Os investidores podem ser divididos em dois grupos:

  • Os que investem todo o dinheiro em uma coisa só;
  • Os que tem uma carteira de investimentos.

Sendo traders, eu imagino que a maioria aqui gosta de investir todo o dinheiro em alguma coisa como ações, futuros ou até opções porque acredita que essa é de longe, a melhor e mais rápida maneira de conquistar um patrimônio realmente decente.

Na teoria, também soa muito legal dizer coisas como “nah, eu só opero ações, eu sou um trader!”, mas na prática, quem investe ou opera qualquer coisa de forma exclusiva, está brincando com fogo e pode se queimar de forma dolorosa.

Nesse post eu vou explicar porque ignorar a diversificação e rejeitar a ideia de ter uma carteira equilibrada de investimentos é um dos maiores, senão o maior erro que um investidor ou trader podem cometer.

Os fatos são esses…

Quando o Mercado Está Em ALTA, é Muito Fácil Ignorar a Diversificação!

“Está tudo bem!”

Imagine que um dia você ouviu falar que a bolsa de valores estava indo muito bem e por isso, você resolveu colocar todo o seu dinheiro em ações. Foram várias ações diferentes, mas ainda assim, foram apenas ações.

Graças à uma sorte bizarra, as ações subiram horrores e obviamente, você ficou super mega feliz porque os seus lucros se acumularam e ficaram gigantes.

Nessa hora a última coisa que você vai pensar é em diversificação porque “colocar todos os seus ovos em uma cesta só”, como costumam dizer, foi ótimo porque o seu timing foi perfeito.

Então…

Porque pensar em segurança?

Porque pensar em investir em outras coisas?

Porque pensar em ter uma carteira de investimentos?

Pois é…

Quando os mercados estão aquecidos, todo mundo só pensa assim:

Ah, mas se eu já ganhei tudo isso em 3 meses, imagina o que eu vou ganhar em 1 ano!

Então elas simplesmente ficam com o foco em um único tipo de investimento por um tempão justamente porque tiveram bons resultados nesse investimento por algum tempo.

Mas existe o problema que um bom período, seja em ações, na renda fixa ou em quase qualquer outra coisa, não costuma durar para sempre….

Quando o Mercado Está Em BAIXA, é Psicologicamente Impossível (e Perigoso) Operar Uma Coisa Só!

“Meu Deus, tá tudo pegando fogo! O quê há de errado comigo?”

Quando as coisas pioram, o investidor está sem nenhum tipo de proteção porque todo o capital dele está em um investimento só. Aí ele vai ser stopado, vai perder dinheiro e com o período ruim, vai simplesmente ficar sem ganhar dinheiro.

Muitos dizem:

Ah, mas faz parte do sistema eu perder dinheiro por algum tempo e ficar sem ganhar nada!

Jura que você acha que essa é a melhor alternativa? Simplesmente esperar o tempo ruim passar e enquanto isso ficar sendo stopado?

Você sabia que nos mercados mais voláteis como ações, um trader que opera em escalas da diária para cima pode chegar a ter múltiplos anos seguidos sem lucros ou até pior, acumulando prejuízos? Você acha que aceitar isso passivamente é realmente inteligente?

Não, não é inteligente.

Mas é o que a esmagadora maioria faz.

A maioria não sabe que apesar de você ser meio que obrigado a aguentar um período ruim em futuros, por exemplo, enquanto o mercado não melhora, nada te obriga a não ter posições em outros tipos de investimento ao mesmo tempo.

Em outras palavras…

Porque diabos você vai ficar meses ou até anos num mercado ruim, perdendo dinheiro e sofrendo, sendo que existem diversos outros mercados que poderiam ser explorados por aí?

Com uma carteira de investimentos, ou seja, com uma diversificação real (investimentos diferentes de tipos diferentes), você perderia um pouco em um mercado, ganharia em outro e no mercado que está bombando no momento, você estaria compensando as perdas dos outros e lucrando muito mais.

O investidor que só tem ações ou renda fixa ou sei lá, na prática é como o empresário que tem uma loja de sorvetes que só vende bem no verão quando ele poderia muito bem ter uma loja de sorvetes, uma de roupas, um resort de ski e mais um monte de coisas.

Obviamente é muito difícil ter vários tipos de negócios diferentes, mas com certeza não precisa ser difícil estar ativo em diversos mercados diferentes ao mesmo tempo com o mínimo de esforço, afinal, para atingir esse objetivo você só precisa de uma boa carteira de investimentos!

Com Uma Carteira RUIM de Investimentos os Seus Lucros Serão Muito Pequenos!

“Tão pequenos…”

Um dos argumentos das pessoas que teimam em não diversificar nada é que diversificando, você ganha menos dinheiro e com isso, os seus lucros são muito pequenos.

E sim!

Isso pode ser verdade!

O cara que não diversifica vai sofrer como eu acabei de explicar, ou seja, vai ficar super feliz quando o mercado estiver bem e vai sofrer demais quando estiver mal.

Só que o cara que diversifica demais, tendo posições em ações, futuros, tesouro direto, cdb’s, lci’s, debêntures etc, provavelmente terá sim uma rentabilidade absurdamente pequena.

O bizarro é que parece que só existem extremos nos mercados de investimentos porque você tem o cara que não diversifica nada, o cara que diversifica demais e raramente encontra alguém no meio termo.

Então quando ouvimos falar em diversificar, logo pensamos nos pontos negativos da rentabilidade baixa, pensamos em um cara velho de uns 90 anos colocando dinheiro em um milhão de coisas diferentes porque ele tem muito medo do risco e investe em tudo justamente para evitar perdas.

Por outro lado, quando ouvimos falar em não diversificar, pensamos nas histórias do cara que comprou algumas ações da Microsoft 20 anos atrás e hoje é um bilionário.

A verdade dos dois casos é a seguinte:

  • Existem caras que exageram na diversificação e ganham dinheiro.
  • Existem caras que não diversificam nada e ganham dinheiro.

Mas na prática, para 99,99% dos investidores, quem seguir qualquer um desses dois extremos vai, na melhor das hipóteses, não ganhar nada e na pior, perder muito dinheiro.

Isso vale para traders que seguem um bom sistema, investidores no geral e vale para o cara conservador que só quer saber do tesouro direto. Vale literalmente para todo mundo, inclusive você.

Com Uma Carteira BOA de Investimentos os Seus Lucros Serão Parecidos e Muito Mais Estáveis!

O mais ridículo da situação é que quando você tem uma carteira decente, os seus rendimentos não são menores, eles são apenas mais estáveis e no longo prazo, tendem a ficar no mesmo nível.

Então ao não ter uma carteira de investimentos, você não garante lucros maiores, você só garante que você vai sofrer mais e correr um risco maior de desistir no longo prazo.

Afinal, investindo só em ações, por exemplo, você vai ter um gráfico de crescimento de capital super instável e desanimador como esse do Ibovespa:

Mas sendo mais inteligente e montando uma carteira de investimentos decente, você vai ter um gráfico de crescimento bem mais estável, tranquilo e parecido com a carteira dessa linha azul:

Nesse exemplo específico, a carteira da linha azul acaba sendo muito melhor do que o Ibovespa, mas contra uma estratégia decente de ações, a rentabilidade ficaria mais ou menos na mesma, ou seja, dá na mesma, mas você mantém a sua tranquilidade, dorme à noite e nunca fica com medo.

Então é simples:

A não ser que você seja um robô sem sentimentos ou tenha a disciplina de um monge budista, simplesmente é uma grande burrice não diversificar a sua carteira de investimentos para procurar rentabilidades parecidas, só que com uma estabilidade muito maior.

Ao longo dos anos eu percebi que não é a rentabilidade que faz ou destrói um investidor, é a estabilidade. É a estabilidade que mantém o investidor vivo para o longo prazo. É a história do “devagar e sempre”. A história da tartaruga que ganha da lebre.

Então é isso.

Você precisa diversificar.

Você precisa de uma carteira de investimentos.

Mas quais investimentos?

Bem, é o que eu explico nesse post aqui