Essa é uma pergunta que muitos investidores não param de fazer.

E infelizmente é uma das mais difíceis de se responder.

Isso acontece porque existem várias ações diferentes que pagam porcentagens variadas aos seus acionistas.

Uma empresa pode pagar 5% anualmente para uma ação de 20 reais, outra pode pagar 8% por uma ação de 14 reais e por aí vai.

Logo, é preciso ver qual é a ação quer você quer comprar, calcular quanto ela paga por ação e aí ver se é o suficiente para você viver.

Lembrando que um investidor precisa de muito dinheiro em ações para viver só de dividendos. Afinal, a maioria das empresas pagam nem 6% aos acionistas. A graça do negócio, como eu falei, é que o valor (não a porcentagem) cresce junto com a empresa.

Aí você ganha o equivalente a 6% hoje, mais 8% no ano seguinte e assim vai. Cada ano as coisas melhoram ainda mais.

Agora, antes de pensar na quantidade de ações que você precisa ter para viver de renda, é necessário entender que algumas empresas não seguem um calendário.

Por exemplo, você entra num site de ferramentas fundamentalistas de ações da bolsa de valores e aí, vê que uma ação qualquer pagou 15% de dividendos aos acionistas e cresceu 5% no ano passado.

Isso parece ser ótimo a princípio, mas um investidor precavido e que esteja mais preocupado com os dividendos, deve investigar mais a fundo.

Será que essa empresa paga sempre 15%? Será que paga em dia? Todo mês ou todo ano?

Aí é possível achar empresas que pagam dividendos apenas de vez em quando sem nenhuma data definida. E não adianta nada você receber 15% num ano para receber 4% depois, ficar um ano sem nada e depois receber mais 30% de dividendos.

Lembre-se, um investidor de verdade nem deve ser importar com dividendos. Quem se preocupa com essas coisas são aquelas pessoas que precisam da renda para sobreviver, como uma viúva rica, por exemplo.

Logo, para viver de dividendos, você precisa que a empresa os pague ao acionista com uma periodicidade pré-definida. Tudo para que o acionista não tenha surpresas desagradáveis.

E sobre quantas ações você precisa, basta calcular. Os resultados dependem de ação para ação.

2 Comments

  1. rafael 10 de outubro de 2012at11:56

    estou muito interessado nos seus ensinamentos. Aguardo noticias, amigo Marciano.

    Reply
    1. Hugo Teixeira 17 de outubro de 2012at21:15

      Olá Rafa… err, terráqueo,

      Nos vemos nos e-mails. 😀

      Abraço,

      Hugo

      Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *