3 Motivos Para Não Reinvestir (Todos) Os Dividendos

Apesar da idéia de reinvestir os dividendos das ações que você comprou na Bovespa ser muito inteligente, não vale a pena levar tudo ao extremo.

Se você recebeu 10 mil reais de dividendos, não precisa comprar mais 10 mil de ações.

Alguns investidores da bolsa de valores tem o problema de quererem investir demais e se esquecerem de suas próprias necessidades e vontades.

Logo, só porque você deve usar bem os dividendos, não significa que você deve usar tudo.

Por isso nesse post eu dou 3 motivos para você não reinvestir todo o dinheiro recebido com os dividendos e juros sobre capital próprio que você recebe por ser um acionista de alguma empresa.

3 – Não é Preciso Investir Tudo

Ninguém precisa aplicar todo o dinheiro que surgir em suas mãos na bolsa de valores. É útil e inteligente aplicar muito, como por exemplo, 80% ou até 90%.

Mas se você deixar de comprar 10% ou 20% de ações, no final das contas a diferença poderá ser pequena.

Ok, se investir tudo você terá 5 milhões e se deixar apenas a maior parte do dinheiro aplicado, terá 4,5 milhões. Grande diferença.

Investindo corretamente em ações de empresas sólidas e em crescimento, você se dará bem no final de qualquer forma. Não precisa ficar obcecado com isso.

2 – Você Não Vai Aproveitar as Surpresas

Os dividendos e os juros sobre o capital próprio nem sempre são pagos em dia para os acionistas, às vezes eles atrasam ou chegam mais cedo. E o melhor, às vezes vem ganhos surpresa.

Algumas empresas de vez em quando pagam dividendos extras para os acionistas. Logo, se você já recebeu o que era esperado no ano, pode ter a surpresa de perceber mais dividendos fresquinhos na sua conta da corretora.

E sim, você pode e deve pegar uma parte disso e comprar mais ações mas também, porque não pegar uns 30% e se comprar um presente? Fazer uma viagem?

Qualquer coisa, se você recebeu um presente, utilize-o como um presente.

1 – Você Pode Esquecer o Objetivo Final

Todos queremos ficar mais ricos ou conquistarmos a independência financeira, mas se levarmos isso com uma seriedade extrema, as coisas irão funcionar de maneira estranha.

Se você economizou tudo e gastou todos os dividendos e juros sobre capital próprio com outras ações da Bovespa, quando você tiver muito dinheiro, irá fazer o que?

Quem precisa de 5 milhões para viver confortavelmente até o final da vida… vai fazer o que com mais 2 milhões? Gastar com tranqueiras?

O objetivo final do investidor não é apenas ficar rico mas sim, não trabalhar nada ou quase nada e ser feliz. Então se para ser feliz você precisa ser um pouco mais mão aberta, não seja tão muquirana com os dividendos.

Gastar um pouco do dinheiro quando você quiser não vai te atrapalhar. Na verdade poderá apenas te dar uma prévia do sucesso dos seus investimentos.

Como eu falei, reinvista muito mesmo, mas mais do que 80% ou 90% no máximo não é muito legal.

Sendo assim, não seja tão ditador com seus dividendos e investimentos de modo geral, aproveita os ganhos surpresa e de modo geral, leve as coisas mais na esportiva.

Afinal, dinheiro não é tudo na vida, muito menos dividendos ou ações da Bovespa. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *