O Que é Stop Loss?

Você já deve ter ouvido o termo e provavelmente boiou, sabe que tem algo a ver com perdas, mas o que exatamente?

O conceito por trás de uma ordem de stop loss, conhecido mais como “stop” é simples:

Ela é uma ordem de venda (em um investimento / trade comprado) ou uma ordem de compra (em uma investimento / trade vendido) que limita as suas perdas automaticamente.

Por exemplo:

Você comprou ações da PETR4 por 40 reais e quer se livrar delas caso o preço caia para 36 reais. Nesse caso você pode apenas ficar de prontidão até isso acontecer (se é que vai acontecer) ou então, utilizar uma ordem stop loss.

Se a idéia da ação cair pra menos de 36 reais te incomoda, basta colocar um stop loss em 36 reais (ou 35,99…)

Dessa forma, não importa onde você esteja, caso o preço realmente caia, você será ejetado automaticamente da operação antes que suas perdas aumentem.

A mesma coisa funciona para trades vendidos.

Se espera que uma ação perca o seu valor, basta colocar um stop loss no preço em que você acredita que “se chegou até aí, já era”. Dessa forma, se tudo der errado, o stop será ativado e você sairá com apenas um prejuízo pequeno em vez de arriscar perder mais.

Os stops são extremamente comuns e são amplamente utilizados por profissionais. Eles funcionam como uma segurança. Afinal, se algo der errado com uma ação, o stop loss irá de salvar antes que tudo piore.

Eu recomendo ordens stop loss para todos, principalmente iniciantes. Na verdade eu acho um absurdo iniciantes não usarem stop loss. Se existe algo mais importante do que “quando comprar uma ação” é “onde eu devo colocar o meu stop caso tudo vá por água abaixo?”

Alguns acham que usar stop não é coisa de homem ou alguma coisa besta assim. Mas na bolsa de valores não existe lugar para machões. Quando o assunto é bolsa, o investidor precavido sempre terá mais sucesso do que aquele que gosta de bancar o herói.

Por isso seja humilde e use e abuse das ordens stop loss para manter os seus trades e investimentos seguros enquanto você não estiver na frente do home broker.

Como dizem os americanos: “Better safe than sorry.”



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *