O Guia Definitivo Para Você Entender (Finalmente) O Que São Opções

Existem 30 bilhões de maneiras diferentes de se explicar para um leigo o que são opções. Porém, não sei porque, quase todas as pessoas utilizam uma única (fraca) explicação.

“Uma opção é o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender um ativo… blá blá blá… olha como eu gosto de falar engraçado, estranho, mimimimi e etc…”

E é incrível, mas as palavras utilizadas são EXATAMENTE as mesmas em quase todas as tentativas.

Esse final de semana assisti o novo filme do Michael Moore, chamado Capitalismo, e em um determinado momento, Moore pergunta para um especialista o que são opções. O cara, um expert de Wall Street, não consegue explicar. Depois o filme é cortado para uma cena em que um professor de Harvard gagueja um tempão e pede para “voltar ao começo” por não ter conseguido falar nada sem se enrolar.

Agora, pensando naqueles iniciantes que estão de saco cheio de não encontrarem uma mísera explicação decente do que diabos são opções, escrevo esse post. Espero conseguir tirar essa que, aparentemente, é uma das grandes dúvidas da humanidade.

E como farei isso? Com uma historinha…

O Direito de Comprar um Playstation 4 Amanhã…

João passeava numa loja de eletrônicos qualquer quando notou que o videogame que ele tanto queria, um PS4, estava em promoção. O produto custava apenas 500 reais quando normalmente saía por 1500 reais. A vontade de João era a de comprar logo antes que todas as unidades acabassem.

Mas o problema era que em vez dos 500 reais necessários para a compra, ele tinha apenas 50 reais em seu bolso.

Ele parou e analisou a situação:

“Ok, o negócio custa 500 e eu tenho apenas 50. No futuro irá custar provavelmente 1500. Se eu puder dar um jeito de comprar o PS4 hoje, não serei obrigado, talvez, a pagar 1500 reais amanhã.”

Depois de pensar um pouco, João decidiu ir embora. Afinal, bater no dono da loja para roubar o PS4 ou tentar pagar a fiado eram alternativas inviáveis.

A história terminaria aqui, com o nosso amiguinho bastante frustado por não ter o dinheiro necessário para comprar seu brinquedo eletrônico de adulto. Porém, e se João pudesse garantir que o preço do PS4 continuasse em 500 reais por 3 meses, só para ele?

E se com 15 reais, fosse possível comprar um papel que o desse o direito de comprar ou não, seu videogame no futuro pelo menos preço que custa hoje?

E se ele pudesse comprar uma opção?

A Vantagem das Opções!

Vai querer comprar o direito de uma escolha?

No mundo real, João ficaria sem seu brinquedo. Mas no fantástico universo dos derivativos, no caso as opções, João resolveria o problema com a compra de um call (opção de compra) do PS4. Com essa opção, ele poderá, no futuro, comprar o PS4 por 500 reais mesmo se o preço subir para 3 bilhões.

Porém, além de garantir um preço, João pode usar sua opção para outras coisas:

1 – Se tiver desistido de ficar com o PS4, ele poderá comprar o treco mesmo assim e vendê-lo logo depois. Se ele podia comprar por 500 e a promoção acabou e o PS4 agora custa 1500, usando a opção e vendendo o PS4 pelo preço atual, João lucraria 1000 reais menos o preço da opção, de 15 reais.

2 – Se no meio tempo João decidir que não gosta de dinheiro ou que odeia videogames, ele pode deixar a opção ir para o saco. Lembre-se, uma opção é um direito, não um dever. Logo, João deixa o “prazo de validade” de sua opção acabar e beleza. Ele perde os 15 reais gastos nela e apenas isso.

3 – E se em vez do preço do PS4 voltar ao normal, ele cair para 400 reais? João pagou 15 reais para garantir o preço de 500 mas agora o PS4 custa 400. Isso é ruim? Não! Isso é melhor porque ele iria comprar o PS4 de qualquer forma. A diferença é que agora ele está ainda mais barato!

É verdade, a opção de compra por 500 reais se torna inútil. Mas com preços menores, João se dá bem mesmo assim! Apesar de parecer que jogou 15 reais fora, na verdade ele se protegeu contra os preços altos e ainda levou pra casa seu PS4 por 415 em vez de 515! Um “trade” falho mas resultado feliz!

Super sagaz, né?

Agora, esse é apenas um exemplo alegre e bobo. Substitua “João” por “Você” e “PS4” pelo código de um ativo qualquer, e você terá sua explicação do que são opções.

Simples e fácil 🙂

Então Opções São Super Simples e Sagazes?

Nem tanto…

Infelizmente não.

O conceito de comprar o direito de fazer alguma coisa até um certo momento é simples, porém existem fatores que complicam tudo.

Por exemplo, porque o preço da opção de compra (call) do PS4 era de 15 reais e não 5 ou 10 reais? E se as opções tem “prazo de validade”, como esses prazos são calculados? E é essa a parte mais complicada que zoneia com a cabeça dos traders.

Mas pra começar, o importante é entender o que são opções. Depois disso, é necessário apenas ir juntando as peças do quebra-cabeça que um dia, você entenderá não apenas o conceito, que eu acabei de explicar, mas sim, tudo o que envolve esse mundo tão fascinante que abre mais portas do que muitos imaginam.

Você pode usar opções para apostar na queda de preço de um ativo qualquer sem precisar vender à descoberto. Pode proteger seus investimentos de modo a não perder dinheiro se o papel cair ou subir rapidamente e etc.

Opções são meio complicadinhas no começo, se você não entende o básico do básico, provavelmente não entenderá mais nada. Mas esse não é mais o seu problema, né? 🙂

Ahh é! O PS4 do João acabou não funcionando e não deixaram ele trocar. Com isso, João decidiu invadir um banco para protestar e depois de ficar 15 horas com os reféns exigindo PS4 funcionais para todos, a SWAT invadiu a agência e, se sentindo acuado, João se matou. Com um tiro na ca… errr, ele ficou sem respirar até morrer. E é claro, seu protesto não adiantou em nada, coitado 🙁



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


10 Comentários O Guia Definitivo Para Você Entender (Finalmente) O Que São Opções

    1. Hugo

      José Carlos:

      Isso aí, agora todos nós sabemos no mínimo um pouco mais do que p*rra nenhuma sobre opções XD

      mailo:

      Eu acho que pode ser uma ótima estudar derivativos a fundo. As possibilidades são enormes e, além do assunto ser divertido, o retorno no futuro pode ser alto também 🙂

      Responder
  1. mailo

    Se não fosse o mercado de opções, dificilmente eu estaria no trading hoje.

    Apesar de já ter entrado em contato com as variaveis de formação dos preços(no livro “opções, do tradicional ao exótico”),nunca mergulhei nesse estudo matematico na ponta do lapis, basicamente utilizo calculadora de opções, e analiso de acordo com minhas expectativas para objeto alvo, se os juros do prêmio é atraente ou não para um lançamento coberto ou alguma trava.

    Responder
  2. mailo

    Hugo,

    No fim das contas a expectativa em torno das ações é que comanda os preços das opções, portanto a definição de caro ou barato é muito relativo. Só vamos saber se uma opção estava cara ou barata no fim do exercicio, com o preço alcançado pelas ações.

    Responder
    1. Hugo

      “Só vamos saber se uma opção estava cara ou barata no fim do exercicio, com o preço alcançado pelas ações.”

      Mais aí já é tarde demais 😛

      E entender o “relativo” que é complicado. Mas como eu não sei nada de opções, muito menos de modelo Black&Scholes e coisa do tipo, melhor não chutar nada pra não acabar não falando tranqueiras hehehe

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  3. Michael

    ushahsuauauhuhuhuhauhahs…

    Não eh uma Tipica Historia do Senhor Mercado se a personagem Principal Não Morre no Final (Oh Rimou!!)

    ahusuhauhhusuhasuahsuhahusasusha…

    Abraços!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *