Será Que Agora a Bolsa de Valores
Vai Para o Saco?

Não.

Ainda não.

.
.
.

Existem vários fatores macro que fazem com que o Brasil esteja em uma situação bastante complicada.

Isso porque nós temos uma bolsa que só cai, uma economia muito fraca e várias intervenções que dão backfire.

Além disso precisamos aturar juros e inflação elevados, perda de confiança dos investidores, o dólar disparando e mais uma porrada de coisas.

Eu poderia falar de todos eles aqui mas esse e-mail teria umas 100 páginas, então melhor ir direto ao que interessa:

Sim, o Brasil está numa enorme enrascada.

Sim, tudo deve piorar no médio prazo.

Sim, ainda dá pra arrumar tudo.

Em outras palavras, ainda é cedo para sair por aí gritando pelas ruas que o Brasil já era e vai virar uma Argentina porque a gente precisa piorar muuuuuito para isso acontecer.

Existe essa chance?

Claro que sim.

Mas, pelo menos agora, ela é pequena.

Mesmo assim, os mercados continuam caindo e as projeções para o futuro continuam piorando, o que te leva a perguntar:

“Mas o que eu faço?”

Eu digo que…

.
.
.
.
.

Se você opera/investe em ações na escala diária, você está stopado em tudo ou perto de ser stopado em tudo ou quase tudo.

Agora não existem nem mais sinais de entrada!

E quando existem, você entra, a bolsa cai, você é stopado e ganha pouco, perde pouco ou fica só no zero a zero!

Mas com isso você perde tempo!

E acredite…

Ficar esperando até a economia voltar a crescer (isso se o governo acordar) e a bolsa subir vai ser bem frustante.

Além disso, com a falta de sinais de entrada, o seu capital vai ficar na sua corretora mofando sem uso.

Logo, enquanto não saímos do limbo (o que pode levar tempo), o melhor a se fazer é aproveitar esse capital parado e aplicá-lo de maneiras diferentes.

Felizmente existem várias alternativas:

  • Esperar a bolsa voltar a subir enquanto o seu capital fica na RF ou na poupança (não é legal mas pelo menos a inflação não te mata tanto nesse meio tempo).
  • Fazer swing ou day trades (como as tendências de curto prazo não exigem bons fundamentos, você pode usar a sua base de estratégias de position nas escalas menores).
  • Operar vendido (vender primeiro, esperar a queda, comprar depois, zerar a posição, ficar com a diferença).
  • Conhecer novos mercados e formas de operar (opções ou futuros por exemplo, mais fáceis nos últimos tempos).

É claro.

Não é nada ideal.

Ideal teria sido o… mas aí ela…

😐

🙁

Enfim, ideal seria que o país crescesse, mas como não temos isso agora, vamos tirar o máximo de proveito que pudermos enquanto nossos sistemas não geram sinais.

Olhando diariamente pra ver se surgem novos sinais e aproveitando o capital líquido em outras aplicações, podemos passar pelo pior de forma até lucrativa.

🙁

😐

🙂

😀

Agora, minha sugestão pra você é a seguinte:

Se você não tem tempo para estudar e não aguenta a falta de sinais para investir, considere pelo menos deixar uma parte grande do seu capital na renda fixa para se proteger da inflação e aí, caso a bolsa volte a subir, vá transferindo o capital de volta.

Se você tem tempo para estudar, recomendo fortemente que você vá pelo Tape Reading, a tal da análise do fluxo das ordens porque fazendo isso você tem três vantagens enormes:

  • O seu capital pode ser operado de um modo que basicamente ignora os movimentos de longo prazo, basta a bolsa subir ou descer com definição em um dia que você terá lucros.
  • Como você pode operar vendido, um dia verde será um dia de lucro e um dia vermelho, será um dia de lucro também… sim, você ganha até no dia vermelho.
  • Quando o mercado voltar a subir, o capital estará disponível na hora para os position trades de sempre porque os dois tipos de trades são feitos em corretoras comuns com o mesmo capital.

Agora, o Hanna (sim, da entrevista) e o amigo dele que já tinham feito um curso de day trade muito legal, agora estão lançando uma pequena série de vídeos gratuitos sobre o Tape Reading.

Como ela pode ajudar muita gente que prefere enfrentar a crise de uma maneira mais pró-ativa, eu a recomendo (mesmo porque eu mesmo estou estudando enquanto espero o Brasil acordar).

Para começar a assistir os vídeos, basta clicar aqui.

.
.
.

Então é isso,

O cenário acabou piorando.

Infelizmente, o desafio apenas cresceu.

Mas felizmente, quando o furacão passar, todos nós estaremos fortalecidos e prontos para enfrentar qualquer coisa.

Afinal, por mais que sejam lógicos e divertidos os jingles, no final das contas “a força que o Brasil precisa” somos nós mesmos.

😉

.
.
.

Hugo “De clichê em clichê em viro presidente! #SQN” Teixeira





Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


48 Comentários Será Que Agora a Bolsa de Valores
Vai Para o Saco?

  1. Lucas Scoz

    Hugo, vi semana passada uma reportagem onde mostrava que os últimos 4 meses o Brasil gastou mais do que arrecadou. E pior, utilizou dinheiro da Caixa Econômica e não conseguiu quitar, o que é um crime.
    Com o cenário atual, e pela falta de planejamento econômico, existe uma forte possibilidade de trancarem a poupança da população, assim como foi feito pelo Collor em 92?
    Se existir esta possibilidade, tirar da poupança e aplicar em ouro seria uma boa ideia?
    Agradeço pela atenção.

    Lucas

    Responder
  2. Gustavo

    Hugo, espero anciosos pelas postagens… se tornou um mestre nas explicacoes faceisne objetivas…ncomo sou professor (de fisica) para cursinhos, as vzs fico pensando “como ele pensou isso?” E me motivo a usar suas ideias e analogias, semelhantemente em minhas aulas… parabens!!!!

    Responder
  3. Otávio Carvalho

    Hugo,

    Tenho o maior respeito pelo teu trabalho informativo sobre a Bolsa de Valores, e primeiramente gostaria de te agradecer pelos vários insights que já recebi através do teu site.

    Por outro lado, acho estranho vir do teu blog uma propaganda sobre Tape Reading, que me parece mais uma moda passageira, assim como foi a febre de Ondas de Elliott há alguns anos atrás…

    Não me leve a mal, isso é uma prática antiga e que comprovadamente funcionou (também sou fã da história do Jesse Livermore), mas tenho minhas dúvidas sobre a eficácia dela nos dias atuais.

    Competir com computadores em trading de alta frequência? Não me parece uma das melhores idéias…

    De qualquer forma, parabéns pelo trabalho.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Oi Otávio,

      O HFT ainda é pouco difundido no Brasil, acredito que no futuro isso realmente acabe com o edge de muita gente, porém, como ainda não estamos lá, restam alguns edges a serem explorados. Mas sim, tem que ficar de olho porque a qualquer hora o jogo pode mudar. 😉

      Responder
      1. Otávio Carvalho

        Interessante que você pense isso. Estudo computação e (controversamente) nunca fiz um estudo a fundo da área, mas me parece que as volatilidades diárias explodiram após 2009. Por isso, tenho minhas dúvidas se ainda não existem empresas operando esse segmento no Brasil.
        Você tem alguma informação sobre o estado do trading de alta frequência (ou mesmo do trading automatizado como um todo) no Brasil?
        Me interessaria um post nesse sentido, se você tiver interesse em fazê-lo algum dia. 🙂

        Responder
        1. Hugo Teixeira

          Sim, as volatilidades aumentaram e muito, mas também o mercado estava super aquecido, 2009 foi um dos melhores anos ever. Porém, o que eu quis dizer é que demora até um tipo de trading ficar saturado no mercado. Acredito que esse seja o caso do scalping que, ficará ruim em alguns mercados mas sempre existirão outros funcionando.

          Responder
  4. João Marcos

    Muito mais simples e lucrativo do que escalpelar no intraday: aprenda a operar futuros.

    Quem tem capital pra position de ações, vai ter de sobra pra operar mercado futuro, que tem margem. E pra quem já tem estratégias seguidoras de tendências prontas, é só adaptar parâmetros (tamanho do stop, saída, etc) aos futuros e pronto.

    Enquanto existir tendência, alguém está lucrando.

    Abraço.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Eu também mencionei futuros. Porém, o que eu quis dizer se refere ao hedge do negócio, não ficar apenas do position trading. Óbvio, se pra você não dá, não tem tempo etc. que fique no position. Mas como muita gente aqui opera position em ações mas tem tempo para operar mais, fazer um hedge com opções ou futuros no scalping apresenta um hedge bacana… apesar de que o ideal não é nem scalping e nem futuros mas sim, algo em outra moeda em outro país…

      Responder
  5. Weslley Beloni

    Cara… discordo dos ultimos dois…. O Hugo tem razao! Da pra ganhar fazendo scalping sim… esses ultimos dias, operei as opcoes da petr fazendo scalping e tive resultados bem animadores! Vale a pena estudar a respeito! Eu ainda preciso de alguns ajustes… hhahaha por meu capital ser relativemte pequeno, ainda nao tenho uma plataforma decente… entao estava operando pelo hb avancado da my cap (que nao recomendo, pois tem um certo atraso de uns 2 segundos no envio de ordens alem de travar algumas vezes e sem contar que o historico de negociacoes nao atualiza sozinho… kkkk)
    Mas mesmo assim, mesmo com a corretagem fixa em 5 reais por ordem, ainda consegui fazer dinheiro! E Hugo, muito bom seus artigos! Parabens e escreva mais pra gente! Hahaha
    Abraço!

    Responder
    1. João Marcos

      Wesley, veja bem o que eu escrevi:

      “Muito mais simples e lucrativo do que escalpelar no intraday: aprenda a operar futuros.”

      Não é IMPOSSÍVEL fazer dinheiro com scalping. Só é muito mais difícil. É o mesmo que encher uma piscina com uma mangueira ou com um copo.

      Na situação do mercado brasileiro, é BEM mais fácil simplesmente transferir seus sistemas position para futuros e operar nas 2 pontas: comprado e vendido. Lá, neste ano, tivemos excelentes tendências que facilmente compensariam a perda de sinais no mercado à vista (ações), ainda mais se você considerar que nos futuros você tem mais alavancagem.

      É possível ganhar dinheiro com scalping? Cara, é possível ganhar até entrando e saindo aleatoriamente. Mas cada um escolhe aquilo que se adequa melhor ao seu perfil. Tem gente que não aguenta ver um trade ficar 1 mês no prejuízo (caso de um dos André’s aí do Tape Reading). Por outro lado, tem quem não consiga pensar rápido a ponto de entrar e sair do mercado em 5 minutos, ou até menos.

      Responder
  6. valéria

    Brother você é muito engraçado… Obrigado, você está me ajudando muito a entender o mundo (pra mim) complexo da bolsa. To gostando muito e estudando muiiiito!!! bjos e fica na paz. 🙂

    Responder
  7. Marcus Peterson

    Não é por nada não, mas o Brasil vai, sim, virar uma VENEZUELA, meu amigo!
    O PT se mostra claramente a favor do bolivarianismo.
    Então minha pergunta é a seguinte: se o Brasil se tornar comunista, o que você faria? Sairia do país? O que você indicaria para nós?

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Acredite, falta muito pro Brasil virar comunista. Por isso não acho lógico dizer que “o Brasil vai, sim, virar uma VENEZUELA.”

      Se isso acontecer, vai demorar. E aí, claro, você pode se aliar ao partido comunista, fugir do país, ou morrer. 🙂

      Mas, novamente, está cedo pra ficar se preocupando seriamente com isso…

      Responder
  8. Especulador

    Acho que ser trend follower no Brasil é complicado pois esse método só dá lucro quando grandes tendências se formam, geralmente relacionadas a bons cenários econômicos do país.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Foi maravilhoso ser trend follower durante a última década. Porém, às vezes as coisas ficam ruins. Ciclos econômicos. Não vejo o porque dizer que o trend follower é complicado no Brasil porque ele é sim complicado, mas apenas agora e em caráter temporário. 😉

      Responder
      1. Especulador

        Bom dia, Hugo.

        Entre 2002 a 2008, quem operou um sistema de trend following em ações no lado comprador ganhou muito dinheiro, pois quase tudo subiu.
        Igualmente em 2009, quando o mercado subiu após a forte queda da crise.
        De lá pra cá, as coisas pioraram para quem esteve comprado, pois o mercado está meio lateral, meio em queda.
        Dessa forma, eu tenho considerado operar trend following em outros mercados ou até mesmo utilizar operações contra-tendência com parte do meu capital.
        Quem opera trend following em ações, tem que estar ciente que o método funciona quando o país passa por bons momentos na economia. Claro que sempre tem uma ou outra ação que sobe forte mesmo quando a situação macroeconomica do país está ruim, mas a pessoa precisa ter a sorte de estar posicionado naquela ativo.

        Responder
        1. Hugo Teixeira

          Você sempre pode diversificar. Lembro da história de uma mulher de hedge fund que só vendia a descoberto, mesmo em mercados altistas. Ela fazia isso como proteção, como hedge. Logo, se você tiver um pouco de trend aqui e um pouco de counter ali, não tem problema nenhum. É claro que a coisa começa a complicar, começam a surgir muitas variáveis mas sim, é possível se adaptar, nada de errado com isso… apenas é mais difícil e muuuuuuito mais confuso de se fazer…

          Responder
  9. Kioshi

    Boa noite,

    primeiro gostaria de parabenizar o trabalho, li praticamente todos os posts e um dos seus e-books, muito bom material.

    Agora a pergunta, com o mercado do jeito que está pensei em estudar Forex, porém, todos os lugares que eu fuço ou não me parecem confiáveis por terem um teor muito publicitário ou divergem demais suas opiniões (mesmo sugestões de leitura geram listas sem pontos em comum), portanto, você considera uma alternativa válida para fugir dessas condições do Brasil e pode indicar uma fonte de informações confiáveis?

    Obrigado mesmo! (principalmente pelo material criado com o blog)

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Oi Kioshi,

      Os mercados são cíclicos e por isso agora o mercado no Brasil está horrível. Isso é motivo para pensar em diversificar, talvez no próprio dólar através do mercado de futuros, porém, sair do mercado brasileiro de vez é precipitado porque, novamente, eles são cíclicos e não podem subir para sempre. Logo, de vez em quando precisaremos suportar períodos laterais ou negativos… temporariamente, apenas. 😉

      Responder
  10. Dionatan F.S.

    Uma duvida sobre a “promoção de ano novo”, essa semana que se ganha para tirar duvidas, pode ser acumulado? ex: daqui um ou dois meses resolvo usa la, então entro em contato e tiro as duvidas ou não assim que comprar entra em validade?

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Oi Dionatan,

      Sinto muito pela demora, com aquela promo ficou difícil responder a todos. :S

      Eu sei que já passou mas enfim… as dúvidas por e-mail, dentro de promo ou fora sempre começam quando a pessoa bem entender, assim ela tem tempo de consumir o material e tirar as dúvidas quando for mais conveniente para ela. 🙂

      Responder
  11. Bryan Prado

    Hugo, tire uma dúvida, por favor?
    É mais vantajoso ser um investidor amplo na bolsa ou se tornar um especialista setorial, por exemplo, industria da construção.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      O ideal é ser um especialista, mas não precisa ir tão a fundo assim, como apenas um setor. Se quiser “operar só elétricas”, tudo bem, mas não existirão tantos sinais de entrada para justificar o trabalho.

      Em outras palavras, é melhor “operar apenas blue chips no gráfico diário para position trading” do que “só elétricas que são blue chips no gráfico diário para position trading”.

      Específico sim, específico demais quando temos tão poucos sinais, não.

      (Futuros e forex aí a história é outra).

      Responder
  12. Alan Guimarães

    Boa tarde Hugo!

    Me dê uma luz no fim do túnel. comprei seu E-BOOK a poucos dias, estou estudando fundos e ETF’s. Vendo o Brasil no caos em que se encontra, posso continuar otimista?

    Abraço e parabéns pelo trabalho no site.

    Responder
  13. Bruno S.

    Olá Hugo,

    Assim como o Alan, eu também comecei a estudar a poucos dias e também li seu e-book (manual, eu diria), que por sinal foi muito bom e muito motivador, considerando os meus objetivos.

    Já brinquei com simuladores aqui e ali, o que é completamente diferente da realidade (assim dizem, e eu acredito).

    Tenho capital razoável para começar e continuo com meus ‘income’ mensais, estou muito motivado e principalmente, consciente, para partir para a ação. Já gostaria de despertar minhas emoções, mas sem burrices, é claro.

    Para alguém que nunca investiu antes (sim eu sei, ‘practice makes perfect’, e não tem sido o meu caso), o que você recomendaria para um iniciante como nós?

    Aguardar 2, 3, 4 anos para entrar na chuva não seria exatamente meu plano, pois até começar a fazer dinheiro, talvez eu já tenha morrido ‘de tanto me proletariar’.

    Obrigado desde já pelo retorno

    Abraço
    Bruno

    Responder
  14. Daniel

    Olá senhor mercado!
    Muito bom seu blog!
    Também sou um dos jovens que tencionam viver da especulação. Porém pretendo operar apenas no mercado a vista, ja encontrei meu sistema.

    Mas tenho pouco capital ainda. Posso vender alguns bens, como meu PS3 que uso de vez em quando.

    Com qual capital ja daria para começar?
    Lembrando que serei um position.

    R$1000,00 ja daria para tirar uns trocados?

    Responder
  15. Ricardo

    Hugo está sumido ainda?
    Li praticamente todos os posts do blog e preciso de mais. Vc escreve mto bem cara, nos ilumine com seu conhecimento.
    Estou afim de comprar seu ebook mas inativo assim fica difícil, já q a semana de consultoria é uma das características mais atrativas.
    Volta ae cara!

    Responder
  16. Perseu

    Acho que o Hugo quebrou pela 8a vez ? O Hugo deve estar ocupado procurando emprego,
    Aí Hugo to conseguindo lucro de 4% a.m com swing trade, acho que viver de position em épocas de crise não dá. Nem de position, nem day,nem swing, nem nada. Acho que nunca deu pra viver apenas e exclusivamente de ”bolsa”(não com segurança), a boa e velha dica de diversificar investimentos está se mostrando fundamental.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Não, eu estou muito longe de quebrar e anos luz a ponto de procurar emprego, eu me mato antes de procurar emprego (a não ser se for pra trabalhar no Top Gear ou pro Elon Musk ou na Nasa, aí eu fico feliz :D)

      Ironicamente 2015 está sendo muito menos ruim (porque bom ainda não tá) do que 2013 ou 2014 porque eu mudei minha estratégia, fui do diário pro semanal, vou explicar como pra geral mais pra frente. 🙂

      Responder
  17. Marco

    É uma época de muito risco, mas de muitas oportunidades disfarçadas. Enquanto a bolsa de valores vai para o saco, muitas empresas estão tendo ações vendidas a preço de pechincha. Vamos aproveitar e colher os resultados!

    Responder
  18. miguel

    Quando falamos em ações da bolsa, eu compro ações e não vendo elas, eu tenho algum lucro com isto, ou seja, ganho algum retorno da empresa que tenho as ações, pelo que entendi eu me torno sócio, mas isto me da retorno de valores, ou eu tenho retorno apenas, vendendo as ações? Outra coisa uma corretora de banco, qual a diferença de uma corretora normal, se da para dizer assim. Na corretora eu compro as ações e no banco ele faz as negociações?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *