O Meu Primeiro “Sistema” de Trading:
Honda Civic Vs. Toyota Corolla

Muito antes de pensar em especular na bolsa de valores e ainda sem saber o mínimo do mínimo sobre finanças pessoais, eu tive uma idéia para, o que achava ser na época, um sistema de trading.

Essa idéia surgiu enquanto conversava com um amigo sobre empreendedorismo ou algo relacionado. Não sei como, mas o assunto entrou na bolsa de valores. Papo vem, papo vai e aí do nada, perguntei:

Ow, e se eu comprasse sei lá, ações da Honda assim que ela lançasse o novo Civic e então trocasse por ações da Toyota assim que saísse o novo Corolla? Seria uma boa?

Meu amigo, igualmente n00b, respondeu:

Cara, eu não sei. Mas isso se chama especulação e é muito perigoso! Tem gente que perde tudo!

Então, sem saber que esses “trades” só poderiam ser feitos na bolsa de valores japonesa ou na NASDAQ e sem ter vontade nenhuma de descobrir, nunca mais pensei no assunto ou no “sistema”. Até hoje.

Por isso, neste post, reconsidero minha primeira idéia e faço um rápido backtest para responder a simples questão: será que esse “sistema de trading”, por mais estúpido que pareça, teria funcionado?

O Trader que Operava Carros

Um bom trade?

Para o meu super backtest quanticamente complexo, escolhi o período de maio de 1995 até agora, maio de 2010. Nesses 15 anos, houveram 6 lançamentos chave, ou seja, gerações novas dos dois carros.

Depois de ficar procurando no Google por informações sobre as datas de lançamento, descobri que todos elas foram perto umas das outras e então, criei a simpática tabela abaixo:

#Carro/GeraçãoInício do TradeTérmino do TradeDuração do Trade
1Corolla (8ª)Maio de 1995Setembro de 19955 meses
2Civic (6ª)Setembro de 1995Setembro de 200060 meses
3Civic (7ª)Setembro de 2000Novembro de 20003 meses
4Corolla (9ª)Novembro de 2000Setembro de 200558 meses
5Civic (8ª)Setembro de 2005Janeiro de 200828 meses
6Corolla (10ª)Janeiro de 2008Maio de 201029 meses

No teste, farei o óbvio. Ficarei com ações da primeira empresa até a segunda lançar uma versão nova de seu produto. Quando for a vez da primeira empresa atualizar o produto, trocarei novamente.

Agora, olhe a coluna “Duração do Trade”. Se você contar, vai perceber que ao todo foram 91 meses de trades com ações da Honda (Civic) e 92 com ações da Toyota (Corolla). Como a Honda teve dois lançamentos seguidos (2 e 3), vou considerar no período, um único trade. Com isso, chegamos à conclusão de que nossa enorme amostragem é de 5 trades. Sagaz!

Agora só falta o mais importante! Os preços das ações das fabricantes nos períodos testados. Encontrei as cotações no site de finanças do Yahoo! E aí, pra variar, coloquei tudo em outra tabela…

#AçõesPreço de CompraPreço de VendaLucro/Prejuízo em %Capital de U$100 Mil
1Toyota38,2437,64-1.57%98430
2Honda8,7417,2897.71%194600
3Toyota71,2592,3729.64%252280
4Honda28,4031,5411.05%280150
5Toyota108,3272,34-33.21%187110

Os testes apontam para a verdade que aponta para a resposta. Mas a resposta é ridícula pois ela diz que sim! Os trades teriam funcionado porque depois de 15 anos, você ainda teria 187.11% do capital original!

Ou seja, se tivesse começado a “especular” com 100 mil dinheiros estado-unidenses, em 180 meses você conseguiria aumentar esse capital para 187,11 mil dólares! Considerando que ninguém não perdeu dinheiro com essa idéia ridícula, os resultados são fantásticos!

Mas agora, tudo bem, você realmente não perdeu nada, mas será que todas essas operações valeram a pena? Para descobrir, vamos comparar.

Se você tivesse comprado apenas ações da Honda em maio de 1995, hoje teria 409,56 mil dólares. Muito melhor do que os 187,110 mil do resultado. E se tivesse operado apenas com as ações da Toyota? Aí você teria 189,17 mil dólares ou 2 mil e 60 dólares a mais que o sistema, que basicamente, apenas atrapalhou.

Tá, mas e comparando com a NASDAQ, o Dow Jones e o SP/500? Todos esses apresentariam resultados um pouco ou muito melhores do que minha pré-histórica metodologia.

É claro que se você tivesse feito o mesmo com as ações da Ford e da Daimler, seus prejuízos ficariam na casa de -20%, em 15 anos, o que seria um resultado realmente muito deprimente. Assim sendo, concluo que um negócio muito melhor teria sido operar ou investir apenas com as ações da Honda.

Sorte de Trader/Investidor Banana

Apenas para os que sabem o que estão fazendo…

Agora, eu não sei se a situação da fabricante do Civic era boa em 1995. Talvez não fosse um investimento bom ou um papel tecnicamente atraente. Mas se fosse, e se alguém tivesse operado ou investido nessas ações, essa pessoa teria feito dinheiro porque utilizou uma metodologia válida. Meu “sistema” teria funcionado sim, mas os resultados seriam creditados apenas à minha sorte.

O mais engraçado (ou triste) dessa história toda é que, apesar de minha idéia ter sido ridícula e baseada em nenhuma espécie de sinal técnico ou fundamentalista (ok, talvez o “N” de New do Método CAN SLIM…), existem muitas pessoas que utilizam métodos iguais ou até piores do que esse que eu tirei, honestamente, da minha bunda, sem antes entender bulhufas sobre a bolsa de valores.

Então imagine um “trader” operando minha idéia “genial”. O cara conseguiria míseros 87 mil dólares em 15 anos! Começando com 100 mil, esse resultado não é nada mais do que medíocre. E olha que essa pessoa deveria ficar muito feliz pois, apesar da metodologia escolhida ser idiotamente inválida, ele não perdeu dinheiro, o que por si só já deveria ser considerado como um verdadeiro milagre!

Termino esse post concluindo que:

  • Meu primeiro sistema não funciona. Teria dado lucro? Sim, por uma coincidência, nada mais.
  • A Rápida Bovespa está para uma Ferrari assim como a Lerda NASDAQ está para um Fusca.
  • Traders retardados e sortudos, às vezes, conseguem fazer dinheiro na bolsa de valores.
  • Não conte com a sorte pois quando ela te “abandonar”, você estará f*dido!

E vocês? No começo já tiveram alguma idéia muito estúpida para um “sistema de trading”?



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Honda Civic Vs. Toyota Corolla

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