1 – O que é a bolsa de valores?

o que é bolsa de valores

Já sabemos que a bolsa de valores é uma opção de investimento diferente das alternativas tradicionais, como: poupança, CDB, LCI, LCA entra outras.

Mas e o funcionamento, como é? É igual aos bancos, onde podemos escolher algum ativo, e simplesmente realizar a compra, podendo acompanhar a rentabilidade diariamente? Não!

A bolsa de valores é mais complexa do que isso. Talvez, por esse motivo vejo na bolsa de valores, e no mercado em geral, uma chance de obter rendimentos maiores.

Na introdução do artigo falei sobre compradores e vendedores, a bolsa de valores é basicamente isso. Uma grande central, onde os investidores podem negociar seus ativos.

Portanto, não existe uma espécie de contrapartida. Para ser mais especifico, você não terá um banco, ou instituição que fará a venda de um ativo, ou realizar a compra do mesmo, devolvendo o seu dinheiro quando estiver precisando liquidar sua posição.

Quando você comprar uma ação, por exemplo, estará comprando um pedaço de uma empresa. Esse pedaço vai ficar com você, em sua conta na corretora, dentro de sua carteira.

Sendo assim, os seus investimentos em ações, fundos imobiliários não contam com um vencimento por exemplo. Grande parte dos investimentos, como os CDB, LCI, LCA possuem vencimento. No caso das ações e FII isso não existe. Somente se a empresa deixar de existir, ou fechar o capital.

Na próxima página (página 3/11): Como funciona a bolsa de valores?

  1. Sergio 27 de novembro de 2017 at 12:28

    Quando se coloca uma ordem de compra ou venda de ações, pode fazer o cancelamento desta ordem antes que ela seja concluída?

    1. Oliver Imhof 1 de dezembro de 2017 at 19:03

      Boa noite Sergio! Tudo bom? Sim, claro! Se a ordem ainda não foi executada e o ativo não veio parar na suas carteira, ou saiu dela, a ordem podem sim ser cancelada! Espero ter ajudado! Qualquer coisa estamos ai!

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *