…Mas o Quê o Mercado Financeiro Tem a Ver Com Ursos e Touros?

No Brasil, quando o mercado segue uma tendência de baixa, falamos que ele é um mercado baixista e quando está em alta, falamos que é um mercado altista.

Não precisamos pensar mais do que 1 milésimo de segundo para chegarmos nesta conclusão.

Porém nos EUA e em todos os outros países de língua inglesa, a coisa muda totalmente. Em vez de mercado altista ou baixista, os termos usados são “bearish”, para quando o mercado está de mal humor e “bullish”, quando tudo está em alta e parece ir bem.

Só que essas palavras vem de “bear” e “bull” que significam respectivamente, “urso” e “touro”.

Agora, até onde eu sei, não dá pra negociar nem ursos e muito menos touros na bolsa de mercadorias e futuros. Tudo bem que você pode fazer trades com boi gordo mas eles não são a mesm… espera (olha no wikipedia).

Putz!

Eles SÃO QUASE a mesma coisa!

Se você opera boi gordo na BM&F, saiba que na realidade o que você está negociando não passam de touros sem bolas!

Enfim, obviamente esses termos não vieram do mercado de futuros, logo, a pergunta é: porque diabos os gringos utilizam esses termos bobos ao nomearem tendências econômicas?

Domingo é Dia de Luta Livre de Urso!

Existem várias teorias para explicar este estranho fenômeno e a maioria delas são realmente bobas. Porém, existem duas, muito populares, que até que fazem sentido.

A primeira delas fala que antigamente, na Califórnia, imigrantes espanhóis idiotas tinham o costume de organizar brigas entre ursos selvagens e touros. Os caras capturavam os ursos não sei como, prendiam os infelizes em espaços pequenos para ficarem com muita raiva e então os colocavam para brigar com tourinhos normais, ou seja, com bolas. Aí as pessoas se reuniam aos domingos para verem as brigas e apostarem.

Tá, e a parte que tem a ver com a bolsa de valores?

Sim, o que acontece é que as expressões podem ter surgido da maneira em que os animais brigavam. Os touros atacavam dando chifradas, obviamente para cima e os ursos, davam patadas fortíssimas para baixo.

Como os organizadores “preparavam” os ursos para as brigas, eles acabavam ganhando mais vezes. O que faz sentido como metáfora porque quando os mercados estão em baixa, os preços costumam cair muito mais rápido do que quando estão num mercado altista, o que é ótimo para…

Todos Amam Vender Peles de Urso à Descoberto!

Eu me sinto tão vazio… 🙁

Ok, não dá pra fazer isso na bolsa de valores, eu menti, mas voltando novamente ao assunto…

Uma outra teoria diz que os termos vieram da história de um comerciante inglês de peles de ursos que costumava vender seus produtos antes de receber.

Funcionava assim:

Ele vendia, recebia o dinheiro e ficava de entregar depois. Quando o produto chegava, se o preço estivesse abaixo do valor que tinha recebido do cliente, ele comprava o produto do fornecedor por um preço mais baixo. Entregava pro cliente e aí, ficava com a diferença! Ou seja, ele basicamente fazia um “trade” de venda à descoberto!

Como ele “operava” peles de urso, as pessoas o chamavam de “bear”.

Tá, mas o que o touro tem a ver com isso?

Ninguém sabe, mas uma outra teoria famosa diz que essa história de venda à descoberto aconteceu na mesma época das ridículas brigas espanholas entre ursos e touros na Califórnia, como mencionei anteriormente e aí, as pessoas teriam “juntado” as histórias.

A verdade é que ninguém sabe exatamente a origem dos termos e as teorias que mencionei, apesar de fazerem mais sentido, são apenas teorias e por isso podem estar totalmente erradas.

Porém tudo isto é irrelevante porque todos nós já sabemos o que as expressões “bullish” e “bearish” significam no mercado financeiro.

E é só isso o que realmente importa.

🙂



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


6 Comentários …Mas o Quê o Mercado Financeiro Tem a Ver Com Ursos e Touros?

  1. valeria

    O que me falaram na faculdade de administração é que o Touro significa a alta das ações (perceba que o movimento que este animal faz na cabeça qdo ataca é de baixo para cima)..já o Urso significa a baixa das ações ( pbserve que qdo os ursos atacam eles usam suas patas em movimentos de cima para baixo)..bem, é uma resposta plausível ao questionamento. espero ter colaborado.

    Responder
    1. Hugo

      Oi Valeria, é isso mesmo.

      A idéia é a de que o boi ataca pra cima dando chifradas (ações sobem) e o urso ataca dando patadas para baixo (ações caem).

      De qualquer forma, é só uma metáfora boba eehehehe 😛

      Abraço,
      Hugo

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *