Porque as Ações Mais Baratas Podem ser Ruins

Muitos gostam de ações baratas.

Enquanto você pode comprar uma ação por 25 reais, se uma outra ação custar apenas 2,50, será possível comprar 10 ações.

Caso elas custem apenas 25 centavos você poderá comprar 100 ações, um lote inteiro!

Esse tipo de ação atrai as pessoas porque elas parecem uma pechincha, mas infelizmente esse barato pode sair caro, muito caro no futuro.

O problema é o seguinte, existe uma diferença entre uma ação barata e uma ação ruim. Uma ação barata pode custar 500 reais, pode custar 25. Se o preço da ação condiz com os lucros e o patrimônio da empresa que as lançou, então qualquer coisa abaixo desse preço é considerado como barato.

Exemplo, a empresa ABCD4 tem ações que teoricamente valem 50 reais. Na bolsa elas são vendidas à 75. Ou seja, elas estão caras porque a empresa não vale tudo isso.

Mas se essas ações caíssem para 60 elas continuariam caras. Uma queda de 75 reais para 60 reais não é insignificante mas se a empresa realmente vale apenas 50 reais por ação, qualquer coisa acima disso pode não valer a pena.

Porém, se essas ações estiverem custando apenas 37 reais, aí sim será um ótimo negócio porque de um ponto de vista de investidor, você estará comprando 50 reais por apenas 37 reais. Isto sim é uma pechincha.

Agora vamos voltar às ações ruins.

Se uma ação custa 25 centavos, você pode achar que ela está barata, afinal, são apenas 25 centavos. Mas será que a empresa vale 25 centavos? Se ela valer realmente apenas 5 centavos você estará jogando dinheiro fora, apostando em um mico.

Logo, na hora de investir você precisa saber se a ação está cara ou barata em relação aos dados financeiros e etc da empresa e não por um valor qualquer. Quer outro exemplo? O que é mais barato? Um Gol 0km por 50 mil ou uma Ferrari 430 por 100 mil reais?

É óbvio que é a Ferrari porque apesar dela custar o dobro do que o Gol, ela “vale” realmente muito mais do que 100 mil.

Portanto, ao fazer os seus investimentos na bolsa de valores, pense apenas em quanto as ações valem ou custam em relação ao valor da empresa que as lançou. Ignore o preço por si só ou você poderá acabar com ações “baratas” de empresas quase falidas.

Lembre-se, na bolsa de valores o caro costuma sair caro e o barato demais costuma sair mais caro ainda. Pense em valor, não em preço.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


3 Comentários Porque as Ações Mais Baratas Podem ser Ruins

  1. Carlos Curty

    Caro Hugo,
    estou lendo os teus posts em ordem cronológica e admirando muito o trabalho que desenvolve com o blog. Entendi o post e vejo que você tem toda a razão mas, como estou no início do meu aprendizado, tenho uma dúvida: Quais os parâmetros devemos observar e em que devemos nos basear para estimar o preço “justo” da ação? Ou seja, como saber se a ação está cara ou barata? Como estimar o valor de uma empresa?

    Um abraço e obrigado pela oferta de conhecimento.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Essa é uma pergunta fundamentalista e como tal, nada simples de ser explicada em poucas linhas.

      Mesmo assim, o conceito é comprar uma ação cujos ganhos futuros (a empresa cresce e tal) fazem com que o preço atual pareça baixo. Existem vários fatores que afetam isso, taxa de crescimento, bens, dívidas, projetos etc. Recomendo a leitura de o investidor inteligente, ele é meio complicado mas é altamente recomendado. 😉

      Abraço,

      Hugo

      Responder
  2. claudio

    pode ser que as ações caem por estarem defasadas, mas sempre há possibilidades de voltar atrás e valorizarem além do que vale, por isso quem tem ativos em carteira pode ter surpresas e as mesmas irem para o céu, aliás com o tempo tudo flui, tudo avança e tudo espera-se… então tenha paciência e aguarde uma oportunidade de ter seus ativos sempre lá no alto.
    e só realize o lucro se tiver plena certeza de que o ativo parou de subir. mas volte assim que puder para o mercado, por que aqui é lugar de ganhar dinheiro, sempre. o maior investidor do mundo é o terceiro mais rico do planeta. Werner buffet. vc já ouviu falar? um investidor que não usa nem calculadora e mesmo assim entende tudo de mercado!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *