Os Maiores Riscos da Bolsa de Valores

Dizem que os riscos de investir na bolsa são todos relacionados ao dinheiro e às perdas.

Isso é verdade.

Mas generalizar a resposta dizendo que você pode perder dinheiro na bolsa não é muito útil porque existem várias maneiras diferentes disso acontecer.

A mais popular é comprar uma ação qualquer que todos estão comprando porque ela “está na moda” e não fazer nada depois que a bolha estoura e a ação começa a se desvalorizar rapidamente.

Porém, quais outros riscos existem no mercado de ações?

Um dos riscos que muitos ignoram é o fator de quebras da lei por parte das empresas que lançaram as ações.

Se você fez sua análise numa ação e viu que o negócio é válido, os dados são bons, as idéias são lucrativas e o crescimento da empresa é fantástico, provavelmente você investiu nessa empresa.

Mas e se for tudo mentira?

A pior coisa que pode acontecer depois de comprar uma ação não é ver que você fez uma análise porca do investimento mas sim, que os diretores da empresa mentiram para você, para os acionistas.

Existem muitos casos de empresas que estavam quebradas por péssimas decisões empresariais e para não assustar ninguém, decidiram mentir para proteger a própria pele.

Além disso ser um crime, é totalmente imoral.

Por falar em mentiras, existem aquelas pessoas que sofrem com fraudes de fundos de ações.

Os gestores dos fundos dizem que os rendimentos são fantásticos e se você realmente tirar o dinheiro, você receberá os rendimentos.

Mas quando as últimas pessoas começarem a retirar o dinheiro, não terá mais nenhum pois o que os investidores iniciais receberam foi apenas o dinheiro dos investidores que vieram depois.

Esse é um esquema Ponzi como o maldito Bernard Madoff fez com milhares de clientes, chegando a roubar economias de uma vida toda de vários investidores.

Outra coisa que pode acontecer é do nada o país entrar numa crise relâmpago, como talvez no início de uma guerra. Esse tipo de coisa já é bem mais raro mas de vez em quando, acontece.

Na primeira guerra mundial, a bolsa de valores americana ficou fechada por um bom tempo, e adivinha o que acontecia se você precisasse do dinheiro? Nada, você ficava sem o dinheiro e precisava esperar. Ou seja, foi quase como se você tivesse o perdido.

Existem mais riscos na bolsa de valores, esses são apenas alguns dos piores e, para evitá-los…

Honestamente não é possível garantir com 100% de certeza mas uma boa dica é estudar a FUNDO os seus investimentos antes de aplicar porque muitas pessoas de má índole fazem com que as coisas parecem estar tudo em ordem quando tem muita sujeira escondida debaixo do tapete.

Então tome cuidado!

E é claro, tente não ficar muito paranóico com essas informações. Ainda assim, é seguro investir no mercado de capitais. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *