3 Motivos Para NÃO Usar a Conta Margem

Na semana passada falei que a ideia de usar a conta margem é muito boa pois ajuda bastante o investidor competente em algumas situações específicas.

Mencionei também que a conta margem é uma faca de dois gumes.

Ou seja, enquanto um bom investidor / operador poderá tirar proveito dela em algumas situações, em outras, nem o mais habilidoso dos operadores sairá ganhando.

E porque isso acontece?

Simplesmente porque alguns dos motivos para você não usar a conta margem são:

Irresponsabilidade + Juros Altos = Dívidas

A corretora mais barata que eu conheço oferece uma taxa mensal na conta margem de 2,5%. Sim, enormes 2,5% ao MÊS.

Tudo bem que vivemos num país em que a maioria acha normal enfrentar essas taxas, mas qualquer pessoa não retardada sabe que até metade disso já é bastante.

A consequência de juros altos para emprestar dinheiro da corretora é óbvio:

Se o seu investimento não render mais do que os juros, você perde dinheiro. Na verdade ele precisa passar de 2,5% ao mês de lucro sobre o valor emprestado só para ficar no 0 x 0.

E adivinha? Muitos não passam disso e mesmo os que passam, acabam sendo afetados pelos juros:

Imagina, você ganha 10% numa operação, mas precisa descontar os 2,5% do uso da conta margem e depois disso ainda precisa pagar impostos sobre os lucros.

E se não tomar cuidado e perder muito? Aí você além de quebrar, fica devendo dinheiro para a corretora.

Ainda bem que além da conta margem…

Existem os Termos!

Em vez de utilizar a conta margem você pode simplesmente comprar uma ação a termo.

O chato é que para isso você precisa falar direto com um corretor (e pagar a tabela da bovespa) e é preciso abrir uma espécie de contratinho.

Infelizmente esse contratinho tem uma duração específica de tempo: ou seja, você precisa saber por quanto tempo irá ficar com a ação antes de abrir o contrato. E se sair antes, vai pagar o juros do período todo mesmo assim.

Porém, a parte legal é que o tal juros é a metade da conta margem.

Sim, ainda é bastante alto mas já melhora as oportunidades para operadores de longo prazo que não poderiam usar a conta margem em 95% das vezes.

Tradução: se o termo quebra o galho e é mais barato, para quê perder tempo com a conta margem caso ela apenas vá te atrapalhar?

Mesmo porque em muitas vezes ela…

Nem Sempre Faz Diferença!

Assim como na vida comum, na bolsa de valores existe também a lei dos retornos diminutos: não adianta querer mais porque mesmo funcionando, nada vai mudar.

E ao falar da conta margem, alavancagem etc. isso toma a forma da sua indiferença nos rendimentos dependendo da modalidade de operação.

Ou seja, você pode alavancar para arriscar mais e mais e mais apenas para manter o mesmo rendimento médio.

O caso mais comum é quando você acha que vai ganhar dinheiro utilizando a vantagem da margem mas ela é totalmente dizimada pelos juros dela mesma!

É trocar 6 por meia dúzia!

Por isso que eu digo na boa:

A conta margem é muito útil sim, mas apenas por períodos muito curtos de tempo ou quando você está começando a investir e por enviar dinheiro novo todo mês, precisa que suas posições fiquem mais proporcionais.

Mas para todos os outros, ela apresenta um risco muito maior de ruína (e acabar devendo para a corretora), pode não fazer a mínima diferença e se fizer, só se o investidor esquecer a margem e operar a termo.

Agora que você já conhece os prós e os contras, basta pensar um pouco e tomar uma decisão. Lembrando que se der tudo errado, não diga que eu não avisei. 😛



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários 3 Motivos Para NÃO Usar a Conta Margem

  1. bigboss

    E se a alavancagem for usada no day trade, ja que os juros seriam de 2,5%ao mes mais seriam cobrados mensalmente certo? nao seria vantajoso?

    1. Hugo Teixeira

      Faz muito tempo que eu não faço day trade então eu não tenho certeza, mas se você entra num dia, você precisa pagar as ações em D+3. Só que se você comprar e vender no mesmo dia, as operações se anulam (ou se compensam no mesmo D+3).

      O que eu quero dizer é: para day trade você não paga margem, você usa o limite operacional. Mas se isso tem um custo ou não eu não me lembro.

      E sim, fazendo day trade sem precisar pagar os 2,5% da margem e o IOF, a coisa valeria a pena. Só precisa ver se existem custos ou exigências do tipo “você precisa ter ações em carteira para usar o limite” ou algo assim.

      Abraço,

      Hugo

Os comentários estão fechados.