Investidor de Longo Prazo Paga Menos Impostos!

Sabemos que os investidores (longo prazo) possuem diversas vantagens sobre os traders (curto prazo).

E uma dessas vantagens diz respeito aos impostos.

É o seguinte:

Quando um trader vende alguma ação e tem lucro, caso os valores vendidos no mês ultrapassem 20 mil reais, ele será obrigado a preencher um DARF e pagar o imposto de renda. Se tiver feito um day trade então, precisará pagar ainda mais.

Agora, quem somar esse monte de DARFs preenchidos durante o ano, perceberá que o dinheiro jogado fora é muito grande. Note que pagar o imposto não é o problema mas sim, pagar todo mês ao invés de pagar no final do ano.

Porque?

Por causa dos juros compostos!

Imagine, se você pudesse pagar tudo de uma vez no final do ano, seria possível continuar com o dinheiro na bolsa mês após mês rendendo através de outras operações. Mas como é preciso pagar por mês, o potencial dos lucros diminui.

Isso é muito ruim para traders porque além deles gastarem fortunas com taxas, ainda precisam levar a facada dos DARFs mensais.

Só que os investidores que pensam no longo prazo e não vendem ações todos os dias ou semanas, não passam por isso. Eles apenas deixam as ações na boa rendendo dinheiro por um tempão até a hora em que resolverem sacar tudo.

E aí sim será preciso pagar os impostos, mas apenas uma vez!

Por isso, enquanto um investidor ficar sem realizar os lucros, nada de imposto precisará ir embora. A não ser se ele vender mais de 20 mil em ações em um mês, algo não tão comum assim para quem pensa no longo prazo.

Outra coisa interessante é que a maioria das ações pagam dividendos para os acionistas e os dividendos já são líquidos de imposto de renda pois a mesma já foi paga pela empresa.

É preciso porém, pagar pelos juros sobre o capital próprio.

Mas mesmo assim, o investidor de longo prazo pagará impostos pesados apenas quando for vender muitas ações. Pode levar 5 anos, 10 anos ou até muito mais do que isso!

No meio tempo, o trader infeliz pagará todos os meses.

Para concluir, se você estiver em dúvida se prefere agir no curto ou no longo prazo, talvez esse fator te ajude a decidir. Afinal, é mais fácil deixar o dinheiro acumular em vez de comprar e vender ações o tempo todo ao mesmo tempo em que leva facadas DARFinianas todos os meses.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *