Porque Analisar o Volume das Ações é Importante

Quando você vai comprar uma ação na bolsa ou iniciar um trade com ações, a primeira coisa que você olha é o preço dessas ações.

Isso está certo. Seria uma idéia boba comprar alguma coisa sem olhar para os preços antes.

Só que muitos investidores olham apenas para os preços e se as ações tendem mais a subir ou descer, e isso é um erro.

O erro está em ignorar o volume.

Quando uma ação é negociada, a quantia negociada é registrada na Bovespa e fica disponível para os usuários do home broker verem quantas negociações foram feitas na hora / dia / mês e etc.

Ou seja, quanto maior o volume, mais pessoas participaram do mercado naquele momento.

Por isso que ações de empresas grandes, as blue chips, tem um volume muito maior do que as negociações de ações de empresas pequenas.

Só que às vezes alguma coisa pode acontecer com uma ação que parece ser algo grande, mas se você olha o volume, será possível notar que não tem nada de diferente.

Então, se uma ação parece subir muito em pouco tempo mas o volume permanece igual, o que isso significa?

Que apenas algumas poucas pessoas estão no mercado negociando naquele momento. E como são poucas pessoas, quando elas pararem de comprar ou vender as ações, o preço tende a voltar nos patamares anteriores.

Entende que o nível do volume é uma indicação de se o mercado irá acertar a mudança dos preços ou não.

Por isso, se uma ação for de 20 reais para 25 reais em pouco tempo e o volume for bem maior do que o normal, é provável que o preço continue subindo de verdade ou pelo menos fique estável em 25 reais.

Mas se essa mesma ação de 20 reais chegar em 25 reais e o volume permanecer inalterado, aí algo deve estar errado. E nesse caso, a tendência do mercado rejeitar esse movimento e fazer com que o preço volte para 20 reais é grande.

Tenha isso em mente, um volume alto e anormal é um sinal de aceitação e um volume normal ou baixo diz apenas que poucas pessoas estão brincando com o mercado de ações e, na maioria das vezes, a festa acaba logo. Sendo assim, ignore-os.

Agora que você aprendeu porque o volume é importante, não deixe de prestar atenção nele dá próxima vez que você for investir na bolsa de valores.

Bons investimentos! 😀



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


12 Comentários Porque Analisar o Volume das Ações é Importante

  1. Lucas SdS

    Olá Hugo,

    Sou beginner no universo (ou dimensão) dos investimentos, já comprei seu livro e vi a lista de livros para iniciantes, li o livro do Nicholas Darvas e notei que ele usa um método bem simples para decidir quais ações ele iria comprar. Não entendi 100% do jeito Darvas de investir, então gostaria de pedir para dar uma clareada, isso me (ou nos) ajudaria muito.

    Agora, gostaria de te parabenizar pelo ótimo trabalho no blog, eu não fazia ideia do que faria da minha vida, tanto que fiz a loucura de entrar na marinha, mas agota vejo que é uma boa oportunidade de alimentar meu capital, considerando que só tenho 19 anos (^^)agora minha vida se resumiu em juntar capital (mesmo com a merreca que eu ganho) e estudar HARD (mesmo dando serviço 2/1 : /), mas fazer o que né, só posso te dizer obrigado, por ter aberto meus olhos.

    Então, VAMOS FICAR RICOS! XD

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Oi Lucas,

      O darvas usa suportes e resistências. As “boxes” dele são exatamente isso.

      É mais fácil usar os canais de donchian para visualizar as resistências e os suportes e por isso, eu os recomendo.

      Pô, 19 é ótimo, começando cedo você acumula um bom patrimônio cedo e aí, é só correr pro abraço. 😛

      Responder
  2. Thiago

    Bom, Hugo , sou novato nisso, e tenho uma dúvida bem feia cara, eu sempre fico lendo sobre ações etc, to até com vergonha de perguntar isso haha, mas as ações, elas tem um número específico ? ou podem ser negociadas por quantas pessoas quiserem e não acabam ? Se tem um número específico, o que define ele ?

    Haha, um abraço.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Sim, elas tem um número específico. Você pode conhecer esse número no site fundamentus.com.br

      Acredito que esse número seja definido pela própria empresa e/ou pelo banco que prepara a abertura na bolsa, porém, a quantidade de ações costuma ser algo insignificante em pelo menos 99,9% dos investimentos. 😉

      Abraço,

      Hugo

      Responder
  3. Ricardo

    Oi Hugo, sou novo na área dos investimentos, no ultimo mês li quase todos os posts do seu blog e estou achando muito bom mesmo…..

    tenho 16 anos e para começar a investir, abri uma conta no nome do meu pai na corretora mirae (3,05 de corretagem), o problema é que eu só tenho 3000 reais para investir e por isso não posso diversificar muito pq ai as taxas iriam comer meu dinheiro (pra nao dizer outra coisa) , e agora nao tenho como acumular mais dinheiro

    se você puder me ajudar queria saber se é melhor colocar todos os ovos em uma cesta só (eu sei que é uma bosta) ou investir no fracionário dividindo meu dinheiro em 2 ou 3 partes assim meu prejuízo em taxas seria relativamente baixo ,0,2% , (eu sei que também é uma bosta), mesmo se for só pra aprender msm.

    ps: ja usei simuladores e aprendi “tudo” que eles tem pra ensinar
    ps2: ja montei um TS com base de STOP ATR e medias moveis e resistencias historicas
    ps3:gosto de sorverte de pinga

    vlw pela atençao e por todos os posts do seus blogs que eu acho que ajudaram muita gente

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Oi Ricardo,

      Com 3k eu colocaria tudo num fundo de ações simples como o de small caps do BB e iria arrumar uma fonte de renda para aumentar esses 3k.

      Vai ser muito mais difícil ir de 3k para 6k na bolsa do que trabalhar por fora, conseguir uns 3k a mais e juntar aos 3k iniciais.

      No começo não tem jeito: é investir no que dá, estudar nas horas vagas e correr atrás de mais capital, foi o que eu fiz com o ML e o que eu recomendo que você faça também.

      Capital primeiro -> Ações depois

      Abraço,

      Hugo

      Responder
  4. gustavo

    Caro Hugo,
    Mais uma pergunta um tanto quanto básica: onde exatamente eu consigo visualizar o volume das ações? Não consigo achar o índice no site da Bovespa.
    Att.

    Responder
  5. Eric

    Sendo assim, se eu observar uma ação em baixa que está com o VOL OFC em torno dos 900 mil e OFV por volta dos 1100 negócios, seria coerente afirmar que a tendência seria desse papel continuar em queda?

    Existe alguma proporção razoável que indica uma reversão?

    Mais uma vez obrigado!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *