Porque os Dividendos Podem Ser Ruins

Uma das coisas que os investidores iniciantes mais gostam em uma ação, são os populares dividendos.

Os dividendos são rendimentos que você recebe como lucros da empresa que gerou as suas ações.

Ou seja, são os ganhos do acionista.

Existem também os juros sobre capital próprio que outra coisa mas na prática dá na mesma.

Mas então, o problema é que os dividendos podem ser péssimos às vezes. Não quer o valor seja muito baixo ou algo assim mas eles podem despistar o acionista de problemas maiores no seu investimento.

O exemplo mais comum é esse:

Um investidor compra ações de uma empresa que paga bons dividendos. Ele recebe os dividendos alegremente e nem presta atenção nas cotações do seu investimento, ele só quer saber dos dividendos.

Eventualmente os preços começarão a cair e ele não perceberá porque os seus rendimentos continuam aparecendo, o distraindo.

Só que não adianta nada você receber dividendos bons se as perdas das ações não compensam tudo.

E outra, se a ação está caindo muito, deve ter algo de errado com ela. Nesse caso é muito difícil que os dividendos não venham a diminuir também ou até parar!

Talvez a empresa esteja perto da falência, talvez o setor esteja com problemas. Tudo isso você não sabe porque ele não estava prestando atenção ao seu investimento. O que é um erro fatal que só investidores iniciantes despreparados cometem.

Por isso quando você for investir procure por sinais de saúde da empresa e não dê tanta atenção aos dividendos.

É muito melhor e mais seguro no longo prazo ter uma ação de uma empresa com crescimento constante através dos anos, nível saudável de débito e outros indicadores da análise fundamentalista.

Lembre-se, você está investindo em uma empresa, os dividendos e juros sobre capital próprio são realmente legais (e devem ser reinvestidos totalmente) mas eles definitivamente não são o mais importante em uma ação.

Invista em empresas e não em dividendos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *