O Que Um Iniciante Precisa Saber Para Investir

O mundo dos investimentos é muito grande e às vezes, confuso.

Existe muito material sobre o assunto por aí e aqueles que não tem paciência em descobrir o que é o que, se perdem, se frustram e desistem rapidamente de tudo.

Mas só porque investir requer um aprendizado longo e não tão bem definido assim, não significa que é impossível simplificarmos tudo.

Que é exatamente o que eu farei agora nesse post.

Então, a primeira coisa que um investidor iniciante precisa saber é que não existem atalhos. Ninguém pode te ensinar a enriquecer da noite para o dia e aqueles que te dizem que sabem, provavelmente estão te empurrando algum produto inútil.

Ou seja, para ter sucesso como investidor, você precisa estudar mesmo. Não tem como escapar disso.

A segunda coisa é que o iniciante precisa ter paciência. Um investimento de verdade demora a mostrar os seus resultados e às vezes, nem chega a mostrar, muitos investimentos falham.

Logo, é preciso ser paciente mesmo com muitas falhas e com a demora para que os resultados apareçam.

Agora, essas duas coisas são bem simples e honestamente, óbvias.

Mas se você quer saber exatamente o que estudar para se tornar um investidor, é preciso entender que você deverá estudar a análise fundamentalista.

Existem vários livros sobre isso, o melhor deles é “O Investidor Inteligente” de Benjamin Graham. O problema é que você não o encontra mais em lugar algum e mesmo se encontrar, não será por menos de 200 reais, o que é ridículo.

A solução é estudar outros livros como o eficiente “O Jeito Warren Buffett de Investir” e é claro, o meu e-book sobre investir na bolsa com pouco dinheiro. Começar por aí é uma ideia muito boa para quem não consegue encontrar, ou já leu “O Investidor Inteligente”.

Depois, leia tudo o que puder sobre o investidor bilionário Warren Buffett e a Berkshire Hathaway. Não apenas pelas histórias de motivação mas também pelos exemplos de investimentos.

O próximo passo é praticar bastante. Como você com certeza errará demais no começo, tenha paciência e não fique triste com as “perdas do aprendizado” e não tente procurar os tais atalhos que mencionei antes.

Finalmente você deverá encontrar uma corretora que seja confiável e barata.

E por último, entenda que um investidor real não sabe nada de padrões gráficos, candlesticks e coisas do tipo. Isso é coisa de trader. Portanto, se você quer investir de verdade, estude a análise fundamentalista (a análise tecno fundamentalista é válida também) mas esqueça todo o resto.

Boa sorte em seus investimentos, se é que você vai precisar. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


4 Comentários O Que Um Iniciante Precisa Saber Para Investir

  1. gustavo

    Para os iniciantes da analise fundamentalista que nunca fez uma transação na vida real.devem praticar com simuladores no inicio, igual aos traders, ou devem praticar na vida real pelo fato de ser transações a longo prazo?grande abraço

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Quando maior o prazo, mais demora pra você aprender alguma coisa com o simulador.

      Recomendo que use mais para brincar, acompanhar os ativos, se acostumar com o sobe e desce… coisa rápida, poucos meses ou semanas… mas para investir do modo fundamentalista puro, totalmente Warren Buffett e Benjamin Graham, aí não faz sentido treinar, o ideal é estudar esses dois até seus olhos caírem e aí entrar de ver no mercado.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *