O Que é Um Circuit Breaker?

O circuit break é um dispositivo automático do sistema da Bovespa, a bolsa de valores brasileira.

Ele serve para acalmar os investidores quando os mercados estão totalmente fora de controle.

Ou seja, ele é ativado nas crises.

Em 2008 por exemplo, ele foi ativado várias vezes. Em um dia, o circuit breaker entrou em ação duas vezes seguidas!

Ele funciona assim:

Quando o índice ibovespa chegar numa desvalorização de menos 10% dos valores de abertura, o pregão para totalmente.

Nada acontece, nenhum trade, nenhuma compra ou venda. Os investidores ficam completamente incapazes de fazer qualquer coisa até a Bovespa voltar a funcionar, o que acontece 30 minutos depois.

Depois disso, é esperado que o pânico dos investidores diminua e eles voltem a operar normalmente.

Mas isso nem sempre funciona e aí, se o ibovespa cair mais, para -15%, o circuit breaker é ativado novamente.

Só que dessa vez ele fica parado por 1 hora completa.

Com esse grande tempo a mais, os investidores realmente tendem a voltar à si. Que foi o que aconteceu em 2008. Chegou em -15%, ficou uma hora sem negociações e então, quando voltou, os preços voltaram a se recuperar e os ânimos dos investidores se acalmaram.

Mas se algo realmente catastrófico estiver acontecendo no mercado de ações e depois dessa uma hora nada estiver mudado e o índice ibovespa cair para -20%, o que é realmente dinheiro demais, a Bovespa para sem prazo.

Ou seja, pode ficar parada por tempo indefinido.

Acredito que isso só aconteceria no caso de algum evento extremamente sério de proporções globais de várias naturezas, não só econômica.

Talvez se alguma guerra começasse ou algum acidente nuclear (ou não) devastasse alguma grande cidade ou algo assim.

Porém é isso o que é o circuit breaker, um dispositivo que para a Bovespa quando os preços estiverem caindo descontrolamente.

Ele é muito importante para acalmar os investidores e se não fosse por ele, a bolsa de valores seria muito mais caótica do que já é durante as crises financeiras.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


6 Comentários O Que é Um Circuit Breaker?

    1. Hugo Teixeira

      Acredite, quando você conhecer, será como se você estivesse assistindo um filme, é a coisa mais interessante do mundo. Você tá lá na boa e do nada… -15% e todo mundo chorando nos fórums. Experiência de uma vida. Ainda bem que eu quase não tinha posições, viva o stop loss. 😀

      Responder
      1. Jean

        Concerteza Hugo!

        Penso que uma crise para um trader que sabe o que é controle de risco é uma oportunidade boa, imagina o cara compra ação de uma empresa boa (AF) e a cotação está -30%, concerteza não justifica esses -30% e esse preço vai aumentar. Assim vc vai comprar ações de empresas boa por preços minimos. Ou também na parte vendida… só teria que ficar de olho na liquidez creio eu…

        E pelo que eu acompanho em alguns sites sobre a economia do mundo em geral (ZeroHedge valeu pela recomendação xD) não estariamos longe de uma crise… o que você acha?

        Responder
        1. Hugo Teixeira

          Olha, eu acho que você precisa se fixar no seu modo de operar, fundamentalmente falando, até em crises bravas. Se você é fundamentalista, você espera para comprar ações baratas. Se você é técnico, trend-follower, qualquer coisa, aí você vai pescar ou descobre. Mas um trader comprando ações baratas e um investidor descobrindo ou algo assim é zoado demais pro meu gosto. 😛

          Nós já estamos numa crise, ninguém nota a força porque ela vai estragando tudo muito aos pouquinhos. Agora crise como a de 2008 que foi explícita, aí sim, uma hora vai acontecer mas não tenho a mínima ideia até quando eles vão continuar chutando os problemas pra frente. 🙂

          Responder
          1. Jean

            Beleza entendi… depois de ler minha pergunta mais uma vez até pensei que eu tava viajando demais no dia que fiz ela… mas com sua resposta você colocou uma direção e entendi.

            Valeu pela paciência e por explicar.

            Abraço!

            Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *