Continuo aqui a série sobre psicologia do trading…

E para esse post, apresento uma historinha clichê de um trader iniciante que por ter muita “sorte” inicialmente na bolsa de valores, acaba quebrando muito mais rápido do que os outros traders que desde o começo, sempre perdem dinheiro.

Acredito que esse formato, com histórias, seja mais agradável de se ler do que um artigo que explora a teoria muito profunda e extensamente.

Além disso, fica bem mais divertido de aprender. 🙂

A Magnífica História de Quando Um Moleque Cai na Merda e Vira Trader: Um Conto de Sorte e Azar Cuja Duração é Maior Que a Extensão Desse Título

Não é chocolate, infelizmente não é chocolate…

Era uma vez um menino que depois de cair na merda num filme indiano que ganhou o Oscar e ganhar milhões num programa idiota na TV decide se tornar um trader. Ele abre uma conta numa corretora da bolsa de valores, coloca todo o seu dinheiro nela e começa a negociar ações.

Sem saber porra nenhuma sobre o assunto, decide que a melhor forma de se ter alguma vantagem sobre os outros traders é mantendo-se informado, portanto ele compra um jornal.

A primeira notícia é:

Equivalente Indiana da Petrobras anuncia mais uma descoberta de outro enorme negócio de petróleo ou qualquer coisa parecida na Bacia de Qualquer Cidadezinha Indiana Realmente Tanto Faz, nesta semana.

Ele lê cuidadosamente a notícia e pensa:

Hmm, faz sentido acreditar que, considerando as ótimas novidades, as pessoas vão querer possuir ações dessa empresa, afinal, seus lucros devem aumentar!

Sem hesitar por um instante, o menino que caiu na merda naquele filme indiano envia sua ordem pelo Home Broker para a compra de uma porrada de ações, 10 pilas cada uma. Sua ordem é executada e logo ele é o mais recente operador das ações da Equivalente Indiana da Petrobras.

Seu trade funciona, a ação sobe de 0,5% a 0,75% por dia durante uma semana. Então ele decide finalizar o trade, tira um ótimo lucro de 25%!

Mas infelizmente ele cometeu o erro de vender cedo demais, o preço das ações continua subindo até chegar em 500 pilas. Tudo bem, isso não o incomoda, ele teve um ótimo lucro em pouco tempo e está feliz por isso. E o melhor de tudo, foi fácil!

Mas ele quer mais, então lê outra notícia no jornal, compra outras ações e outra semana depois, vende tudo com um lucro de 20%, depois disso a ação também sobe… Mas ele não se importa e continua feliz, mas não tanto, afinal, porque ele só conseguiu 20% nessa se na outra o lucro foi de 25%?

E é aí que o pivete que caiu na merda naquele filme indiano finalmente decide estudar!

Ele entra no Google e descobre tudo sobre uma nova ferramenta da análise técnica que promete lucros enormes, e por um baixo custo, apenas 14999 dólares!

“Funciona sim, pode confiar!”

Sem pensar duas vezes, ele compra o indicador especial e achando que será o novo mestre da bolsa de valores, dá uma olhada num gráfico qualquer, repara na indicação de compra de seu super indicador ISTuPD e compra mais ações.

E o que acontece? As ações disparam! Ele tem lucros enormes em sua nova operação. Seu enorme sucesso é indiscutível pois em apenas 1 mês e 8 trades altamente alavancados, o menino que caiu na merda naquele filme do Oscar consegue triplicar seu capital! Sua felicidade é enorme!

Mas eu posso ficar ainda mais feliz, mais rico e para isso, preciso especular mais também!

Então algo novo acontece, sua ação desaba, ele não consegue acreditar, mas, firme e forte ele espera pela volta da ação ao seu patamar “normal”. Só que ela cai no primeiro dia e afunda ainda mais do segundo. Porém no terceiro dia ela sobe! Quando chega no quinto dia o ex-menino-melado-de-merda vende tudo e lucra mais 30%.

Ele foi “macho”, teve esperança e no final, sua dor foi recompensada.

Super trader macho!

Só que o próximo trade também desaba mas não volta aos preços antigos. Ele aguenta, ele é “fodão”. A dor cresce, ele faz preço médio, compra mais, a ação cai, a dor se aumenta, ele rezar. Mais três dias de agonia e ele não aguenta, vende as ações, encara o prejuízo e começa a racionalizar:

Hmm, acho que não se pode ganhar todas né? Tudo bem, se eu usar mais alavancagem poderei recuperar meu dinheiro rapidamente!

E ele tenta, usa todo seu dinheiro na mesma ação que o desafiou, porque ele pensa que a ação deve alguma coisa a ele. Só que ele tem o mesmo resultado na operação e perde 30% do capital.

Sua frustração cresce. Ele decide aumentar ainda mais a alavancagem, afinal, se você apostar sempre o dobro do que perdeu na próxima jogada e acertar, você ganha tudo de volta não é? O que tem de errado com o sistema martingale? Sua próxima operação mostra uma perda ainda maior, 35%.

Num ataque de fúria ele pega no jornal, faz uni-duni-tê na página de cotações, compra papéis duma empresa qualquer e espera. O sufoco parece estar acabando, lucro de 15%.

Dois dias depois ele perde tudo (inclusive as cuecas) numa operação na bolsa de mercadorias e futuros da Índia. Ele volta à sua vila com a intenção de se matar, se tranca num banheiro público, amarra uma corda no pescoço e dá adeus. Só que a corda se parte, ele cai no chão com uma força que, ao quebrar o piso, deixa ele cair num quentinho monte de cocô, pra variar.

Análise Psicológica de: “A Magnífica História de Quando Um Moleque Cai na Merda e Vira Trader: Um Conto de Sorte e Azar Cuja Duração é Maior Que a Extensão Do Título”: Um Relato Sobre Pavlov, Cachorros e Auto-Punição Tipo Aquele Cara Maluco Daquele Livro Chato do Dan Brown.

Esse cara aqui, ele é bem doidão…

Lembro de um trader muito famoso me dizer que a pior coisa que pode acontecer com um iniciante é ele fazer dinheiro nos primeiros trades. Isso faz sentido porque se um iniciante que não sabe nada tem “sorte”, ele já começa perdendo na luta pela dominação da “arte” do trading.

Porque? Simples, porque ele está sendo condicionado à fazer as coisas erradas, coisas que eventualmente levarão esse trader iniciante à falência.

Foi o que aconteceu com o nosso amiguinho que caiu na merda naquele filme indiano que ganhou o Oscar. Ele fez tudo errado, mas por pura chance, conseguiu fazer dinheiro. Ele pode até ter ficado feliz, porque ele não sabia que estava prestes a sofrer da típica maldição dos iniciantes sortudos da bolsa.

Como ele foi recompensado por fazer merda, cada vez mais que ele fizer merda e der certo, a crença de que “fazer merda” é a forma correta de se especular será reforçada, o tal do condicionamento.

Lembram do Pavlov? O cara que tocava um sininho para os cachorros e os dava carne e depois de um tempo só de tocar o sininho eles salivavam? Então, é a mesma coisa. Os cachorros não terão problema, mas o trader estará aprendendo as coisas erradas.

Pavlov: Ser péssimo xadrez, horrível tênis, portanto ser psicólogo de bixinhus!

Outro exemplo:

Imagine que os pais de um menino pequeno dão brinquedos e doces para ele toda vez que o pestinha apronta alguma. Agora, e se quando ele faz tudo certo, os pais não o dão nada? O que os estúpidos estariam fazendo seria apenas zonear a cabeça do moleque, subconscientemente (ou até conscientemente) ele continuará fazendo merda porque foi isso que ele aprendeu a fazer.

Na bolsa de valores, se você faz merda e se dá bem, eventualmente quando a realidade bater na porta, será muito mais difícil e doloroso aprender as coisas certas, justamente porque você precisará desaprender todas as coisas erradas primeiro, e isso pode ser difícil.

Para ilustrar, pense nos brasileiros que vão para a Inglaterra e dirigem:

Como aqui no Brasil você vai pela direita e lá é o contrário, você precisa reaprender tudo, e se tiver dificuldades para se adaptar? Seu carro pode parar na pista contrária, nada para se preocupar, na pior das hipóteses você só morre. 😀

Tipo isso. 🙂

Mas voltando…

E se o condicionamento do iniciante for ao contrário?

Se um trader começa fazendo tudo certo mas perde dinheiro em TODOS os trades, ele também corre o risco de se afetar psicologicamente.

Porém se esse especulador novato foi esperto e estudou psicologia do trading, ele saberá que na bolsa de valores cada trade é único e que estatisticamente não há nada de errado com o seu sistema. Ele não terá grandes problemas pois ele já SABE o que pode acontecer. Esse trader entende que se ele fez tudo corretamente, uma hora os lucros aparecerão pois seu sistema de trading tem uma expectativa positiva.

Tudo bem que um bom especulador precisa saber quando um sistema não está funcionando mais, nem que seja só temporariamente, para poder se adaptar rapidamente às novas condições de mercado e utilizar, talvez, um outro sistema. Mas isso é assunto para um outro post…

Então Sim, é Péssimo Você Cometer Um Erro na Bolsa de Valores e Ganhar Dinheiro do Mesmo Jeito!

“Unhéééééééééé…”

Esse é um problema, você precisa ter cuidado com o que entra na sua cabeça.

Se você faz algo certo e se dá bem, a crença lógica de que fazer algo certo é bom será reforçada. Mas se você faz algo errado, como ignorar um stop ou fazer preço médio por exemplo, e se dá bem, eventualmente essa crença ruim, de que fazer merda é uma boa, voltará para morder sua bunda.

O que eu sugiro é:

Se você fez dinheiro de forma errada, diminua o impacto psicológico do sucesso, “suma” com as evidências psicológicas. A melhor forma (e única que me vem a cabeça agora) é a de simplesmente sumir com o dinheiro. Ponha no Tesouro Direto, eê para alguém, para caridade (cuidado para não virar um hipócrita), para algum amigo, qualquer coisa, seja criativo!

E nunca se esqueça que o objetivo do iniciante não deve ser o de fazer dinheiro, e sim o de desenvolver uma boa estratégia (ou usar uma já pronta), operá-la da melhor forma possível, seguindo suas regras, aprendendo a ser um operador disciplinado, evitando que bixisses emocionais o atrapalhem e etc, ou seja, ele precisar aprender a jogar.

Se um trader iniciante for capaz de fazer tudo isso da forma correta, eventualmente os resultados virão, mas se ele quiser ter sucesso sem antes se esforçar, o fracasso será apenas uma questão de tempo.

Gostou da idéia de “se punir pelos seus erros”? Tem alguma sugestão melhor? Comente!

8 Comments

  1. Jeferson 13 de agosto de 2010at16:44

    Caso eu cometer um erro e ganhar dinheiro com ele, uma forma de me punir por esse erro, poderia ser fazendo uma doação do dinheiro a minha esposa para ela comprar um pacote de viajem e dar de presente a nós dois?

    Reply
    1. Hugo 13 de agosto de 2010at19:07

      Oi Jeferson!

      Seguinte, a idéia principal não é a de se punir. Não tem problema você fazer algo de errado no trading. Você percebe o que fez, aprende e tenta não repetir o erro novamente. É um processo de aprendizado.

      O problema é que, se você fizer merda e se der bem, a vontade de fazer merda no futuro será maior porque você vai relacionar uma coisa com a outra, mesmo que subconscientemente: “Hmm, da outra vez me disseram que fazer preço médio era idiota, mas eu fiz e funcionou… portanto agora farei de novo!”

      Então se você fez algo de errado mas deu sorte e acabou fazendo dinheiro, não será uma boa você usar esse dinheiro para comprar algo para você, como um dvd/bicicleta/carro/casa/avião e etc. Uma vez, não deve dar nada, mas várias… aí sim é problema.

      Por isso não se preocupe, viajar com sua esposa provavelmente não irá atrapalhar seus futuros trades, se você tomar cuidado depois. Como eu disse no post: “O Trader e as Falhas de Disciplinas: A Primeira Pode Ser Fatal!”, se você fez algo errado e viaja agora, tudo bem, ainda é cedo e não tem problema. Mas se você continuar errando e continuar se presenteando, aí pode apostar que uma hora a coisa vai explodir.

      Mas o processo não é tão rápido assim, não precisa ficar com medo de viajar não auheuaheauhea

      Abraço,
      Hugo

      Reply
  2. HC 10 de agosto de 2014at18:08

    Se alguém fizer merda no trade e ganhar dinheiro eu aceito como doação e ainda vou puxar sua orelha e lhe dar um bom sermão para não fazer novamente.

    Reply
    1. Hugo Teixeira 23 de agosto de 2014at0:04

      Nah, não costuma acontecer, a sorte sempre acaba muito antes da pessoa fazer qualquer coisa com o dinheiro que conseguiu e aí, fica a zero rapidinho. 😛

      Reply
  3. alexandre 30 de janeiro de 2016at10:45

    Cara parabens pelos posts…sao extremamente claros e mto ilarios( do ponto de vista positivo)….sou novato em investimentos….so 3 meses..invisto em mini contratos….já zerei umas 7 vezes….rsrsrrsrs……mas continuarei firme…. no meu proposito de aprendizado…Vqv…obrigado
    [email protected](caso tenha alguma dica para ajudar-me na diireçao certa)Obrigado

    Reply
  4. Pablo Porto 2 de dezembro de 2016at14:20

    Parabéns pelo post, gostei muito de tudo que disse e gostaria de te fazer uma pergunta:
    Se um trader iniciante for disciplinado, ter um bom emocional e estudar bastante, em quanto tempo ele estará preparado para o mercado?

    Reply
  5. Rodrigo Lopes 22 de julho de 2017at11:06

    + de 7 anos depois da publicação do Post e eu aqui lendo, rsrs.

    Só tive conhecimento do site agora, aleas, só agora estou pesquisando o mercado e já salvei o site em meus favoritos, ainda que tenham parado de fazer publicações. As antigas que li até agora já me foram de grande valia!

    Quanto a este Post, achei magnifico.. Tenho estudado bastante a “psicologia do trader” pois acredito que é essencial manter a cabeça no lugar para evitar correr o risco de se afundar.

    Parabéns pela linguagem clara e informal – o que ajuda o entendimento da mensagem que buscar passar.

    Muito obrigado!

    Reply
  6. Fernando Andrade 9 de abril de 2018at17:01

    Nada aver .faço tudo certo e perco faço errado tambem perco .na Verdade eu aprendir a roubar e nao ficar exposto .porq estrategia perfeita nao existe nem certo nem o errado se tratando de trader.

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *