9 – Vale ou não vale investir no índice Ibovespa?

Falou falou, mas e agora? Vale a pena tirar o meu dinheiro da poupança para investir nesse tal mercado? Será que vendo minhas NTN-B que possuem uma bela valorização para aproveitar o momento de retomada econômica?

Primeiro que não cabe a nós realizar qualquer tipo de aconselhamento, e tão pouco, indicações. Falamos aqui somente sobre ideias, trazendo fatos, e mostrando o conteúdo de onde foram retirados, ou baseados.

Falo isso, porque vira e mexe pessoas vem me questionar através de e-mails, ou mesmo pelas redes sociais, qual seria a boa? A boa?? É isso ai pessoal!

Não tem nada de boa, por mais que eu estude todos os mercados, ou melhor, permaneça em somente um, como o mercado acionário brasileiro, não tenho uma garantia, e tão pouco uma certeza de ganhos.

A renda fixa aqui em terra tupiniquins, ainda resguarda uma pseudo segurança, ou uma espécie de garantia. Tudo isso em prol de uma rentabilidade muito atraente, para padrões mundiais, e com uma relativa segurança (realmente existe algo, mas ainda assim é preciso tomar cuidado!)

A bolsa de valores vem com o intuito de oferecer a possibilidade de ganhar mais, com maior risco. Não tem FGC, Não tem Tesouro Nacional, mas quem sabe possa ter um Magazine Luiza em sua vida…

mglu3 bolsa de valores

Ou quem sabe, se você é um investidor que visa o longo prazo, o mercado poderia ter guardado uma Lojas Americanas, que nos últimos anos teve um excelente rendimento, bem acima do que a média da bolsa de valores.

lame 4 bolsa de valores

Não vou colocar a OGXP3 ou PETR4, USIM5 porque seria vender galinha morta aqui. O leitor até pode não ter ciência do que estou falando, mas essas ações citadas, a pouco mais de 5 anos, estavam valendo uma boa grana.

Principalmente quando o investidor comprava um simples lote de 100 ações. Nesse simples lote, já haveria um belo desembolso por parte do investidor. Para melhorar ainda a comparação, PETR4 antes da crise de 2008 chegou bem perto dos R$ 40,00 a ação. Hoje, não passa dos R$ 20,00, e durante todo esse período, quase 10 anos, PETR4 nunca mais voltou a tal patamar. Legal né?

Agora o leitor deve ter ficado muito desmotivado, acertei? Não fique! Mas tenha medo! O medo pode congelar o investidor, mais também deixa o mais atento!

Fique desconfiado, assim estará pronto para estudar mais, se cercando de informações, fundamentando todas suas ações na bolsa de valores! Falamos até aqui somente sobre ações, mas o investidor pode aproveitar e aplicar em ETFs por exemplo. Os fundos de índice vêm conseguido entregar um rendimento invejável!

gráfico da bolsa de valores

Até mesmo em um ambiente arriscado como a bolsa de valores, podemos tomar certos cuidados, minimizando possíveis riscos. Uma alternativa é através da diversificação. Os ETFs oferecem tal possibilidade, por meio de um custo baixo, e investimento de qualidade.

No final das contas, se o leitor é um investidor que procura novas formas de investimento e não possui data para sacar suas aplicações, visando o longo prazo, a bolsa de valores é uma excelente opção!

Em outras palavras, os ETF, ou fundos de investimentos focados em ações, são excelentes alternativas para aqueles investidores que não possuem interesse, e tão pouco tempo para dedicar aos estudos e investimentos.

Já aqueles que contam com interesse e tempo, podem encontrar nas as ações de maneira individual, propriamente dita, são mais vantajosas!

Na próxima página (página 11/11): Então investir em ações vale a pena?

2 Comentários

  1. Sergio 27 de novembro de 2017 às 12:28

    Quando se coloca uma ordem de compra ou venda de ações, pode fazer o cancelamento desta ordem antes que ela seja concluída?

    1. Oliver Imhof 1 de dezembro de 2017 às 19:03

      Boa noite Sergio! Tudo bom? Sim, claro! Se a ordem ainda não foi executada e o ativo não veio parar na suas carteira, ou saiu dela, a ordem podem sim ser cancelada! Espero ter ajudado! Qualquer coisa estamos ai!

Deixe Um Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *