Caro leitor,

Você já ouviu falar da “Técnica Ichimoku”?

Pois se trata de uma técnica muito específica de Trend Following que alguns produtores de conteúdo estão defendendo na internet ultimamente.

Tanto que bastante gente tem me perguntado sobre ela.

E é por isso que hoje eu resolvi tratar desse assunto em maior detalhe.

Afinal, o que é a Técnica Ichimoku?

Como ela funciona?

E eu recomendo essa técnica para vocês?

Então vamos lá!

O Que é A Técnica Ichimoku?

“Ichimoku” é uma técnica de análise técnica usada na bolsa de valores para analisar o preço de um ativo, bem como a tendência e a volatilidade desse ativo.

A técnica foi desenvolvida por Goichi Hosoda, um analista financeiro japonês, no final dos anos 1930 e se tornou muito popular entre os traders e investidores japoneses pelas décadas seguintes.

A característica mais distinta da técnica Ichimoku é que ela usa cinco linhas diferentes para fornecer uma análise completa do preço de um ativo e identificar a tendência do mercado.

Essas linhas são:

  • Tenkan-Sen: uma média móvel de curto prazo que mede a tendência imediata do mercado.
  • Kijun-Sen: uma média móvel de longo prazo que mede a tendência principal do mercado.
  • Senkou Span A: uma linha que mede a média entre a Tenkan-Sen e a Kijun-Sen, projetada para a frente em relação ao preço atual.
  • Senkou Span B: uma média móvel que mede a tendência a longo prazo do mercado, projetada para a frente em relação ao preço atual.
  • Chikou Span: uma linha que representa o preço de fechamento do ativo, projetada para trás em relação ao preço atual.

Juntos, esses cinco componentes fornecem uma visão geral da tendência do mercado, bem como possíveis pontos de suporte e resistência.

Mas agora a parte mais importante:

Eu Recomendo A Técnica Ichimoku?

Veja bem…

Não que a Técnica Ichimoku seja necessariamente ruim, mas ela sem dúvida tem muitas fraquezas.

Por exemplo:

Muito Subjetiva:

Assim como outras técnicas de análise técnica menos eficientes, a técnica Ichimoku é baseada em interpretações subjetivas dos gráficos de preços e, portanto, pode ser afetada por vieses pessoais e imprecisões.

Ao tentar usá-la em um sistema, é possível ter dados mais precisos, mas como existem tantas variáveis, programar isso é um parto e o quantia de dados precisa ser muito superior ao que poderíamos usar com algum sistema mais comum, como um Donchian da vida.

Atrasos de Médias Móveis:

A técnica Ichimoku depende de médias móveis, o que significa que ela pode ser afetada por atrasos no preço e, portanto, pode perder oportunidades de compra ou venda que ocorrem em tempo real.

Complicada Demais Para Iniciantes:

A técnica Ichimoku envolve a interpretação de várias linhas diferentes em um gráfico, o que pode ser confuso e difícil de entender para investidores iniciantes.

Boa parte da análise técnica é assim, mas novamente, são variáveis demais, então se antes podíamos zoar análise técnica dizendo que ela é como horóscopo para traders, com técnicas assim, podemos dizer que é como horóscopo para traders que consideram também o ascendente junto com o horóscopo chinês.

Não É Uma Solução Completa:

A técnica Ichimoku não é uma solução completa para o trader, e deve ser usada em conjunto com outras ferramentas e técnicas para tomar decisões informadas de trade.

Então obviamente o trader vai precisar de uma estratégia de Position Sizing, vai precisar saber como configurar a ferramenta e até escolher uma escala temporal… ou seja, a mesma coisa necessária até com o uso de uma simples média móvel.

Conclusão:

Em resumo, a técnica Ichimoku não é necessariamente ruim, mas ao mesmo tempo ela complica coisas que não precisam ser complicadas.

E para mim não faz sentido se concentrar nela quando há formas muito mais fáceis e eficientes fazer Trend Following.

Com o Sistema Senhor Mercado, por exemplo, você pode identificar operações vantajosas logo de cara – sem precisar usar outras ferramentas, fazer interpretações subjetivas ou realizar passos extras.

Sendo assim a minha resposta é:

Não, eu não recomendo a Técnica Ichimoku, assim como não recomendo quase nenhuma ferramenta técnica (só médias móveis, canais de donchian e olhe lá).

Atenciosamente,

Hugo Teixeira

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *