+9 Dicas de Jesse Livermore para um Operador da Bolsa

Continuo (e termino) aqui as dicas do Grande Urso de Wall Street, o famoso trader americano de ações e futuros, Jesse Livermore.

Como eu não sei mais o que escrever nesta introdução, falarei sobre como eu não consigo pensar em nada mais para escrever nesta introdução! E posso repetir informações também!

Por exemplo, posso dizer que o Jesse Livermore se matou em 1940 ou que ele escreveu um dos melhores livros sobre a bolsa de valores, o ótimo: “How to trade in Stocks” e… ahh, hmm, já foram 5 linhas, dá para parar por aqui, então aproveitem (ou não) e comentem (ou não)!

1 – Especuladores perdem dinheiro na bolsa de valores. Mas é seguro dizer que a quantia perdida por eles é muito menor do que “investidores” que deixaram seus investimentos passearem. Ele se refere aqueles investidores preguiçosos que não sabem absolutamente de nada sobre análise fundamentalista e por isso compram ações ruins só porque elas estão “na moda”. Traders ignorantes sempre perdem dinheiro, mas investidores ignorantes, além de perderem seu investimento, podem perder um tempo valioso.

2 – Nenhuma ação é cara demais para comprar ou barata demais para vender. Trend-following! Se uma ação foi de 20 reais para 45 reais num curto período de tempo e não existe nenhum bom motivo para se acreditar que tal avanço não continuará, não faça nada e mantenha-se na operação. Como eu repito o tempo todo, não venda cedo demais! Fique até que o momento em que um sinal técnico praticamente te obrigue a sair, ou seu stop-móvel seja executado.

Foto feita em um de seus ensaios para a revista Vogue. Não, é sério, eu realmente juro por De... tá, é mentira.

3 – Eu nunca compro em suportes ou vendo em resistências. Essa é uma questão de gosto. Livermore não gostava de operar com sistemas e técnicas de counter-trend. Objetos (e ações) em movimento tendem a se manter em movimento. Pessoalmente tive más experiências com o meu primeiro sistema counter-trend, o Lucro/Risco dessas operações costuma ser bem alto, mas você é stopado muito mais vezes. Mas esses sistemas funcionam sim, apenas podem não ser compatíveis com sua personalidade, como já falei, uma questão de gosto.

4 – Analise as ações por grupos. Uma ótima dica! Você faz assim, pegue todas as ações de um grupo para análise, por exemplo, as siderúrgicas. Selecione gráficos da USIM5, GGBR4, CSNA3 e por aí vai. Analise todas em conjunto. Como ações de um mesmo grupo tendem a se movimentar de forma parecida, você perceberá facilmente qual é a ação mais forte do grupo e qual é a mais fraca. Assim é mais fácil fazer uma boa escolha quando todas as ações estão dando sinais de compra ao mesmo tempo. Essa é uma técnica importantíssima para traders que operam no médio e longo prazos.

5 – Um gravíssimo erro dos especuladores é o desejo de querer enriquecer rapidamente. Em vez de levar 2 ou 3 anos para fazer 500%, eles querem fazê-lo em 2 ou 3 meses. De vez em quando eles conseguem, mas acabam perdendo tudo depois. Com uma alavancagem totalmente kamikaze é possível sim, enriquecer em pouco tempo, se você tiver uma sorte absurda. Porém vale lembrar que se uma ação sua subir muito, é verdade, você ganhará muito, só que se ela cair um pouquinho, considerando que você esteja muito alavancado, você perderá tudo e provavelmente ainda ficará devendo. É a típica história dos grandes sortudos dos cassinos, eles podem dar sorte de vez em quando, mas como “foi fácil”, eles continuam tentando ganhar ainda mais e aí, mais cedo ou mais tarde, as estatíscas e a lei da probabilidade os pegam, e então já era.

Nada a ver com o Livermore, mas pô, que p*ta imagem legal hein? E é em preto e branco para combinar com as outras!

6 – Toda vez que perdi a paciência em esperar um “ponto pivô” e tentei fazer dinheiro fácil no meio tempo, eu perdi dinheiro. Se você acredita que quando uma ação furar uma resistência por volta dos 30 reais, ela poderá subir ainda mais, aguarde o momento em que ela passe desses 30 reais. Se isso acontecer, você saberá que um avanço é bem mais provável pois essa ação “provou sua força” ao estourar a resistência. Compre antes disso e você não saberá nem se ela pode ter forças para subir. Um timing correto oferece uma maior chance de sucesso, um timing tosco oferece uma enorme chance de você ser stopado.

7 – Imagine que você queira comprar 5 lotes de uma ação. Comece comprando 1 lote, se a ação for na direção esperada, compre outro, e continue até ter os 5 lotes. Pagando mais por cada um deles. Porque se você comprar tudo de uma vez e for stopado, você perderá muito mais do que perderia se tivesse entrado aos poucos. Compre 1 mísero lote e veja como a ação reage, se ela for na direção esperada, você saberá que, pelo menos temporariamente, está certo, e esse é o sinal para comprar o outro lote. Essa é uma forma muito mais segura e responsável de se especular. Portanto, se for dar um mergulho na piscina, não tente entrar nela com os dois pés de uma vez, pois se a água estiver gelada você irá se f*der…

Ahh, também é do cacete! E pensa assim, o Jesse Livermore poderia ter gostado dessas imagens! Viu? Agora não é mais tão off-topic 😀

8 – Eu a muito tempo aprendi, assim como todos deveriam aprender, a não criar desculpas para quando estou errado. Apenas admita o erro e tente aprender com ele. O mercado dirá ao especulador que ele está errado porque ele está perdendo dinheiro. Sim, e também não coloque a culpa em alguma coisa idiota. Seu trade não deu certo? Então a culpa é sua porque foi você quem iniciou a operação. Ficou sem luz antes de colocar um stop num trade? Novamente a culpa é sua pois você deveria ter comprado um no-break. Perdeu dinheiro? Fale o que quiser do mercado, dos outros especuladores, de deus ou de qualquer coisa, a responsabilidade é sua. Se não pensar de forma realista, você terá grandes dificuldades na bolsa de valores.

9 – Cuidado com informações internas, TODAS as informações internas. Se um “importante acionista ou diretor” da empresa X vier a público dizendo que sua companhia está melhor do que nunca mesmo existindo grandes evidências (técnicas e fundamentalistas) de que está tudo indo de mal a pior, ignore essa pessoa, ela está tentando defender seu ganha pão. Se algum amigo, que não sabe nada sobre especulação, querer te ajudar sugerindo uma ação, seja educado, agradeça e não faça nada. Se alguém da sua empresa (meus pêsames) te provar que vocês serão comprados por uma outra companhia, cale a boca e saia correndo, se comprar ações sabendo disso e o cara estiver errado, você perderá dinheiro, mas se ele estiver certo, você poderá ser preso. Fique com o que faz sentido, dê ouvi… olhos apenas para os gráficos.

E essas foram as dicas do grande Jesse Livemore. Algo a acrescentar? Então comente 😀



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


4 Comentários +9 Dicas de Jesse Livermore para um Operador da Bolsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *