A Resposta Simples, Fácil e Rápida é:
Blue-Chips são ações “de primeira linha” de grandes empresas com alta capitalização, são as líderes de mercado e seus papéis são considerados como “investimento padrão” pelos pequenos investidores, fundos mútuos e corretores de valores pelo mundo afora.
Mid-Caps são aquelas de empresas de médio porte, não são nem muito grandes, nem muito pequenas. Apresentam uma liquidez boa.
Small-Caps são as nanicas da bolsa de valores, possuem uma capitalização muito menor, além de uma procura baixa e normalmente, pouca liquidez.
A Resposta Mais Completa e Melhor é:
Ações Blue-Chip: As mais famosas da bolsa de valores apresentam um alto volume de negociações diárias, ou seja, alta liquidez. Por isso muitos as adoram e acreditam que elas são as melhores.
E são mesmo? Não necessariamente.
O objetivo do investidor é lucrar, mas se você pesquisar bem, encontrará alternativas de investimentos mais promissores do que as queridinhas da Bovespa. Por isso a idéia de investir apenas nas PETR4 e VALE5 da vida, não é sempre a solução mais sábia.
Ações Mid-Cap: São as medianas. Gestores de fundos classificam ações como mid-caps se elas possuirem uma capitalização entre 5 à 20 bilhões de reais e um volume de negociação diário maior do que 5 milhões de reais.
Muitas das mid-caps estão entre as melhores para os investidores que sabem o que estão fazendo pois podem (ênfase no podem) ter um maior potencial de crescimento do que as ações de empresas maiores. Algumas delas tem problemas com baixa liquidez.
Ações Small-Cap: As nenéns da Bovespa atraem dois tipos de pessoas, manés que querem ações “baratas” e investidores de verdade, ou seja, a minoria.
Small-caps tem uma capitalização abaixo de 5 bilhões de reais e tendem a gerar por pregão um volume médio de poucos milhõezinhos. Muitas vezes são ignoradas pelo público, o que é ótimo para aqueles que prestam atenção, pois muitas dessas ações podem ser ótimos negócios, basta prestar atenção.
Ah é, liquidez bem ruim. 🙁
O Que Significam Esses Nomes Estranhos?
Na verdade é bem simples:
O termo Blue-Chip vem dos cassinos americanos, nos quais as fichas azuis valem mais.
Quem começou a utilizar a expressão para se referir à ações da bolsa de valores foi um cara do Dow Jones chamado Oliver Gingold. Diz a história que um dia ele estava numa corretora de valores olhando a fita de cotações quando notou vários trades sendo feitos com ações de 200 e 250 dólares.
Na década de 20, 250 dólares valiam muito mais do que hoje. E ao perceber o alto valor dos trades, Gingold disse para seu amigo Lucien Hooper que iria voltar ao escritório “para escrever sobre essas ações blue-chip”.
Antigamente o termo se referia à ações com valor por unidade bem alto, hoje é mais usado para classificar ações de alta qualidade, mesmo que um lote custe apenas 2500 reais.
Agora, a história das mid e small-caps é mais simples e totalmente sem originalidade ou criatividade:
- Mid vem de médio, ou meio;
- Small vem de pequeno;
- Cap vem de capitalização.
Logo, podemos concluir que ações mid-caps são de média capitalização e small-caps são aquelas que possuem uma de baixa capitalização.
Para terminar, se você quiser saber quais são as small caps ou mid caps da bolsa de valores, basta conferir o Índice Small Caps (SMLL) ou o Índice Mid-Large Caps (MLCX) da Bovespa.
São uma mão na roda. 🙂
Olá Hugo,percebi que para trend following as mid e small caps, apesar de menos liquidez, são melhores para seguir tendências, certo?
Absolutamente!
Quanto menor a escala, mais importante a liquidez. Quanto maior a escala, menos importante. Obviamente você não vai operar micos nunca mas uma ação com uma slippage um pouco maior do que a de uma PETR4 da vida não vai fazer muita diferença no longo prazo.
Small caps 4ever! 😀
Boa tarde Hugo,
Gostaria de saber como tu usa o índice Small Cap. Tu Atualiza ele conforme o índice é modificado ou tu mantém os papéis que são retirados? Como por exemplo as OIBR3, OIBR4, que foram retiradas e poderia ter rendido bons lucros de junho pra cá (OIBR3 +300%).
Agora em agosto voltou a ODPV3, estrou a RLOG3, e foram retirados USIM3, RUMO3, ENBR3.