9 Dicas de Jesse Livermore para um Operador da Bolsa

Seguindo os mesmos moldes dos tópicos 8 Conselhos de Warren Buffett sobre Investimentos, apresento aqui, algumas dicas, conselhos e idéias de um dos mais famosos especuladores da bolsa de valores de todos os tempos, o ex-milionário, suicida, pioneiro da análise técnica, Jesse L. Livermore!

1 – Wall Street nunca muda, os bolsos mudam, as pessoas mudam, as ações mudam, mas Wall Street nunca muda pois a natureza humana nunca muda. Recebi recentemente um e-mail de um idiota anunciando um sistema que faz 300% por mês. Milhares de iniciantes perdem dinheiro todos os dias e continuarão perdendo para sempre pois são preguiçosos ou indisciplicados. Pessoas se metem nos mercados porque “é coisa da moda”, elas também perdem dinheiro. E finalmente, bons especuladores e investidores continuam ignorando todo mundo e fazendo dinheiro da mesma forma em que seus antepassados faziam a séculos atrás. As coisas parecem mudar o tempo todo porque os ciclos econômicos são longos. Por isso a verdade é simples, as pessoas apenas esqueceram o passado, novamente.

2 – O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Auto-explicativa. Posso completar dizendo que pessoas inteligentes, mentalmente esforçadas, emocionalmente estáveis mas que são arrogantes, também morrerão pobres se não forem capazes de admitirem seus próprios erros.

Lembram-se do meu amigo não-identificado? Pois é, nem eu!

3 – Os frutos de seu sucesso estarão em direta proporção à sua honestidade em manter os seus próprios dados, pensar por si mesmo e tirar suas próprias conclusões. Ou seja, faça o seu próprio trabalho, ignore os outros e tudo que não for útil a você. Mas seja inteligente e humilde o suficiente para diferenciar o que serve daquilo que não serve. Inclua informações importantes em seus relatórios de operações e mantenha-os bem guardados num local seguro, eles são sua maior fonte de aprendizado. E pra completar, não dê ouvidos aos ruídos do mercado!

4 – Existem momentos nos quais dinheiro pode ser feito especulando ou investindo na bolsa de valores. Mas não é possível fazer dinheiro todos os dias ou todas as semanas em um ano. Só os tolos tentarão. Não faz parte do jogo e simplesmente não pode ser feito. Eu escutei um dia desses alguns “operadores da bolsa” trocando idéias sobre como desenvolver um sistema de day-trading que pudesse fazer 1% por dia, todos os dias, para sempre. A ilusão de fazer lucros estratosféricos desse calibre todos os dias já é ridícula por si só, mas o pior é achar que não exitirão perdas ocasionais, ou conhecidos drawdowns. Os mercados tem personalidade, possuem um “humor” variável, logo, eles não oferecem oportunidades todos os dias. Às vezes eles ficam apáticos sem sair do lugar, às vezes eles ativam todos os seus stops. É possível sim, fazer muito mais do que 1% em um dia de vez em quando, mas manter retornos positivos constantes todos os dias não dá.

5 – Se você acredita que uma tendência altista ou baixista está se desenvolvendo, não faça nada até o momento em que o movimento do mercado confirmar sua opinião. Bem óbvia não? Se você quer comprar alguns lotes de USIM5 porque acredita que assim que o preço das ações passar de X, ela ficará bem mais cara, seja esperto, paciente e compre apenas quando a USIM5 passar de X. Não entre antes achando que a ação subirá apenas porque você decidiu que é isso o que ela deve fazer. Não é o mercado que deve concordar com você, e sim você que deve concordar com o mercado.

6 – A experiência me provou que o dinheiro grande feito na especulação, costuma ser feito em trades que mostravam lucro desde o começo. Veja com seus próprios olhos, vá e pegue os seus relatórios. É muito provável que você identifique, em suas operações com maiores lucros, várias que foram bem logo no início. Essas operações são as melhores devido à tranquilidade do fato delas não passarem nem perto dos stops. Elas simplesmente vão seguindo seu caminho, com correções normais e esperadas, até o término da operação. Se dá para tirar alguma coisa desse fato é: se uma ação está subindo bem desde o começo (ou descendo, se você vendeu à descoberto), tenha isso em mente se a idéia idiota de vender cedo demais passar pela sua cabeça.

"Não, não é a mesma foto, repare que nesta, minha caneta está levemente inclinada!"

7 – Você compra uma ação por 30 dólares, no dia seguinte ela está em 32. Não fique com medo de perder esse pequeno lucro porque ela ainda pode subir, para 34, 35 ou até mais! Enquanto estiver certo, não faça nada. E você sabe que está certo pois caso contrário, não teria nem esses 2 dólares de lucro. É o velho axioma dos grandes especuladores, deixe os lucros correrem. Como eu comentei na dica anterior, você nunca poderá aproveitar o possível grande movimento de um ativo se você vender cedo demais. Se estiver ficando com muito medo, suba o stop, diminua, mesmo que drasticamente, sua posição, mas enquanto a ação estiver se comportando bem, faça o que é certo e fique com as ações até o final, quando um sinal de venda indicar o término da operação.

8 – Se uma ação não age como antecipado, eu imediatamente considero que o timing está errado e fecho minha posição. Se depois eu receber um novo sinal de entrada, eu entro novamente. Conhecido como time-stop, ferramenta “mental” que consiste na idéia de que se sua ação não fizer o que você achou que ela faria em determinado período de tempo, você se livra das ações. Achou que elas subiriam e isso não aconteceu? Então, pelo menos momentaneamente, você está errado, pois se estivesse certo, essas ações não estariam passeando pra cima e pra baixo sem ir para lugar algum.

9 – Não tente acompanhar muitos mercados ao mesmo tempo. É mais fácil cuidar de poucas coisas do que muitas. Eu cometi esse erro a alguns anos atrás e perdi dinheiro. Se você ficar de olho na maioria das ações e opções da Bovespa e em qualquer coisa negociada na BM&F, tudo ao mesmo tempo, é muito provável que uma hora você perca o foco e deixe alguns padrões gráficos e outras informações relevantes passarem batido. Essa dica me lembra aquela história da diversificação, não dá para colocar todos os ovos em uma cesta só e nem diversificar demais, para manter-se focado, é necessário um equilíbrio.

Concorda? Discorda? Opine!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários 9 Dicas de Jesse Livermore para um Operador da Bolsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *