Como Recuperar a Sua Coragem Nos Investimentos Após Um Período de Perdas

Existem duas formas de coragem (ou fé) que podem ser utilizadas na bolsa de valores.

Uma delas é baseada na mitologia literária de livros antigos (ou ficção científica da época, por assim dizer)…

E a outra é baseada em fatores lógicos, muitas vezes quantitativos ou então, pelo menos, “analisáveis”.

Logo, ao investir em uma ação, é possível ver as coisas de dois pontos de vista:

  • Você pode torcer / rezar / ter esperança para que a ação se valorize sem nenhum motivo lógico ou…
  • Você pode reforçar a sua crença na escolha da ação, mesmo que ela vá para o saco, estimulando a sua fé na sua metodologia de forma racional.

Nesse post eu vou te ensinar a fazer essa última em tempos de crise. 😉

Coragem Para Traders / Especuladores

Quando eu estou com várias posições abertas e tomando uma surra do mercado, às vezes a minha confiança nos meus sistemas começa a tremer, me fazendo entrar numa “crise de fé”.

Eu fico pensando: “Putz, será que o meu sistema está condenado? Será que isso é permanente ou temporário? Talvez eu apenas tenha tido sorte todos esses anos!”

A maneira que eu encontrei para lidar com essas “crises” é me esforçar para tentar piorá-las ao máximo e assim, ter mais informações para poder concluir se ela faz sentido ou não.

Por exemplo, se o seu sistema está indo de mal a pior mas, apesar da performance ruim em mercados ruins ser esperada, você continua se sentindo mal, o que você faz?

Você simplesmente vai ler alguns livros, vai dar uma estudadinha básica em tudo o que você já sabe e finalmente, se for aplicável, vai fazer backtests para tentar destruir de vez a sua confiança no seu sistema.

Parece contraditório, mas se mudando algumas coisinhas no seu sistema você perceber que ele foi criado com falhas graves desde o começo, isso significa que sim, você estava errado desde o começo e que agora é preciso mudar.

Por outro lado, se for muito difícil destruir a expectativa do seu sistema mudando a distância do stop, entradas e saídas etc., então isso significa que você está imaginando coisas, que a crise é apenas temporária e que você deve deixar de frescura e parar de questionar sua fé em si mesmo.

Coragem Para Investidores de Fundos e ETF’s

Já o tipo de coragem que o investidor de fundos precisa ter não pode ser quantificada tão facilmente como no caso do trader, por isso ele precisa levar em conta fatores macro.

Ou seja, se quando a economia de um país está indo bem, a bolsa de valores está bem também, então o investidor deve analisar a economia do país em uma típica crise de fé.

Então se o seu fundo estiver perdendo capital, o mais lógico a fazer é:

  • Ver se os outros fundos estão perdendo também ou se é algo localizado;
  • Olhar novamente o histórico do fundo para saber como ele se comporta durante as crises;
  • Analisar a economia para se certificar de que o seu dinheiro foi investido num momento bom;
  • Analisar o país para se certificar de que ele não está morrendo;

Fazendo isso você chegará a duas conclusões:

  • “Pô, tá tudo normal mesmo, então beleza, não preciso me preocupar mais porque, pelo menos por enquanto, tá tudo ok.”
  • “Putz! Como eu fui imbecil de começar /continuar a investir nesse momento, com o país na beira do precipício!”

Tudo bem que no Brasil a segunda possibilidade ainda está longe, mas se você fosse um Grego por exemplo, ela seria totalmente válida e a crise de fé só te ajudaria a ver a cagada que você fez, te protegendo de um futuro ainda pior.

Conclusão

Quem possui uma base 100% lógica de investimentos ainda pode se sentir mal em momentos ruins.

Mas nessa hora é importante analisar essa base novamente (reforçar a crença no seu sistema via backtests ou analisar a economia, sua estratégia etc.) para ver se você consegue destruir a eficácia da sua metodologia de investimentos.

Para terminar, tente pensar na crise de fé como se fosse um terremoto:

Você está lá na boa e do nada, o seu prédio começa a rachar!

Sim, ele deveria balançar de um lado para o outro como qualquer edifício bem construído, mas não, em vez de balançar, ele racha profundamente e começam a cair os pedaços, as garagens começam a afundar etc.

O que é o certo a fazer?

Destruir toda a estrutura e reconstruir do zero para que ela aguente o próximo terremoto, para que ela aguente a próxima crise de fé ficando apenas nos tremores e nem começando com as rachaduras.

Então agora você já sabe: se está ruim, veja se é possível piorar muito, e se não for, então está tudo bem e sua fé na sua metodologia apenas sai reforçada.

E se for possível piorar, então veja pelo lado bom: você fez tudo errado mas detectou os erros antes que o pior acontecesse.

Dos males, o menor. 🙂



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


7 Comentários Como Recuperar a Sua Coragem Nos Investimentos Após Um Período de Perdas

  1. Luis

    Eaí Hugo, blz? o/

    Tu não costuma investir em “blue chips”, neah? tipo petr, vale, ciel? Os alicerces de seus métodos estão nas small caps + canslim? =)

    Responder
  2. Luis

    Cara, você é muito sarcástico! hahaha… Rio muito com seus posts… =) rsrs… O jeito é rir p/ não chorar msmo, pq tá complicado esse negócio de investir… O jeito é aprender a vender a descoberto mesmo… Mas que nada, hoje o negócio começou a melhorar… Fé e pé no chão! o/ rs.. URSS… kkkkkk

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Os pontos de entrada para descobrir já se passaram quase todos, para comprar então não tem nada. Considerando então a distância das possíveis entradas e saídas, sejam compradas ou vendidas, o jeito é esquecer tudo e se preparar para o próximo trem porque esse já foi pra Hogwarts. 😉

      Responder
  3. Andre

    Gostei muito da frase: “se está ruim, veja se é possível piorar muito, e se não for, então está tudo bem e sua fé na sua metodologia apenas sai reforçada.” Verdadeiro e dinâmico. Sem floreios e realista. Corta o mal pela raiz. Não ficar se iludindo. Gosto de ler seu site. Muita coisa que você diz, eu aplico (não na bolsa) mas na vida! 🙂 Valeu!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *