Os Riscos de se Investir em Ações

Você já sabe que investir em ações da Bovespa é sim uma boa idéia.

O problema é que, ao contrário de investimentos mais tradicionais e simples como o Tesouro Direto ou a patética caderneta de poupança, na bolsa de valores existem riscos.

Ou seja, se você não estudar bem, poderá perder dinheiro.

Por isso muitas pessoas tem medo de investir na Bovespa, justamente porque eles acham que podem perder todo o seu dinheiro em uma tacada só.

Mas como eu disse num post anterior, quem sabe investir acaba sempre fazendo a coisa certa nem que erre bastante antes de aprender todas as suas lições.

Só que muitas pessoas simplesmente não tem o tempo necessário para ficarem estudando, e isso definitivamente atrapalha. A boa notícia é que ainda assim é possível investir. Mas será preciso pensar de uma outra maneira e adotar atitudes muito mais conservadoras em relação ao mercado de ações.

Mas então, o que fazer?

A primeira atitude se você não pode gastar muito do seu tempo pensando em ações é simplesmente para de pensar nelas individualmente e começar a considerar ações em conjunto. Ou seja, em vez de comprar ações separadas, considere investir em índices de ações.

Caso não queria colocar seu dinheiro no PIBB11 ou na SMAL11 e outros do tipo, é sempre possível colocar o seu dinheiro em algum fundo de ações que segue de perto o índice ibovespa.

Dessa maneira os riscos irão diminuir consideravelmente porque você não estará jogando todo o seu dinheiro numa ação só e sim, em diversas ações em conjunto. Tudo bem que os riscos serão menores, mas os lucros potenciais serão um pouco menores também.

Mas como você provavelmente não está louco atrás dos riscos e apenas quer garantir uma boa aposentadoria ou quem sabe, até uma riqueza moderada lá pelos seus 40-50 anos, deixar uma grana num fundo de ações, mais um pouco num fundo de índice e o resto talvez no Tesouro Direto, parece ser uma estratégia bem segura e conservadora.

Portanto, sim, você pode perder dinheiro investindo em ações. Para evitar tragédias apenas use o bom senso e invista com segurança. Pense no Tesouro Direto e em fundos de ações e de índices em vez de ações individuais que dificilmente algo de muito ruim acontecerá com você.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários Os Riscos de se Investir em Ações

    1. Hugo Teixeira

      Nem todos são loucos por dinheiro e muitos tem pavor de perder o que têm.

      Também não curto esse tipo de estratégia mas ainda assim, investidores assim estão anos luz à frente dos que não investem ou daqueles que só gastam. Nada nada, até um simples tesouro direto te leva para os 1%…

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *