3 Motivos Para Você NUNCA Usar Alavancagem!

Como sempre, tudo que envolve o mundo dos investimentos possui um lado bom, às vezes até maravilhoso e um lado ruim, muitas vezes, assustador e perigoso.

Já disse porque vale muito a pena usar a alavancagem (caso você entenda como ela funciona e seja capaz de seguir à risca as recomendações básicas de segurança como manda o seu bom senso).

Mas agora eu mudo meu discurso, porque apesar da alavancagem possuir muitos pontos bons, alguns dos seus pontos ruins são extremamente tão ruins que pessoas até já se mataram por a utilizarem do jeito errado.

E entre alguns desses pontos ruins está:

3 – Um Movimento em Falso = Adeus

Quem usa alavancagem usa dinheiro dos outros no seu próprio investimento. Caso algo de ruim aconteça como o seu trade, o dinheiro perdido da corretora será descontado do seu dinheiro original.

Mas se você está alavancado exageradamente ou se o movimento do mercado for muito incomum, como o caso da quebra de um país, início de uma guerra ou mudança de política sobre uma commoditie, mesmo sem abusar da alavancagem, o seu dinheiro pode sumir.

E não sumir devagarinho mas sim, de uma vez, sem dar nenhum aviso.

Às vezes o negócio pode ser tão catastrófico que o seu dinheiro pode ir embora levando ainda dinheiro da corretora. E quem arca com esse prejuízo? O investidor.

Ou seja, você perde tudo o que tem e ainda deve uma grana já alavancada da corretora. Entende agora porque eu disse que gente já se matou por causa disso?

2 – Ainda Existe o Mercado de Ações

Esse tipo de coisa que descrevi acima acontece mas nem sempre. Quem usa alavancagem moderadamente pode passar por situações assim e quem abusa dela, com certeza passará mais cedo ou mais tarde.

Mas quem não usa alavancagem está relativamente mais seguro.

Logo, se você não quer arriscar perder tudo e mais o dinheiro que você pegou emprestado da corretora, resta ainda o bom e velho mercado de ações.

E convenhamos, algumas pessoas simplesmente não gostam de forex ou boi gordo, café e etc. Sendo assim, ficar investindo ou operando ações para sempre pode ser uma grande idéia, como sempre foi e sempre será.

1 – Você Pode Usar Opções

Só porque usar alavancagem no mercado de ações pode te expor à riscos indesejados (apesar de extremamente improváveis), é sempre possível “alavancar” usando opções.

No caso, basta em vez de comprar ações, comprar opções.

Existe uma vantagem e uma desvantagem para esse método.

A desvantagem é que opções expiram. Logo, se você não usá-las logo, o trabalho e o dinheiro investido nelas será todo perdido.

A vantagem é que caso tudo seja realmente perdido, apenas será o seu dinheiro que irá para o brejo. Pelo menos restará o dinheiro da corretora que não irá te cobrar dívidas e nem te encher o saco.

Mesmo assim você estará falido 😀

Mas agora, falando sério, alavancagem é para investidores avançados. Nem pense nela se você for um iniciante. Se alguém comentar alguma coisa, ignore.

Apenas estude as ações (nada de opções) e conforme você vai aprendendo cada vez mais sobre elas, vá estudando outros mercados. Depois de um tempo aí sim você poderá utilizar a alavancagem.

E quando esse momento chegar, provavelmente nada irá acontecer, mas não custa tomar cuidado. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *