Como vimos no primeiro e no segundo posts, ter uma carteira de investimentos equilibrada é vital para qualquer trader ou investidor.
Os motivos são simples:
- Sem uma carteira, a sua performance será absurdamente instável e no longo prazo, praticamente insustentável de um ponto de vista psicológico porque você será obrigado a aguentar meses e meses de prejuízos até que a coisa melhore nos mercados ruins.
- Com uma carteira, a sua performance será praticamente igual, só que mais estável, linear e no longo prazo, acaba sendo muito, mas muito mais fácil continuar investindo corretamente.
Porém, existem maneiras e maneiras de se diversificar e criar uma carteira de investimentos.
É por isso que nesse post eu vou te dizer o quê a maioria faz (de errado), o que uma minoria muito específica faz (de certo) e o que os melhores fazem (e você deve fazer também).
Então vamos lá!
A Maioria Diversifica Para Diminuir o Risco, Mas Na Prática Só Acaba Sacrificando a Rentabilidade!
Eu cheguei a dizer antes que a maioria das pessoas gosta de investir em diversas coisas diferentes para diminuir o risco, mas agora eu vou entrar em mais detalhes.
O problema é que o termo risco não costuma ser realmente entendido pelas pessoas. Muitos pensam que risco se trata do risco de perder tudo, mas na prática, o risco tem muito mais a ver com o sobe e desce dos investimentos do que qualquer outra coisa.
Então se o investimento é mais arriscado, não significa apenas que existe uma maior chance de você perder tudo, mas principalmente, que o sobe e desce é maior, mais assustador e consequentemente, a chance desse investimento ser mais rentável é maior também.
As pessoas não entendem isso!
Aí, elas acabam diversificando errado!
Elas não diminuem o risco, ou seja, elas não fazem com que a curva de crescimento do capital seja mais linear e bonitinha, elas apenas dividem o risco em vários pedacinhos diferentes, mas o sobe e desce maluco se mantém igual.
Por exemplo, se você tiver uma ação super volátil e quer diversificar, o ideal seria ter algum outro investimento super volátil diferente, nem que seja dólar ou boi. Aí uma hora você vai ganhar com a ação e outra hora vai ganhar com o dólar. A curva vai ficar mais bonitinha. Ou seja, risco menor e volatilidade menor porque são 2 investimentos diferentes.

Mas o povo não faz isso, o que o povo faz é simplesmente comprar mais um monte de ações igualmente voláteis. Isso até parece diversificação, mas na prática o risco (sobe e desce) não fica tão menor assim porque apesar de uma ação poder subir enquanto a outra cair, o fato é que se tiver uma crise econômica, TODAS as ações vão cair do mesmo jeito. Umas mais e outras menos. Isso não aconteceria com o exemplo de cima porque a ação poderia cair e o dólar subir.
Além disso, existe o oposto.
O oposto seria aquele investidor que tem ações ou opções ou qualquer coisa e apenas compra um monte de coisas sem nem pensar no crescimento da carteira como um todo, mas sim, pensando apenas no risco de cada um dos investimentos explodir da noite para o dia.
Como o investidor comum vê o risco como risco de perder tudo e não volatilidade, ele joga o dinheiro dele em várias coisas diferentes porque a chance de tudo dar errado nesse caso é mínima. Ele vai deixar de ganhar muito dinheiro, mas vai mitigar o risco de perder tudo.
Os Caras Mais Obcecados Tentam Operar Várias Coisas Ao Mesmo Tempo ou Trabalham no Mercado Financeiro!
Quando o cara já é mais interessado no mercado, tem mais tempo livre ou apenas gosta de fazer tudo sozinho e quer diversificar, obviamente ele vai encontrar a solução facilmente.
Qual é a solução?
Você mesmo operar diversos mercados ao mesmo tempo!
Então o cara, super nerd e se achando o superman multi-tarefas, resolve investir em ações, forex, futuros, opções e sabe-se-lá mais o quê, ao mesmo tempo! Se isso parece loucura para você, é porque realmente é loucura! É muito trabalho!
Só para você ter uma ideia, investir em ações de algumas maneiras pode ser trabalhoso, confesso que não é o meu estilo, mas tem muita gente que fica o dia todo na frente do computador analisando os ativos (até gente que não é day trader) e fica literalmente o dia todo lendo sobre ações. Agora imagina o cara fazer isso para diversos mercados diferentes? É literalmente impossível.
A única maneira de fazer isso funcionar, ou seja, o único jeito de ter uma carteira de investimentos REALMENTE diversificada seria operar tudo ao mesmo tempo ou então, trabalhar no mercado financeiro e cuidar da sua carteira ao mesmo tempo porque como o seu dia a dia é esse, não faz muita diferença você operar tanto para você quanto para os seus clientes.
Em outras palavras, o povo não sabe o que o risco significa, não sabe diversificar e quem sabe, simplesmente não tem tempo para isso.
E agora? O que fazer?
O Melhor é Fazer Como os Mais Ricos e Contar Com os Melhores Investidores do Mercado Financeiro!

Vamos ser realistas agora.
Imagina um cara rico, mas muito rico, podre de rico que trabalhou a vida toda de modo obcecado e tem milhares de coisas para se preocupar.
Agora tentar imaginar esse mesmo cara que precisa pensar nos funcionários, na família, na própria saúde, com o fuso horário japonês, em como as flutuações do euro estragam a sua empresa e naquele sistema idiota de navegação de seu iate que não para de dar pepino.
Será que um cara desses, ou seja, alguém que simplesmente não tem tempo para ficar jogando fora, vai ser mané a ponto de acreditar que em algumas horas vai conseguir dominar completamente os mercados a ponto de ter lucros superiores aos melhores e mais inteligentes financistas do planeta?
É óbvio que não!
Se você provavelmente já não tem muito tempo, algumas dessas pessoas tem ainda menos tempo! E adivinha o que elas fazem? Elas nem perdem tempo tentando bater os melhores investidores do mercado, elas apenas procuram esses caras que são os melhores do mercado e dizem:
Fazendo isso elas encontram pessoas que tem equipes completas tentando bater o mercado dos mais diferentes tipos possíveis. Pessoas que entendem do mercado muito, mas MUITO mais do que elas e que, se bem escolhidas, farão um trabalho muito melhor do que o cara que resolver tentar investir num monte de coisas ao mesmo tempo sem dominar muito bem nenhuma delas.
Essas pessoas investem em ações.
Elas investem em futuros.
Elas fazem hedge.
Elas entendem do cenário macro-econômico (você entende bem como a alta dos juros norte-americanos pode afetar a produção do aço que nos afetaria aqui no Brasil? Pois é, eles sabem).
Elas são capazes de fazer um trabalho tão fantástico que muitas delas são conhecidas mundialmente. Afinal, você já ouviu falar no George Soros? Paul Tudor Jones? Peter Lynch? Luis Stuhlberger? Marcio Appel? Até o Benjamin Graham, o famoso professor do Warren Buffett são algumas dessas pessoas.
E adivinha o que todas elas têm em comum?
Atualmente ou em algum ponto de suas vidas, eles investiram o DINHEIRO DOS CLIENTES através de FUNDOS DE INVESTIMENTO, tendo muito sucesso e alguns até se tornando bilionários enquanto isso!
Os Fundos de Investimento São a Ferramenta PERFEITA de Diversificação e Criação de Carteiras!
Vamos pegar o George Soros de exemplo porque ele é o mais conhecido.
Hoje ele não trabalha mais, mas quando o fundo dele, o Quantum Fund começou a ter rentabilidades absurdas e na década de 90, o cara ficou famoso por ter “quebrado o banco da Inglaterra”, adivinha o que ele estava fazendo?
Ele estava ganhando dinheiro para todas as pessoas que estavam investindo no fundo de investimento dele! Então enquanto ele mesmo estava se tornando um dos homens mais ricos do mundo através das comissões geradas nesses fundos, os clientes deles estavam ganhando todo o grosso dos lucros, estavam ganhando ainda mais dinheiro!
Então imagine um cara bem rico que não sabe investir ou não tem saco de acompanhar diversos mercados e diversificar a carteira dele direito.
Ele não tem tempo e não entende muito bem. O que é melhor? Tentar fazer tudo sozinho ou colocar o dinheiro na mão dos melhores investidores do mercado? É óbvio que é muito melhor ele parar de tentar fazer tudo sozinho e deixar uma parte do dinheiro (ou até todo, se preferir), nos melhores fundos de investimentos que existem e ir cuidar da vida.
É por isso que eu digo com toda a convicção do mundo que:
Fundos de investimento são a melhor ferramenta de diversificação e criação de carteiras que existe.
Com uma carteira de investimento composta principalmente de fundos você consegue atingir a diversificação verdadeira, medida em risco, consegue uma rentabilidade muito linear e pode ficar tranquilo o dia todo sabendo que o seu dinheiro estará com que realmente entende do mercado.
Além disso, se você gosta do mercado e opera ações, por exemplo e não quer se livrar delas, você ainda pode cuidar das suas ações e terceirizar todo o resto através dos fundos.
Como você viu nos posts anteriores, em um mercado ruim, manter o seu capital estável é super importante para você não perder a cabeça. Para o seu capital ficar mais estável, não tem jeito, você precisa diversificar. Para diversificar, você precisa ser um total desocupado viciado no mercado ou então, criar uma carteira de fundos de investimento.
Eu não sei você, mas depois de muito insistir em tentar fazer tudo sozinho, eu entendi que para diversificar, é muito melhor criar uma carteira de fundos.
Mas como se faz isso de forma fácil e rápida?
Basta criar uma Carteira de Apolo!
🙂