O Que São Dividendos?

Dividendos são os lucros que uma empresa qualquer paga aos seus acionistas.

Esses acionistas (que possuem as ações, obviamente) recebem a sua parte dos lucros quando a empresa quiser distribuí-los.

Por exemplo:

Imagine que o Banco do Brasil (BBAS3) teve o melhor mês da sua existência e por isso decidiu pagar 50 centavos de dividendos aos seus investidores.

Ou seja, se você possui 10 ações do banco, receberá 5 reais no total. Se possuir 100 mil ações, receberá 50 mil reais de ações em forma de dividendos.

Como acionista da empresa, você tem o direito de receber esses dividendos, afinal, uma ação não deixa de ser um pedaço de uma empresa. Se você possuir um pedaço dela, você se torna o “dono” daquele pedaço e por isso, sempre que a empresa pagar dividendos, você receberá a sua parte.

Nada mais justo.

Agora, muitos acham que você deve apenas escolher as ações que mais pagam dividendos, mas isso é mentira.

Uma empresa pode pagar gordos dividendos apenas porque não tem o que fazer com os lucros, não tem aonde investir para crescer mais. Pode acontecer também dela pagar muito mas a cada ano as quantias diminuirem porque o setor está em crise.

Por outro lado, se uma empresa não paga dividendos… será que ela é uma empresa ruim? Não necessariamente.

A idéia é: “Se a empresa é realmente boa, não é melhor ela pegar o dinheiro e investir nela mesma em vez de dar tudo pros acionistas?”

Muitos pensam assim, como o investidor bilionário Warren Buffett.

Por isso, ao comprar uma ação, não pense apenas nos dividendos e considere principalmente sua taxa de crescimento anual e a saúde da empresa e do setor como um todo.

É claro que os dividendos são agradáveis e sendo assim, quando você os receber, prefira comprar outras ações em vez de gastar tudo com bobagens.

Pense assim, se você tiver uma árvore frutífera, você não irá comer todos os frutos e sim, comer alguns (ou não comer nada) e usar as sementes dos frutos para plantar outras árvores.

Veja ações como árvores frutíferas e dividendos como sementes. Essa é uma visão saudável para se ter ao falar de investimentos: Deixe de beliscar hoje para comer um manjar amanhã.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários O Que São Dividendos?

  1. ECONOMISTA JURISTA

    Hugo, muitos falam muito dos dividendos, e que caem direto na nossa conta de quando em quando, como uma proporção mensurável dos lucros corporativos.

    Mas qual conta? a corrente do banco vinculada à da corretora? ou só na da corretora?

    Eu li no site da Proteste que seria numa conta de títulos. Seria a mesma que abrimos na corretora? Essa é a definiç~\o que eles dão:

    “A conta-títulos é uma conta bancária na qual estão à guarda os títulos (ações, obrigações, bilhetes do tesouro, unidades de participação em fundos de investimento) que não têm existência material ou para os quais o investidor pretende transferir para a instituição financeira a tarefa de guardar, movimentar, receber os cupões, etc.
    Com uma conta-títulos, os cupões são pagos no primeiro dia de pagamento e as notícias respeitantes às operações sobre os títulos são comunicadas através do correio, mas o investimento deixa de ser anónimo.”

    ÀS VEZES PENSO EM RESERVAR ALGUMA PORÇÃO PARA AÇÕES DIVIDENDIÁRIAS-PREVIDENCIÁRIAS, MAS BATEU ESSA DÚVIDA… SE CAEM NA CONTA DA CORRETORA, OS DIVIDENDOS PODERIAM SOFRER AS OSCILAÇÕES E DROWDAWNS NORMAIS DA BOLSA?

    ATT

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Não não, não é assim.

      Se na data do ex-dividendo diz que você vai receber 5000 mil de dividendo da empresa BLGA5, não importa a variação da ação no período seguinte: você receberá 5000 mil de dividendo na sua conta da corretora e esse dinheiro ficará lá para você comprar mais ações ou mandar para o seu banco comum. 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *