O Que é Uma Venda à Descoberto?

O jeito mais básico que as pessoas conhecem de investir na bolsa de valores é comprando uma ação.

Se tudo der certo e a ação se valorizar, o investidor terá lucros decentes. Se tudo der errado e a ação se desvalorizar, ele terá que enfrentar as perdas.

Por isso que quando o mercado de ações está em baixa, todos ficam desesperados com medo de perderem dinheiro.

O que eles não sabem, é que enquanto estão todos correndo apavorados por aí, um grupo diferente de pessoas está rindo e fazendo muito dinheiro. Quem são eles? Os investidores e traders que sabem como fazer uma venda à descoberto.

Uma venda à descoberto serve para se ganhar dinheiro com a baixa.

Funciona assim, se você acha que uma ação deve perder o seu valor, você pega emprestado algumas dessas ações da corretora de valores (se for possível) e às vende. Isso mesmo, você pega algo que não é seu e vende.

Com isso você fica com uma dívida, em ações. Logo, você não deve dinheiro para a corretora e sim, ações. As mesmas que você vendeu. Se pegou emprestado ações da Vale, vai precisar pagar uma hora outras ações da Vale.

Tá, mas e como você ganha dinheiro com isso?

Fácil.

Se depois de um tempo essas ações se desvalorizarem, basta você recomprar as ações por um preço mais baixo do que você vendeu. Ou seja, se você pegou 1000 reais em ações e vendeu mas depois os preços caíram e deu para recomprá-las por 800 reais, é só devolver as ações para a corretora e ficar com a diferença, que nesse caso seria de 200 reais + as taxas.

Essas taxas variam de corretora para corretora mas não costumam ser muito altas. Porém, algumas corretoras obrigam o cliente a possuir uma certa quantia em sua conta por questões de segurança.

Porque? Essa também é fácil.

Caso as ações que você pegou emprestado e vendeu percam o seu valor, você as recompra depois, devolve e fica com a diferença, ou seja, lucro. Mas e se elas se valorizarem? Aí azar o seu, você precisará recomprá-las de volta para devolver à corretora.

Se acontecer algo bizarro que faz com que uma ação de 1 real custe 100 reais da noite para o dia, você terá um prejuízo absurdo, perderá tudo e ainda ficará devendo para os corretores. Por isso uma venda à descoberto é algo para profissionais e é uma operação com um certo nível de risco.

Aqueles que sabem o que estão fazendo podem ganhar muito dinheiro no meio das crises financeiras enquanto outras pessoas estão perdendo tudo, basta que esse aprendam como fazer uma venda à descoberto e saibam como gerenciar o risco.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *