdi acho que 15% do meu capital.

Depois, analisando todos os 10 trades que fiz, alguns em ações que até nem tem mais o ticker (tipo SDIA4), percebi que eu só perdi dinheiro porque cometi erros bestas como tirar o stop quando você NUNCA deve tirar o stop.

Foi ótimo e eu aprendi muito.

Baixa frustração.

Depois no final de 2008 eu conheci os sistemas de trading, aprendi a fazer backtests e finalmente larguei mão da minha ideia estúpida de operar contra à tendência (não que não seja válida, apenas não servia para mim) e virei um trend-follower.

Em 2009 eu consegui surfar um dos melhores anos de todos os tempos da Bovespa e tirei os tais 137% que fico falando por aí.

Eu sou bom?

Eu sou foda?

Eu sou o cara?

Não.

Eu sou responsável e estudei bastante.

Isso foi 50%.

Os outros 50% foram sorte.

Agora, diga-me o que você quiser, que um homem de verdade controla o seu próprio futuro e o seu destino e tal mas na vida real… isso não é, nunca foi e nunca será 100% verdade.

Você controla talvez mais do que imagina, mas muito é apenas aleatório, como o seu nascimento.

Enfim…

Se eu tivesse começado a operar em 2011 por exemplo, talvez eu nem estivesse aqui, já que aquele ano foi horrível, mas se tivesse começado em 2006, talvez tivesse comprado um iate e você também não me conheceria também.

Óbvio.

ÓBVIO!

Se você continuar insistindo, talvez em mercados diferentes, talvez com estratégias diferentes, estatisticamente uma hora você vai pegar um ano bom, usar ele como cobaia e aprender as regras do jogo.

Mas se você acha que o seu sucesso só depende do seu esforço e que o poder de milhões de pessoas que movimentam um mercado gigante como a Bovespa ou políticos imbecis não terão nenhuma influência sobre os seus resultados… você precisa ver menos filmes da década de 80 com músicas motivacionais.

Lição: Viver da bolsa pode ser tão difícil quanto todo mundo diz… mas pode ser relativamente fácil também… depende de 3 trilhões de coisas, poucas sobre o seu controle. Lembre-se, você pode aprender tudo sobre o mar, mas se ele não estiver para peixe, não há nada que você possa fazer… a não ser mudar de mercado e torcer… mas isso raramente acontece porque…

2 – Muitos iniciantes (e você) podem desistir por não saberem se adaptar às mudanças ou porque se distraem, perdendo o fio da meada e enlouquecendo pelo caminho…

7-bolsa-ca

Vamos ser realistas aqui.

Politicamente o Brasil é uma catástrofe.

Economicamente o Brasil é só menos catástrofe.

Ou seja, apesar de estar tudo mais tranquilo agora, os últimos anos não foram naaaaddaaaaa supimpas para iniciantes, nada.

Isso acontece porque iniciantes sabem tão pouco e tem tão pouca experiência que eles muitas vezes não sabem nem que as coisas mudaram e se sabem, não tem ideia de como se adaptar às mudanças.

Profissionais não.

Profissionais mudam.

Eles se adaptam.

Entenda, o bom trader não conhece técnicas e sistemas e afins, não, ele conhece o jogo, e parte do jogo é se adaptar.

Nesses últimos anos eu andei fazendo alguns testes para ver se conseguia melhorar minha performance diante de um cenário político e econômico patético, desprezível e afff, keynesianos, eu odeio todos vocês!

Deu certo, um dos testes.

Eu mudei só uma coisa, fui para a escala semanal.

Dessa forma o peso de notícias e pesquisas eleitorais tinham menos impacto sobre os gráficos (o que acontecia demais no diário) e os fundamentos (ironicamente, já que eu sou técnico), começaram a ter um peso maior.

Ouviu?

Eu me adaptei percebendo a coisa semi-óbvia de que escalas maiores refletem mais o estado real da empresa em si e menos do mercado como um todo.

Agora… eu também fiz um outro teste, um na escala mensal.

E adivinha?

Foi uma catástrofe!

Foi terrivelmente horrível!

E o motivo (engraçado) é que quando você precisa olhar suas ações uma vez por dia, você desenvolve um hábito facilmente… afinal, é todo dia olhando as malditas (todo dia, não o dia todo, não confunda), já na escala semanal é mais difícil estabelecer o hábito porque você tem menos chances de praticá-lo, já que é só uma vez por semana, mas ainda assim dá.

Porém…

Na mensal…

Cara, eu esquecia de olhar as ações do mensal!

“Hugo, você olhou suas ações esses mês? Aquilo que leva 10 minutos e você tem o mês todo para fazer?”

“Nãããããããããooooooo, eu esqueci!!!”

🙁

O trabalho era tão pequeno, tão simples, tão patético e bobo que eu nem lembrava que ele existia, eu me distraia com coisas idiotas (Facebook, 9gag etc.) e deixava pra depois (pô, eu tinha o mês todo né?) e aí acabava não vendo nunca.

Acabei nem perdendo dinheiro no teste do mensal, mas pra mim, nunca mais.

Lição: Não aprenda técnicas ou sistemas, aprenda a criar técnicas e sistemas porque assim a coisa ficará bem mais segura na hora que você precisar se adaptar… mas na hora de se adaptar, tome cuidado porque você pode acabar se dando mal também, logo, tenha um plano A sim mas também, tente criar um B ou C.

3 – A tendência é que você não seja um total sucesso, nem um total fracasso…

7-bolsa-b

Existe esse mito de que na bolsa ou você consegue ser consistente e fica rico ou você faz tudo errado, se frustra, desiste e continua pobre (ou classe mérdia).

Isso não é verdade.

O motivo é simples: a vida te atrapalha.

Seguinte, se você está operando de forma consistente e não está gastando absolutamente nada, obviamente o seu capital vai crescer horrores devido aos juros compostos.

Em outras palavras, se você nunca tirar dinheiro dos seus lucros para você mesmo ou tirar bem pouquinho (como eu faço), você vai sim ficar rico.

Mas pera aí?!?!

Com que dinheiro você vai viver se você não pode tirar grana da corretora porque ele só está lá para crescer e te deixar rico?

Dinheiro de jogo imobiliário?

IOU’s a là Debi e Lóide?

Papai e mamãe?

Nenhum?

Na realidade você vai precisar sim usar a grana, talvez até mais de 1% ao mês… afinal, vai que seu carro explode e você não tem seguro, ou sua casa desabe ou seu filho resolva fazer medicina em Oxford, sei lá…

Você vai pagar né?

Se você for um bom pai, vai.

Mas sabe o que acontecer com isso?

Com esses gastos o seu capital vai crescer menos!

Vai demorar mais pra comprar a sua cadeira de ouro do Scarface!

É o que acontece quando a vida quer encher o saco.

Mas é a regra:

Se você quer muitas árvores, você precisa plantar as sementes e não comê-las feito um doido ou você nunca terá a porra da floresta que você deseja.

Isso significa economizar quando dá e quando não dá… e acredite, muitas vezes não dá… você vai precisar comer dos seus lucros, isso vai te atrapalhar e quando você perceber, você estará na classe média alta com gastos que você, se for como eu, certamente considerará idiotas, mas ainda longe de ter um iate ou uma Ferrari.

Por outro lado, se a coisa está dando errado… a não ser que você goste de alavancar estupidamente sem nem um pingo de responsabilidade… a boa notícia é que você nunca ficará completamente sem dinheiro.

Ou seja, o fracassado aqui é o cara que passou por um tempo ruim (pode nem ter sido incompetência, pode ter sido azar mesmo) mas raramente terá perdido tanto a ponto de desistir, logo, a tendência é que ele acabe voltando aos patamares anteriores e consiga operar, viver da bolsa, de forma consistente… mas nesse caso, sem luxos.

Lição: Você pode sim ficar rico, mas para isso você pode precisar sacrificar a BMW de hoje pelo iate de amanhã… e como nem todo mundo quer um iate (sério, eu conheço gente da área, não compensa)… é provável que você se contente com a BMW e fique feliz só de ser um trader de sucesso average, logo, tenha isso em mente antes de começar a operar… a maioria é average… até os que começam de baixo no começo… se você souber operar, ficar na média é o seu destino… ainda mais porque…

4 – É provável que sua profissão te deixe muito insatisfeito emocionalmente…

7-bolsa-d

Cara, eu seria um vendedor muito bom ou muito terrível porque ia depender do produto.

Seria algo assim…

“Sim senhor, vá em frente, esse Mouse da Logitech é realmente muito bom, tem um custo benefício ótimo, só tem notas positivas no Amazon e se você precisar usar a garantia eles trocam rapidinho pra você, garanto que você não vai se arrepender… na verdade eu tenho um também já faz um tempão, tá 100% até hoje e eu o adoro, estou longe de pensar em trocar!”

Ou, por outro lado…

“Então… esse carro… ele tem… portas e volante… mas no Latin Ncap… bem… é, não… é basicamente… olha, eu acho que você seria muito burro de comprar esse carro ou qualquer outro popular porque eles são caros, inseguros e na boa, olha o juros cara… e outra, se você não tem como comprar à vista você não tem como comprar… então… porque você não anda de ônibus? Foi o que eu fiz e não me arrependo. O que? Como assim eu te ofendi? Não eu mão tive a inten… Oi gerente… Como assim eu estou demitido? Afff, vão à substância-de-cor-semelhante-ao-sorvete-de-chocolate todos vocês!”

Em palavras mais eficientes e chatas, eu costumo ser honesto.

Acredito que o meu post sobre O Lado Negro da Bolsa tenha demonstrado isso.

E é por isso que eu me sinto tranquilo em te dizer que…

Viver da bolsa te dá 0 prazer.

Sério.

0.

Nada.

Zip.

Óbvio novamente… no começo tudo é incrivelmente divertido e compensador…

A felicidade que eu tive ao fechar meu primeiro trade com um lucro líquido ridículo de 3 reais que na época talvez desse pra comprar um cafézinho e só foi inesquecível, eu até senti orgulho e não vergonha em dizer pra todo mundo que eu consegui ganhar 3 reais.

Hoje, eu vou fazer meu imposto de renda e percebo que não notei um dividendo de 12 mil reais que entrou um dia desses e eu fico… “Oks, legal…”

E o problema não é só a tristeza da lei dos retornos diminutos… mas também, o lado social.

Cara, se você me conhecesse bem na vida real você ia perceber que eu não sou muito social… pra dizer o mínimo… eu não me importo com camaradagem, grupos de amigos de trabalho e afins, talvez você seja assim também, mas quer saber?

Talvez você não seja como nós at all, pelo contrário!

Talvez você curta ter um emprego!

Curta a camaradagem!

“Mano!!!”

“E o tiozinho do RH que fez aquela coisa aquele dia, lembra?”

“E aquela gata da Contabilidade, hein?”

“Eu ODEIO o meu chefe!”

“Eu amo bônus!”

ADEUS!!!!

Você nunca vai ter aquela camaradagem na bolsa de valores se você viver como um trader, o máximo que você terá é um grupo de amigos de internet onde metade são iniciantes que fingem entender de alguma coisa e a outra metade que não quer se socializar e desaparece o tempo todo.

Ou seja, a graça do dinheiro vai passar e a graça do social de um emprego decente não vai nem existir, assim como as oportunidades do famoso QI (quem indica).

E eu nem falei do pior!

Você ganha dinheiro sem fazer nada de útil pela sociedade, e sim, você pode entrar em negação e dizer que a sua função é contribuir com a liquidez dos mercados mas meu, acorda pra vida, traders não servem pra porra nenhuma, logo, você vai tirar dinheiro da bolsa e acabou.

É uma profissão egoísta e solitária, ótima para nerds sociopatas.

Logo, se você for um cara normal, saiba que…

Lição: Os lucros vão perder muito da graça, você pode sentir falta do social e claro, se você realmente quer fazer uma diferença no mundo e espera que a bolsa em si te ajude nisso (se você for usar os lucros para algo útil depois é outra história), prepare-se para algumas noites bêbadas em claro chorando porque você não consegue ser um pouco mais como o Elon Musk e menos como o Jesse Livermore e não pode nem reclamar porque as pessoas te xingariam porque adorariam estar no seu lugar e ficar tristinho às vezes.

5 – É muito difícil não ficar se achando um dia ou outro…

7-bolsa-e

Yey!!

Agora é hora!!

Chegamos na parte legal!!!

Seguinte… não importa se você for um trader com lucros enormes ou lucros boquetas, não importa se você pode comprar coisas legais ou só coisas comuns porque uma coisa nunca ninguém poderá tirar do trader, o tempo livre!

Acordar quando você quiser, tirar dias offs quando você bem entender e fazer as coisas em horários que normalmente seriam impossíveis para pessoas normais vão fazer toda a diferença do mundo.

Imagina um cara marcando um corte de cabelo…

“Bom dia, nós temos para às 9 horas, tudo bem para o senhor?”

“Hmm, 9 horas estou no trabalho, tem mais cedo?”

“Não, mas temos às 4 da tarde, pode?”

“Aí ainda estou no trabalho.”

“Às 6 seria possível?”

“Trânsito.”

“…”

“…”

Agora imagina um trader…

“Bom dia, nós temos para às 9 horas, tudo bem para o senhor?”

“Heuheuehuehuehe, obrigado, é meio cedo para mim.”

“À tarde temos às 2, 3 e 4, algum desses?”

“Sim, qualquer um, whatevs, 4.”

“Marcado para às 4.”

“Ohh yeaah!”

Pense também nos horários para fazer mercado, aqueles em que tem 300 pessoas na fila e você precisa esperar uma eternidade… como trader você simplesmente vai quando não tem ninguém… pode também ser academia, médicos etc.

Como trader, na maior parte do tempo, você escolhe o que você quer e não o que você pode… ou melhor, o que o seu chefe diz que você pode…

Uma maneira engraçada de ter uma prévia disso é se você tiver Sem Parar ou semelhante:

Estão todos nas filas comuns mas você passa rapidinho nas catracas.

“See u later, suckaaaassss!”

É isso.

Mas todo dia.

🙂

O ponto negativo…

Como você já deve ter percebido…

É que você pode começar a se tornar um babaca, aí você precisa por o pé no freio de vez em quando e lembrar que apesar de tudo você ainda é só uma formiguinha insignificante que poderia ser aniquilada facilmente com um meteoro ou algo assim.

Felizmente esse “achismo” do trader costuma passar logo e às vezes nem acontece.

Mesmo assim, fique de olho para o “ohhh yeaaah” não subir à cabeça.

Apesar de que de vez em quando, não tem problema.

Aí apenas respire bem fundo e grite!

“Ohhhhhh yeahhhh!!”

😀

E depois deixe de ser babaca.

Sério, enche o saco.

🙂

Lição: Quando você conseguir estabilidade na bolsa… mano… Mano… MANO!!!! Vai ser muito legal, então naqueles momentos em que você estiver pra baixo depois de alguns trades ruins, não se desanime muito porque quando a coisa funcionar… todo o hype será justificado… só cuidado com o nível de babaquice para que as pessoas não parem de te respeitar e passem a torcer para que você morra o mais rápido possível… e falando nisso…

6 – Você terá momentos de “Ahhh não, acho que na verdade eu não sei de nada, só dei sorte até agora e está tudo acabado pra mim!!” mas eles vão passar…

7-bolsa-f

Viver da bolsa pode ser uma coisa meio bipolar.

Se o mercado está super sagaz, você pode se achar melhor do que é.

Se o mercado está um lixo, você pode se achar muito pior do que realmente é também.

E se está sagaz ou lixo demais?

Aí fica engraçado.

Ano de 2006?

Ou 2009?

2012!

“Vem cá George Soros, vem cá vadia, vamos ver quem é o melhor!”

😀

Ano de 1998?

Ou 2001?

2013?

“Meu Deus do ceú eu devia ter feito vestibular pra medicina ou engenharia ou algo assim mas não eu sou idiota e burro e porque diabos vim fazer essa coisa idiota de bolsa que é idiota e não funciona e eu só dei sorte até agora e acho que mais um trade eu morro e talvez na verdade seja mais fácil eu me matar apesar de que se eu comer apenas miojo pelo resto da vida eu posso me aposentar pra sempre na Tailândia e não precisar trabalhar nem sofrer mais e aí tenho tempo também para estudar português e descobrir como usar pontos e vírgulas nas frases.”

🙁

Tá bom!

É um defeito meu!

Eu gosto de dramatizar exemplos!

Enfim…

Um dos assuntos que eu mais gosto na bolsa é justamente sobre a parte da psicologia da bolsa porque sem ela você estará sem uma das melhores ferramentas para te manter de humor estável, tanto nos períodos ruins quanto nos bons.

É engraçado notar que num mercado altista parece que todas as pessoas magicamente ficam com Alzheimer porque se esquecem que nem sempre as coisas foram assim, perfeitas como em filmes da Disney, o mesmo vale para mercados baixistas, isto é:

A gente pensa que o bom vai durar para sempre.

E pensa também que o ruim nunca vai acabar.

E é claro.

Às vezes isso é verdade.

Mas pense, finalmente voltou a chover, não é mesmo?

A Dilma foi embora (por enquanto), não foi?

A Guerra Fria acabou também, né?

Percebeu?

O tempo destrói tudo.

Destrói um mercado altista, um baixista.

Destrói o seu excesso de confiança e a sua bad absurda.

Mesmo sabendo disso o seu humor poderá ser afetado, mas enquanto suas estratégias forem racionais e você souber do que está fazendo, tudo irá passar.

Se não souber nada, porém…

Você devia ter colocado mais botes salva vidas no barco, né?

🙁

Lição: Alguns momentos ruins na bolsa podem tirar a sua auto-confiança… mas aí, apenas continue operando na boa, possivelmente com um position sizing mais apertado, espere a chuva passar e se ainda assim não ajudar, esqueça a ideia da Tailândia e lembre-se do que o Rudolf Abel responde no filmaço Bridge of Spies quando o perguntam se ele não está preocupado: “Will it help?”

7 – São poucas as pessoas que costumam se dedicar apenas à viver da bolsa por muito tempo… e não é por falta de sucesso…

7-bolsa-g

É estranho mas parece que ser trader é diferente de algumas outras profissões porque nela, existe uma linha de chegada muito bem estabelecida, o momento em que você ganha mais do que gasta e não precisa mais trabalhar do jeito 9-5.

Mas depois disso algumas pessoas podem ficar meio sem rumo.

Acredito que o problema é que enquanto em outras profissões o que mais importa é a jornada, na bolsa o mais importante é o destino:

Chegou nele?

Férias!

Para algumas pessoas isso é fantástico porque elas podem ir fazer o que elas sempre quiseram fazer… e acabam realmente gostando do que sempre acharam que queriam fazer.

Você pergunta, por exemplo, para alguma delas:

“Porque você quer viver da bolsa?”

E a pessoa responde:

“Para ter mais tempo de cuidar dos meus cavalos sem pensar em dinheiro!”

Válido e faz sentido.

Mas quando alguém responde assim:

“Eu quero viver da bolsa pra não precisar trabalhar!”

Ooopps!

Tem algo errado.

Essa resposta é muito vazia.

Não tem nenhum sinal de um “depois”.

Quem responde assim costuma entrar, mais cedo ou mais tarde, em desespero porque com o objetivo atingido sem nenhum outro objetivo pré-estabelecido, o que resta a fazer?

Morrer de tédio?

Gastar tudo?

Dormir?

Blog?

😉

Entenda:

Muitos fracassam, muitos se dão bem.

Mas são poucos os que ficam ativamente operando por bastante tempo, fazendo trades mais curtos e afins porque a maioria simplesmente fica de saco cheio da mesmice, começa a fazer trades mais longos (alguns até mensais se o cara se lembrar deles hehehehe) e vai trabalhar em outra coisa.

Já conheci alguns caras de SUCESSO que transformaram a “profissão” de trader em apenas “algo a mais para se ganhar dinheiro” e foram abrir empresas que não tem a ver com a bolsa, resolveram escrever livros de ficção ou estão vivendo estilos de vida hedonistas.

Os primeiros estão bem, obrigado…

Já os últimos…

Esses estão vegetando, vivendo de maneira pouco saudável, com um “?” gigante na cabeça todos os dias e se perguntando:

“E agora?”

Eu percebo com o tempo que os que ficam por muito tempo gostam mesmo do jogo, do curto prazo principalmente, e das emoções, para eles é uma profissão mesmo… os que acabam aumentando as escalas temporais querem aproveitar algo que eles sabiam de antemão que gostariam de aproveitar, para eles é algo a mais para ganhar dinheiro… já os perdidos tendem a ser os que entram na vida de trader com um porquê pouco específico e uma hora podem ter problemas.

O primeiro grupo realmente gosta.

O segundo grupo gosta por um tempo, depois brinca menos e troca de esporte.

O terceiro grupo veio ao mercado por que sei lá e continuará nele também porque sei lá, esses não serão muito felizes.

Portanto, se “viver da bolsa” é o objetivo, tente descobrir logo qual é o pós-objetivo porque ele é igualmente importante e se não for bem pensado, você corre o risco de cair na armadilha do tédio e do hedonismo… o que é terrível… mas provavelmente ainda melhor do que ter um emprego chato hehehe.

Lição: Para a maioria das pessoas, o “viver da bolsa” não será uma profissão, será algo de longo prazo sim, mas não de forma intensa, talvez seja a sua única fonte de renda também mas não será a sua única atividade, então pense em quais atividades você quer fazer depois porque se não tiver nenhuma, acredite, você vai ficar muito entendiado até encontrar algo interessante.

8 – Bônus de Conclusão!

7-bolsa-h

 

Para terminar, eu gostaria de fazer uma pequena lista de dicas simples e rápidas que também podem te ajudar consideravelmente no futuro:

  • Leia o máximo que puder, principalmente coisas que vão contra às suas crenças, se você é técnico, leia algo fundamentalista, se for fundamentalista, leia algo técnico;
  • A não ser que você opere forex, tente acordar o mais cedo possível, eu quase ferrei minha vida indo dormir às 6 da manhã e acordando às 16 da tarde;
  • Mantenha back-ups da sua lista de acompanhamento de ações, backtests e códigos, você vai ter problemas enormes se seu PC der pau e você tiver esquecido de tudo;
  • Se o seu inglês não for ótimo, cuide disso ASAP (não sabe o que é ASAP? taí a lição de casa) porque quase todos os melhores livros sobre bolsa estão em inglês;
  • Você faz day trades ou scalps? Se sim, tudo bem… se não, não seja mané em gastar horrores em plataformas modernas porque quem opera de position pra cima não precisa de nada disso;
  • Iniciantes tem demais… novamente… DEMAIS a aprender fazendo day trades com um simulador gratuito de forex, você não perde nada mas ganha muito conhecimento em muito pouco tempo;
  • Se você está fazendo algo e está difícil, tudo bem, algumas coisas são mesmo difíceis… mas se você está fazendo e está difícil DEMAIS, você está fazendo algo errado, descubra o quê, agora;
  • Existem traders ousados e traders velhos, mas não existem traders velhos e ousados… ou seja, quem arrisca como um idiota (vide galera popular de forex nas redes sociais), vai curtir muito por um tempo… mas só por um tempo…

Bem, é isso aí.

Espero que tenha gostado.

Espero também que comente abaixo.

Sagaz?

Então sagaz.

🙂



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


59 Comentários 7 Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Pensar em Viver da Bolsa

  1. fernandoalves2010

    Hugo ‘Mestre dos Magos’ Teixeira, mais um artigo esclarecedor para quem está apanhando para deixar o nível iniciante, para avançar ao intermediário. Às vezes eu fico na dúvida se é realmente possível ficar rico fazendo trades na bolsa. Perdi o rali desse ano, esperando uma oportunidade de entrada e quando entrei o IBOV entrou em correção, acionando os meus stops. São tempos difíceis, eu sei, e o seu artigo veio na hora certa, para dar uma palavra amiga. Parabéns pelo trabalho.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Olha, na prática é mais fácil ficar rico do que as pessoas pensam… apesar de que a definição de ser “rico” aqui é bem fraquinha… basta você não gastar o que você ganha e deixar tudo numa boa renda fixa.

      Se as pessoas pararem para analisar quanto que elas já ganharam (e gastaram ) nada vida… muitos aqui seriam altamente milionários só de renda.

      Mas sim, nos últimos anos foi difícil manter a “esperança” por assim dizer.

      Responder
  2. Andre Luis

    Qual a finalidade de investir na bolsa? Eu penso assim: “emprestar dinheiro para empresas e instituições para que elas se desenvolvam”… é uma forma romântica de dizer qual é o meu papel de investir na bolsa. Tenho fascínio por ela devido ao lucro e tempo livre que posso ganhar para fazer os meus hobbies à vontade (música e quadrinho) 😉

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Então… você até poderia dizer isso se você for realmente investir na bolsa, ou seja, de maneira fundamentalista mesmo. Eu mesmo investiria muito feliz em algumas empresas se elas viessem à público.

      Enfim, o caso já é diferente pro trader, já que ele não tá nem aí com a empresa e sim, as flutuações de preços para especular e lucrar. 🙂

      Responder
  3. Allan Lincoln

    Opaaaa………………finalmente um post achei que o vc ja tinha se esquecido do blog , mas pelo jeito voltou e isso é ótimo . Mas então Hugo “Munrah o de vida eterna” Teixeira , estou querendo ou melhor tentando obter um ótimo conhecimento para poder assim enfim entrar e começar a operar no mercado de ações o que não é nada fácil , mas confesso que com os seus artigos e seus Ebooks tem me ajudado bastante na compreensão de muitas coisas em relação a bolsa , já estou me aventurando no mundo dos simuladores e confesso que no começo me dei bem mas agora estou tento certas dificuldades ( e isso é pq é um simulador heim ) mas enfim , queria mesmo é agradecer pelos seus esclarecedores e não tediantes que além de fornecer um excelente conteúdo descontrai um pouco o que faz com o nos anime a cada leitura ,mas vlw cara agradeço muito …. e ahhh se quiser me dar alguma dica sobre um sistema eu aceito é claro , estou usando um sistema de 2 MME , ATR (entre 2 e 3 ) e um MACD como oscilador para um Position Sinzing . Vlw Um abraço .

    Responder
      1. Allan Lincoln

        Cara eu uso o simulador folhainvest , mas para montar os gráficos eu uso ADVFN os gráficos desse site eu acho bem mais completo .

        Responder
    1. Hugo Teixeira

      Dica eu não sei, mas eu tenho mesmo são várias perguntas…

      Você disse ATR 2-3? Ou seja, é variável?? Depende do quê? Algum fator técnico ou intuição? Você fez o backtest do sistema? Se fez, se deu certo, se a performance é boa então não importa o que eu penso, o que importa e o resultado, a única coisa que importa na bolsa é o resultado…

      Então se o seu sistema tá certinho, então parabéns.

      Se não estiver, a dica é… tome cuidado… e olhe com carinho para o semanal… just saying… 😉

      Responder
      1. Allan Lincoln

        OI Hugo então em relação ao ATR entre 2 e 3 q eu uso , multiplico por 2 ou 3 conforme a ação é mto volátil e mto constante eu altero a ATR de stop e com os meus backtest eu ainda estou desenvolvendo ,mas em alguns eu já tive um bom desempenho no periodo 1 d no grafico algum tempo atrás , porém ultimamente estou vendo que não está dando mto certo e alguns dos meus testes eu ja mudei para o grafico semanal e percebi que voltei a ter um desempenho relativamente bom , mas desde já agradeço pelos toques e cara volta a ser mais frequente nas suas postagens pq elas nos ajudam demais just saying heheheh claro se for possivel . Vlw Hugo um abraço .

        Responder
  4. Claudio Ramos Junior

    Genial a forma a qual você se expressa. Os exemplos e as comparações melhores ainda. Sem dúvidas os melhores post que já li e vi. Fantástico.

    Responder
  5. Pedro

    Te acompanho desde 2012 e confesso que tenho dificuldade em achar material para ESTUDAR e criar um cronograma para faze-los, mesmo após todas seus e-books comprados lidos e re-lidos.

    Responder
  6. Pedro

    Hugo, seus textos são ótimos, li praticamente todos, tenho 2 e-books. Mas acho que ainda mais interessante para quem já está iniciado seriam alguns comentários mais frequentes sobre suas impressões do mercado, alguma mudança de estratégia, como está operando… Se não se importar em compartilhar, claro. Abraço!

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Eu costumo não falar disso porque aí poderia ter gente esperando comentário meu para tomar alguma decisão ou algo assim, tenho medo de que me tornaria um palpiteiro com uma legião de seguidores de palpites… eu mesmo não sigo ninguém e faço tudo sozinho… recomendo isso para todos também por questão de segurança.

      Posso sim falar de coisas mais específicas, mas nada que tire um pouco da sensação de autonomia e controle total das pessoas sobre suas próprias estratégias.

      Responder
  7. Patrick

    Te acompanho a algum tempo, li trocentos posts seus, comprei um ebook que me deu o direito de trocar meia dúzia de emails contigo, e por que disse isso tudo? To make a point: Se você pegar seus primeiros posts e compará-los com os últimos você vai notar o quanto o assunto psicologia aumentou, talvez junto com o seu perfil, o que leva a imaginar se ou você achou interessante dar ênfase neste tópico ou experiências pessoais o levaram a isso. O que quero dizer: Cara você não ta com depressão?

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Um pouco dos dois e não.

      Sim, achei interessante dar mais ênfase no tópico psicologia porque acredito que esse assunto é mais importante para o preparo na bolsa. Já existem 300 negos falando de MM’s, MACD, ferramentas e talz e enquanto qualquer um aprende a usar uma MM em 5 minutos, poucos fazem o mesmo e com a mesma velocidade a não tirar aquele stop que não pode sair de lá em hipóteses alguma mas sempre é tirado por algum motivo besta. 😉

      Diria que experiências pessoais também me levaram… ainda não tenho certeza do que exatamente mas sim, claro que isso tem influência.

      E não, não tô deprimido, muito pelo contrário… 😀

      Responder
      1. Patrick

        Massa demais!

        Mas assim, confesso que você fez realmente a diferença, pelo menos no meu psicológico, por que agora acredito que todos são merecedor de ser alguém na vida, de ter muito dinheiro, de fazer what fuck they want, e isso me deixa de cabeça mais leve.

        Apesar de que, começo operar segunda feira agora, sinto como se fosse uma prova, venho me preparando a TEMPOS, esperando aquele momento CERTO, 100%, sob medida. E ainda assim (olha o psicológica ai) me parece que to esquecendo de algo, que eu não sei coisas bobas, e aquele medo de no primeiro dia “levar uma derrota” e sair de campo desanimado com tudo.

        Como consequência quase não peguei no sono essa noite, tomei um remedinho (uma tarjinha vermelha que tenho em casa pq sempre da aquelas crises de ansiedade não é? Todo mundo tem, basta admitir e buscar soluções a curto e longo prazo =D) e ai capotei! Acordei cedo já pensando, pois na minha cabeça já coloquei pra dentro que sou digno e que tenho capacidade pra isso, o problema que já fico viajando do que fazer com o dinheiro que vou ganhar kkk (acho que todos fazem né? Vou comprar um ap mobiliado muito massa aqui na minha cidade) e isso que mais me faz sofrer sabe.

        Vai que segunda tudo caia por terra! =SSSS ó céus, ó vida! ~drama mesmo

        é foda mesmo ^^

        Responder
  8. Pietro

    Ótimo post! Gosto muito do seu jeito de escrever, parece que você está falando presencialmente.
    Vou começar agora e estou lendo tudo o que posso e muito bom ouvir seus sábios conselhos.

    Responder
  9. Lisiane Moreira

    Ainda não sou investidora, porem desejo conhecer como funciona, e apesar dos riscos pretendo investir na bolsa. Antes, seguirei a dica “estudar” bastante, principalmente conteúdos, como este apresentado. Realista e esclarecedor também quanto aos resultados: “A tendência é que você não seja um total sucesso, nem um total fracasso…”. Até a próxima…

    Responder
  10. Fábio

    Comprei tudo que tinha em Contax.De lá pra cá ganhei 60%.Tenho convicção de que essa ação ainda vai subir muito, mas esse dinheiro é a única coisa que me resta antes da minha ruína total…Cacifei a minha vida e apesar de momentaneamente ter dado certo estou me acabando de úlcera.O que fazer?Ps: existe algum cooworking especializado em atender traders?

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Fábio, você fez algo terrivelmente perigoso que tende a explodir… algo que nunca ninguém deve fazer, investir em um papel só e provavelmente sem ter motivos muito sólidos, técnico ou fundamentalistas… mas felizmente, deu sorte!

      Não sei como estão as coisas mas se eu estivesse na sua situação eu mantinha a ação com um stop curto de modo técnico, no último suporte… mas tem um problema… você está posicionado numa área em que as variações de preço são várias e fortes… em questão de semanas a ação triplica de preço… isso faz com que seja quase impossível prever o que vai acontecer.

      Você pode colocar o stop e ser stopado só para ver a ação subir mais, pode não fazer nada e perder tudo. Não tem como dizer porque nem tendência decente para ver existe. Novamente, eu colocaria um stop curto ou saía… é um ou o outro, você não tem outra alternativa… a não ser que queria arriscar perder tudo. Boa sorte. ‘-‘

      Responder
  11. Fábio

    Eu de novo…rsrs!Estive pensando em montar um espaço para traders.Como se fosse um clubezinho mesmo dentro do meu ap.Teria barzinho com todo tipo de whisky, duas televisoes de 50 polegadas ligadas na Bloomberg ou sexy hot…rsrs.Sala de massagem com uma fisioterapeuta oriental gostosa.Espaço de reuniões para os traders.Sala de palestras e teleconferências.Wifi de fibra óptica da mais fudida possível.Sala de video games e outras atividades lúdicas.Com uma mensalidade de uns 300 reais por mês você pode ter acesso ao ap 24 horas por dia, todos os dias da semana.Dar festas no ap. também.Um grupo de uns 50 traders.O que vcs acham?

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Eu nunca ouvi falar de algo assim no Brasil mas desconfio que esse tipo de coisa existe nos EUA, se você tem a ideia, recomendo que procure exemplos bem sucedidos (e mais importante, não bem sucedidos) dos lá fora para poder ter mais infos.

      Mas acho que algo assim, presencial, não funcionaria em outro lugar a não ser na cidade de São Paulo…

      Responder
      1. Fabio

        É aqui mesmo em São Paulo.Estou pesquisando, mas o mais próximo que eu encontrei disso aqui no Brasil é um hackerspace em pinheiros.Parece que tem alguns problemas legais também.Só daria se fosse clandestino…Obrigado pela resposta acima!!Muito bom o seu espaço!

        Responder
  12. LuisHenrique

    Cara, mesmo que não tivesse intenção alguma em investir na bolsa, seus textos são ótimos de ler, eu que não sou nada apreciador de leitura, quando começo a ler um texto seu, tenho vontade de ir até o fim da leitura. Por mim esta de parabéns, se não pelo fato de ajudar a investidores, pelo fato de escrever textos bem animados e envolventes.

    Responder
  13. Clesio

    Fala Hugo,

    Comprei os teus 3 e-books, e também estou lendo alguns livros que tu indicou. Mas ainda não comecei a investir por causa do Trade System. Como tu falou no teu livro que devemos tentar quebrar o sistema nos testes. O problema é que eu sempre consigo. 🙁
    É normal os sistemas quebrarem por causa do período de 2014 pra cá? Fiz alguns backtestes com várias fórmulas, tudo com canais de Donchian. Fiz “Optimizações”, que dão um bom CAR e um bom DrawDown, mas na hora de usar estes valores em um backtest até do mesmo período otimizado, não dá certo. O DD aumenta, o CAR diminui, e principalmente de dois anos pra cá.
    Fala pra nós Hugo, o teu sistema deu uma balançada nestes dois últimos anos? Precisou de alguns ajustes?
    Que dicas tu daria pra quem está tentando criar um sistema nos dias que estamos vivendo hoje?
    Tu bem que poderia lançar um quarto e-book, mais voltado para sistemas, vai ajudar muito, pois precisamos seguir um sistema em que possamos confiar.

    Responder
    1. bruno

      Fala Clésio,

      Tive a mesma dificuldade para otimizar meu sistema. É provável que o Hugo teve a mesma dificuldade, e por isso ele falou nesse texto que fez testes em outros tempos gráficos (semanal e mensal). Se você for ver também, os índices que a gente usa para buscar ações não estão ajudando muito ultimamente. Todos eles caíram nesses últimos 3 anos, o que quer dizer que a maioria das ações também caíram. A questão é que a queda dos índices nos últimos 3 anos foi bem diferente da queda que teve em 2008; a queda que tivemos desde 2013 foi uma queda “lateralizada”, o que aciona o start da operação mas “stopa” rapidinho…Esse período foi terrível pra operar e dificilmente um sistema funcionou bem nesse período. Acredito que uma forma de minimizar o risco de levar um stop curto é avaliar também os fundamentos da empresa (não precisa ser detalhada), apenas ver se a empresa apresenta lucro nos últimos anos.

      Responder
      1. Clesio

        E aí Bruno,

        Fiquei a tarde de domingo tentando otimizar um sistema, mas porém, um sistema de 98 até 2012, como no e-book do Hugo, funcionava com um Lucro alto e com um DD baixo, mas foi só puxar até 2015 que o lucro diminuiu muito e o DrawDown aumentou.
        Aí resolvi fazer um “sistema para crise”, otimizado de 2010 a 2015 (época assassina de trade systems), no backtest funciona um pouco melhor, com lucro baixo, quase de renda fixa. Mas na hora de fazer um backtest em uma época mais favorável, não funciona bem.
        Desta forma eu concluí que não existe sistema perfeito!:( 🙁 🙁 🙁
        Vou ter que tentar criar um que tenha um custo benefício, que eu consiga me adaptar, que eu consiga suportar os DD’s, e que o CAR me satisfaça.
        Acredito que estas dificuldades sejam parecidas em outros quando iniciantes.

        Responder
        1. bruno

          E aí Clésio,

          O que eu quero te dizer é que pra aumentar a sua chance você tem que escolher melhor as empresas. Na boa, não acredito no índice SMLL porque ele é um índice que não vê a empresa é minimamente boa (o único critério “fundamentalista” é se a empresa está em falência ou se pediu recuperação judicial), apenas a liquidez. Pra se deixar uma ação no trend following no semanal acredito fortemente que a empresa tem que ser boa e dar lucro, não somente estar no índice. E a partir do momento que comecei a escolher as ações por minha conta, meus critérios, comecei a ver bons resultados…e o mais importante, poucos sinais falsos…

          Responder
  14. ryan

    pensei que você não voltaria a postar, eu li um post seu que você fala sobre uma frase filosófica você não consegue aquilo que quer e sim o que é, minha pergunta e se você estudou filosofia por livros, e se você teria dicas de livros???

    Responder
  15. Camila Gabriele Nascimento

    Olá, Hugo.
    Esta é minha primeira visita ao blog, e esse é o primeiro artigo que estou lendo seu. E hoje, no momento que terminei de ler seu post, decidi que é exatamente isso que quero pra mim. Já estou com esse pensamento a alguns meses, mas nada que eu tenha lido me inspirou tanto quanto este post.
    Eu sou casada e tenho 27 anos, ainda não tenho filho e pretendo ter 2. E por isso quero viver disso, porque quero criar meu filhos com liberdade, e no momento em que eles estiverem na escola, eu estarei ganhando dinheiro em casa. Claro que agora tenho que conversar com o maridão e estabelecer uma estratégia e uma linha do tempo para que tudo seja alcançado e não atropelado.
    Hoje temos uma renda de 3.600,00 por mes, pagamos apto, e varias outras contas do cotidiano, então nada sobra (ainda mais que em casa o ralo que escorre dinheiro abaixo é meu marido). Desta forma eu começaria investindo com pouco, pouco mesmo. E não largaria meu serviço logo de cara, porque dependemos ainda de uma renda fixa mensal.
    Acredito que estou no lugar certo, por favor me corrija se eu estiver errada.
    Parabens pelo blog.

    Responder
    1. Clesio

      Olha Camila, antes do Hugo te responder eu vou falar o que eu acho.
      Eu também estou começando, mas não te empolga muito. Vai precisar de algum tempo, vai precisar ler, seguindo o que ele indica aqui no site e nos e-book. Vai precisar saber inglês, já que temos muito poucos livros em português, e os que são indicados aqui são em inglês, aprender um pouquinho de programação pra fazer o teu sistema no Amibroker. Eu queria já estar investindo um pouco, mas como até agora não consegui fazer o meu sistema da maneira mínima que deva ser feito. Dica de um iniciante, muita leitura, aprenda um pouco, depois quando tiver um pouco de noção vai ver que não deveria ter começado a investir ainda.

      Responder
  16. Mario

    O blog está meio parado ou é impressão minha ? Não tenho visto novos textos.
    Vai ficar assim, ou o Hugo tem previsão para movimentar mais o site ?

    Responder
  17. Jhonatas Angelim

    cara tu é doido mesmo, esta de parabens, sempre sonhei em viver da bolsa, justamente pelo tempo livre, e ha uns 2 anos encontrei seu blog, e ainda não conseguir juntar se quer 1000,00, para aplicar em alguma renda fixa,…
    complicado, muito complicado… Comigo Acontece todos os meses, o que diz nesse trecho, do

    “melhor post sobre a bolsa de todos os tempos” hehehe

    “Na realidade você vai precisar sim usar a grana, talvez até mais de 1% ao mês… afinal, vai que seu carro explode e você não tem seguro, ou sua casa desabe ou seu filho resolva fazer medicina em Oxford, sei lá…”

    tenho comercio, vendo pelo mercado livre, enfim, tento fazer sobrar $ ( mas nunca sobra nada ) mensais, para Aplicar em alguma renda fixa,

    pergunto,

    quando algo que vc quer fazer, ( principalmente negócios), mas não consegue nem começar,

    Persevere , pois sem luta não ha conquista…

    Desista pois se ja esta dando errado sem antes começar, imagina no futuro…

    Jhonatas “cansado de tentar ser rico” Angelim

    Responder
  18. Clesio

    E aí pessoal,

    Comecei a negociar há duas semanas, depois de muitos testes, backtestes e otimizações, fiz um “sisteminha” pra mim. Pensei: – Agora estou pronto, é só baixar as cotações à tardinha, atualizar o Amibroker, e agendar as ordens para o dia seguinte as ações serem compradas e estarem na minha carteira. Mas na prática não foi bem assim. À noite, quando chego do trabalho baixo as cotações, importo para o Amibroker e vejo quais as ações deram sinal de compra num backtest do dia, mas o problema é que antes de ser enviada a ordem o canal já foi rompido, na maioria das ações que eu queria comprar o preço disparou sobre o canal superior, e aí já era… Mas algumas recuaram um pouquinho, e estas eu consegui comprar. Mas será que estas que eu consigo comprar serão tão rentáveis quanto as que dispararam e não tem mais como comprá-las pelo meu sistema?

    Responder
  19. Clesio

    E aí pessoal,
    Comecei a negociar há duas semanas, depois de muitos testes, backtestes e otimizações, fiz um “sisteminha” pra mim. Pensei: – Agora estou pronto, é só baixar as cotações à tardinha, atualizar o Amibroker, e agendar as ordens para o dia seguinte e as ações serem compradas estarão na minha carteira. Mas na prática não foi bem assim.
    À noite, quando chego do trabalho baixo as cotações, importo para o Amibroker e vejo quais as ações deram sinal de compra num backtest do dia, mas o problema é que antes de ser enviada a ordem o canal já foi rompido, na maioria das ações que eu queria comprar o preço disparou sobre o canal superior, e aí já era… Mas algumas recuaram um pouquinho, e estas eu consegui comprar. Mas será que estas que eu consigo comprar serão tão rentáveis quanto as que dispararam e não tem mais como comprá-las pelo meu sistema?
    Vamos esperar o canal inferior ser rompido, tomara que em um valor bem acima do comprado. 🙂

    Responder
  20. ADRIANE DE GODOY GOMES MACHADO

    Muito show, estou começando a pouco tempo e não vejo a hora de aprender mais coisas.. Estou usando o IQOpition, mais não consegui receber deles, quais são os programas e plataformas que vocês usam?

    Responder
  21. Marcos

    Hugo o seu setup do seu ebook “Como viver da bolsa de valores” aquele do canais de donchian periodo diário que você indicou para os iniciantes, se simplesmente mudar o perido do diário para o semanal ele vai funcionar? ou voce teve que mudar as configurações para otimizar o setup?

    Responder
  22. Alex Rodrigues

    Olá Hugo! Primeiramente gostaria de agradecer e parabenizá-lo pelo ÓTIMO material, sem dúvidas muito esclarecedor. Sobrem mim, então, estou estudando sobre o assunto TRADER quanto mais leio, principalmente a matéria que você escreveu, mais me identifico. O problema é que não sei por onde começar, não sei onde encontrar um bom simulador e também não sei como me iniciar na bolsa. Se puder me ajudar. Fico por aqui e desde já muito agradecido.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *