Porque é Perigoso Utilizar Alavancagem ao Investir

No post anterior, eu expliquei o que é a alavancagem.

E hoje, vou dizer porque essa ferramenta de investimentos pode ser extremamente perigosa para o investidor despreparado.

Sabemos que alavancar um investimento é pegar dinheiro emprestado da corretora de valores para investir. Dessa forma, se um investimento funcionar, vamos ganhar mais dinheiro do que ganharíamos se fôssemos usar apenas o dinheiro original.

Essa é a primeira parte da explicação e a causa das grandes catástrofes financeiras de pessoas nos mercados é justamente o fato de que a maioria do povo ignora a segunda parte que diz…

Com dinheiro emprestado nós podemos ganhar muito dinheiro, mas é sabido que a alavancagem é a verdadeira faca de dois gumes porque, ao mesmo tempo em que você pode dobrar os seus ganhos, é possível, caso algo dê errado, que você dobre as suas perdas.

Agora pensa, você pode ganhar muito ou perder muito. Como ninguém presta atenção na parte das perdas pois estão todos desesperados atrás de um dinheiro fácil, eles acabam utilizando muita alavancagem e ao menor movimento adverso do mercado, todo o dinheiro investido desaparece em poucos minutos ou até, segundos.

E esse é o problema, você pode perder todo o seu dinheiro rapidamente.

E além de perder tudo, existe um outro problema, você pegou dinheiro emprestado da corretora. E às vezes acontece de um ativo apresentar perdas maiores do que o seu capital inicial era capaz de cobrir. Ou seja, você além de perder tudo o que tinha, pode acontecer de você acabar devendo dinheiro para a corretora!

Isso acontece com uma frequência muito alta. Na verdade há poucos meses eu ouvi a história de um cara que estava em um trade muito perigoso, operando altamente alavancado e deu tudo errado. Ele tinha 100 mil reais antes da operação, mas quando tudo desabou, ele ficou devendo 30 mil reais para a corretora de valores.

Ou seja, uma catástrofe capaz de destruir totalmente com a carreira de qualquer investidor.

Então é isso, a alavancagem é uma ferramenta muito boa. Mas tome muito cuidado ao utilizá-la porque com qualquer desleixo por parte do investidor, perdas altíssimas poderão surgir e você poderá até acabar endividado.

Uma boa maneira de aprender a utilizar a alavancagem com responsabilidade é treinando com dinheiro de mentira, ou seja, em um simulador da bolsa.

Eu recomendo o simulador de forex da avafx que permite ao investidor que brinque com dinheiro virtual até aprender. E acredite, você precisa aprender, melhor cometer erros com dinheiro de mentira do que com dinheiro de verdade.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *