Porque Devemos Investir Em Small Caps

As mais populares ações da bolsa de valores são as de empresas enormes com uma grande capitalização.

O público gosta de investir nelas porque acreditam que, justamente por serem grandes empresas de sucesso, o investimento será garantido e apresentará um baixo risco.

Até certo ponto isso é verdade, afinal, uma empresa grande tem menores chances de quebrar com algum problema do que uma empresa média ou pequena que ainda está em sua “fase de crescimento”.

Mas existe um problema de se investir apenas em ações de empresas grandes:

Assim como a fase de crescimento das pessoas faz com que elas cresçam muito em pouquíssimo tempo, a mesma coisa acontece com empresas pequenas. 

Ou seja, os investidores das ações grandes e famosas deixam de lado as empresas pequenas com níveis mais altos de crescimento.

E esse crescimento reflete no preço de suas ações, que sobem vertiginosamente com dividendos cada vez maiores.

Por isso uma ação de uma empresa pequena, uma small cap, tem uma maior capacidade de se valorizar muito em pouco tempo do que uma ação de uma grande empresa já estabilizada no mercado há anos.

Quanto menor, mais rápido e quanto maior, mais devagar é um conceito que costuma ser aplicado aos investimentos no mercado de ações com boa base lógica.

Pensando nisso faz sentido concluir que todo investidor que se preze deve ter em sua carteira de ações pelo menos alguns papéis de empresas pequenas, as small caps. Justamente para aproveitar essa “fase de crescimento.

Tudo bem que se você investir apenas em ações grandes, ainda assim poderá enriquecer, mas isso irá demorar mais. Logo, é uma ideia válida arriscar um pouco nas small caps também…

Só que tem um detalhe:

É preciso notar que ações de empresas pequenas demais podem ser um problema.

Por isso você não deve comprar ações de empresas que estão começando agora, mas sim de empresas que já estão há algum tempo no mercado, cuja participação na indústria aumenta a cada dia e que o crescimento dos últimos 5 anos se mantenha constante.

Empresas pequenas? Sim… Com bom crescimento? Sim… Criadas ontem? Não mesmo… Micos? Nem pensar!

Portanto, se você quiser manter as Vale e Petro da vida, mantenha-as, mas pesquise e estude também as small caps. 

Não fique obcecado apenas com os “elefantes” da bolsa de valores, pense também em investir nos “guepardos”, rápidos e fatais. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


3 Comentários Porque Devemos Investir Em Small Caps

  1. Cezario Jurista

    Muito bom, Hugo, as Small Caps já me seduziram! Mas quais Small você nos recomenda, já que tanto gosta delas e nelas investe? Renner, Cosan, Cielo? Elas seriam Small? Ou quais outras?

    Com essas interferências milenares do governo na Petrobras, já está óvio que é furada comprar ações da Gigante Petroras, confere? Em alguns anos consegiu perder em valor de mercado mais de R$ 70 Bilhões de Reais… Lucros batem recorde de queda ano após ano…

    E agora, depois dessa queda do Ex-Presidente Roger Agnelli da Vale, imposta pelo Governo Dilma à Bradespar – já que os outros 2 grandes controladores são os Fundos de Pensão Previ e Petros (Governo do PT) -, tudo indica q a outrora recomendadíssima mineradora – um “negócio da China” que batia recorde de lucros maiores que os anteriores ano após ano – também se tornou uma promesa de desastre para futuros investimentos?

    Abração!

  2. Hugo

    Oi Cezario,

    Eu praticamente não considero a existência de empresas gigantes, só penso nas small caps.

    E tanto faz qual small cap, contanto que seja do índice BM&FBOVESPA SMALL CAP e tenha um sinal de entrada, eu tô dentro.

    Se é o que rende mais, é o que eu faço. 😉

    Abraço,

    Hugo

  3. joao

    consegui muitas dicas uteis com o senhor mercado e o com seu e-book….agora tambem estou começando a olhar as small….

Os comentários estão fechados.